Logo
Regional

CIM Alto Minho encoraja pessoas sem-abrigo a expressarem-se através da arte

14 Fevereiro, 2023 | 11:26
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Sob o tema “Minho d’Art”, realiza-se no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 14h30, no auditório do Museu das Artes Decorativas de Viana do Castelo, uma tertúlia que irá reunir associações e artistas para partilha das suas experiências de inclusão através da arte. A iniciativa insere-se na ação “Insert’arte”, que está a ser desenvolvida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano – Methamorphys no âmbito do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

A ação “Insert’arte” tem como objetivo integrar e incentivar a participação ativa de pessoas sem-abrigo em ateliês ocupacionais de expressão plástica, complementando-se com duas tertúlias e uma exposição coletiva, com caráter permanente, com o intuito de divulgar experiências integradoras no Alto Minho.

A primeira tertúlia, programada para o dia 24 de fevereiro e com entrada livre, terá como oradores representantes do Projeto Manicómio – Arte sem Preconceito, de Lisboa; do “Espaço T” – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, do Porto; a contadora de histórias Inácia Cruz, de Braga; e o artista Cipriano Oquiniame, de Viana do Castelo.

O projeto da CIM Alto Minho “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, tem na sua essência a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como sem-abrigo e pessoas com diversidade funcional, nomeadamente através da arte e da cultura. Neste sentido, estão a ser desenvolvidas diversas ações de sensibilização e capacitação sobre cultura acessível, assim como um conjunto de atividades com entidades locais de apoio social e cultural, reforçando o direito de todos os cidadãos acederem à cultura em condições de equidade.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 29 Março, 2024

Subida dos preços acelera para 2,3% em março

A taxa de inflação terá sido de 2,3% em março, mais 0,2 pontos percentuais do que em fevereiro, segundo a estimativa rápida divulgada, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Regional 29 Março, 2024

Associação Aldeia Inclusiva organiza a II Caminhada pela Consciencialização do Autismo

A Associação Aldeia Inclusiva vai promover, no próximo domingo, 7 de abril, a II Caminhada pela Consciencialização do Autismo, em Monção. A inscrição tem o valor de 5 euros ou o valor do donativo superior. 

Nacional 29 Março, 2024

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de 322 vagas com incentivos para fixar mais médicos nas zonas consideradas carenciadas, representando um aumento de 47 vagas em relação ao último ano.

Regional 29 Março, 2024

Ponte de Lima: Fim-de-semana gastronónico com Lampreia do Rio Lima e animação de rua

O Município de Ponte de Lima promove de 12 a 14 de abril, mais um fim de semana gastronómico, desta vez dedicado à Lampreia do Rio Lima, apreciada quer por limianos quer por visitantes.

Desporto 29 Março, 2024

Associação Borges Sanda premiada no Campeonato Nacional de Quinda e Sanda

Os atletas da Associação Borges Sanda, de Valença, conquistaram uma dezena de prémios, no último fim de semana, no Campeonato Nacional de Quinda e Sanda, que decorreu em Ermesinde.

Regional 29 Março, 2024

Arcos de Valdevez aprova protocolo para o fornecimento de carne de cachena nas escolas

O Município de Arcos de Valdevez aprovou na última reunião camarária a renovação do protocolo com vista à continuidade do fornecimento de carne de cachena nos refeitórios escolares. A medida tem o custo de 25 mil euros para o presente ano letivo. 

Nacional 29 Março, 2024

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.