A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Alimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC-CISAS) estão a participar na 10.ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis (ESCT), que decorre em Aalborg, Dinamarca.
Este evento internacional reúne cidades, parceiros e especialistas de todo o mundo com o objetivo de promover a transformação sustentável das cidades e regiões.
Durante esta Conferência, a CIM Alto Minho e o IPVC-CISAS apresentarão o seu projeto FEAST – Sistemas alimentares que apoiam a transição para dietas mais saudáveis e sustentáveis, uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade e a resiliência no setor alimentar da região do Alto Minho, com um especial enfoque nas cantinas escolares. O projeto FEAST, cofinanciado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente, pretende ser um exemplo de como a transição para dietas mais saudáveis e sustentáveis pode ser concretizada através de práticas locais, contribuindo para um futuro mais inclusivo e resiliente no setor alimentar.
Com a participação nesta conferência, a CIM Alto Minho e o IPVC-CISAS reforçam o seu compromisso com a promoção de práticas alimentares sustentáveis e com a cooperação internacional para enfrentar os desafios globais relacionados com a alimentação e a sustentabilidade.

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.