Logo
Regional

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

21 Maio, 2024 | 15:45
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Este compromisso insere-se na missão do projeto C-Academy, desenvolvido pelo CNCS no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e alinhado com o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço, envolvendo 14 entidades intermunicipais e um total de 9.800 formandos de todo o território nacional até ao primeiro trimestre de 2026.

O envolvimento das entidades intermunicipais como parceiras do Compromisso C-Academy, aproveita o conhecimento que as mesmas têm das necessidades da sua região, para promover a formação em cibersegurança e resiliência cibernética. Estas entidades são responsáveis por assegurar a inscrição de formandos para, pelo menos, três turmas da C-Academy, para vários níveis de formação.

No âmbito da parceria com a C-Academy, a CIM Alto Minho iniciou este mês, em colaboração com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, uma ação de formação em Fundamentos Base de Cibersegurança, estando prevista para junho outra ação sobre Segurança de Redes e Segurança de Sistemas.

A CIM do Alto Minho participou no Fórum de Cibersegurança da Administração Local (FCSAL), que se realizou nas instalações da CIM do Alto Alentejo, no passado dia 17 de maio, na qualidade de entidade convidada para apresentar as suas iniciativas relacionadas com cibersegurança e com o objetivo de disseminar boas práticas. Entre as ações realizadas pela CIM Alto Minho destacam-se a constituição de um grupo de trabalho intermunicipal de IT, que se reúne periodicamente com o objetivo de estabelecer prioridades de ação intermunicipal e encontrar as melhores soluções tecnológicas para a cibersegurança. Ainda, a adequação ao Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço (DL 65/2021 de 30 de julho); a realização de serviços de auditoria de segurança, incluindo a avaliação de segurança do tipo “Security Baseline Assessment” à infraestrutura on-premises e cloud; a avaliação de segurança do tipo “Pentest”, numa abordagem “GreyBox” a sistemas e aplicações expostos à Internet; e a subscrição de uma ferramenta de monitorização de incidentes e vulnerabilidades no âmbito da cibersegurança, incluindo a instalação de XDR em endpoints críticos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.