A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Alimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC-CISAS) estão a participar na 10.ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis (ESCT), que decorre em Aalborg, Dinamarca.
Este evento internacional reúne cidades, parceiros e especialistas de todo o mundo com o objetivo de promover a transformação sustentável das cidades e regiões.
Durante esta Conferência, a CIM Alto Minho e o IPVC-CISAS apresentarão o seu projeto FEAST – Sistemas alimentares que apoiam a transição para dietas mais saudáveis e sustentáveis, uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade e a resiliência no setor alimentar da região do Alto Minho, com um especial enfoque nas cantinas escolares. O projeto FEAST, cofinanciado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente, pretende ser um exemplo de como a transição para dietas mais saudáveis e sustentáveis pode ser concretizada através de práticas locais, contribuindo para um futuro mais inclusivo e resiliente no setor alimentar.
Com a participação nesta conferência, a CIM Alto Minho e o IPVC-CISAS reforçam o seu compromisso com a promoção de práticas alimentares sustentáveis e com a cooperação internacional para enfrentar os desafios globais relacionados com a alimentação e a sustentabilidade.

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.