Sob o tema “Minho d’Art”, realiza-se no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 14h30, no auditório do Museu das Artes Decorativas de Viana do Castelo, uma tertúlia que irá reunir associações e artistas para partilha das suas experiências de inclusão através da arte. A iniciativa insere-se na ação “Insert’arte”, que está a ser desenvolvida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano – Methamorphys no âmbito do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
A ação “Insert’arte” tem como objetivo integrar e incentivar a participação ativa de pessoas sem-abrigo em ateliês ocupacionais de expressão plástica, complementando-se com duas tertúlias e uma exposição coletiva, com caráter permanente, com o intuito de divulgar experiências integradoras no Alto Minho.
A primeira tertúlia, programada para o dia 24 de fevereiro e com entrada livre, terá como oradores representantes do Projeto Manicómio – Arte sem Preconceito, de Lisboa; do “Espaço T” – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, do Porto; a contadora de histórias Inácia Cruz, de Braga; e o artista Cipriano Oquiniame, de Viana do Castelo.
O projeto da CIM Alto Minho “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, tem na sua essência a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como sem-abrigo e pessoas com diversidade funcional, nomeadamente através da arte e da cultura. Neste sentido, estão a ser desenvolvidas diversas ações de sensibilização e capacitação sobre cultura acessível, assim como um conjunto de atividades com entidades locais de apoio social e cultural, reforçando o direito de todos os cidadãos acederem à cultura em condições de equidade.
A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.
A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.
A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.
Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.
O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.
Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.