A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.
Este compromisso insere-se na missão do projeto C-Academy, desenvolvido pelo CNCS no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e alinhado com o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço, envolvendo 14 entidades intermunicipais e um total de 9.800 formandos de todo o território nacional até ao primeiro trimestre de 2026.
O envolvimento das entidades intermunicipais como parceiras do Compromisso C-Academy, aproveita o conhecimento que as mesmas têm das necessidades da sua região, para promover a formação em cibersegurança e resiliência cibernética. Estas entidades são responsáveis por assegurar a inscrição de formandos para, pelo menos, três turmas da C-Academy, para vários níveis de formação.
No âmbito da parceria com a C-Academy, a CIM Alto Minho iniciou este mês, em colaboração com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, uma ação de formação em Fundamentos Base de Cibersegurança, estando prevista para junho outra ação sobre Segurança de Redes e Segurança de Sistemas.
A CIM do Alto Minho participou no Fórum de Cibersegurança da Administração Local (FCSAL), que se realizou nas instalações da CIM do Alto Alentejo, no passado dia 17 de maio, na qualidade de entidade convidada para apresentar as suas iniciativas relacionadas com cibersegurança e com o objetivo de disseminar boas práticas. Entre as ações realizadas pela CIM Alto Minho destacam-se a constituição de um grupo de trabalho intermunicipal de IT, que se reúne periodicamente com o objetivo de estabelecer prioridades de ação intermunicipal e encontrar as melhores soluções tecnológicas para a cibersegurança. Ainda, a adequação ao Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço (DL 65/2021 de 30 de julho); a realização de serviços de auditoria de segurança, incluindo a avaliação de segurança do tipo “Security Baseline Assessment” à infraestrutura on-premises e cloud; a avaliação de segurança do tipo “Pentest”, numa abordagem “GreyBox” a sistemas e aplicações expostos à Internet; e a subscrição de uma ferramenta de monitorização de incidentes e vulnerabilidades no âmbito da cibersegurança, incluindo a instalação de XDR em endpoints críticos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.