Esta terça-feira, 20 de junho, às 10h00, terá lugar um exercício de simulacro transfronteiriço por incêndio florestal entre Monção e Alxen, em Salvaterra de Miño, na Galiza. Esta iniciativa, inserida no projeto "PROTEMPO - Proteção de Emergência Transfronteiriça dirigida à População da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal”, visa melhorar a cooperação entre as entidades responsáveis pela emergência e proteção civil.
Com a participação de profissionais de emergência da Galiza e do Norte de Portugal, este simulacro pretende envolver igualmente os municípios, empresários e a população residente nos dois lados da fronteira, proporcionando conselhos e estratégias eficazes de atuação e reforçando protocolos básicos e canais de comunicação direta para uma intervenção mais rápida e eficiente.
A finalidade deste exercício é testar os diferentes planos e procedimentos diante de um incêndio florestal transfronteiriço, que, neste caso, afetaria, além da massa florestal, uma residência e um veículo. A recriação de uma situação de emergência real permitirá, por um lado, enfatizar a conduta correta e, por outro, agilizar o processo de tomada de decisões.
Este exercício desempenha um papel crucial no empoderamento da população local, pretendendo fornecer-lhes orientações e diretrizes para salvaguardar a sua integridade pessoal, ao mesmo tempo que cooperam com as equipas de emergência. Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o incremento da cooperação entre os serviços de emergência de ambos os países é uma prioridade para garantir a segurança e a proteção das pessoas, assim como para fortalecer a resposta conjunta em possíveis situações reais, especialmente em áreas sensíveis, onde a ação rápida e a colaboração são fundamentais.
O simulacro transfronteiriço procura também estreitar laços com as empresas locais para que conheçam as atuações dos serviços de emergência em situações que poderão afetá-las diretamente.
Este evento é realizado no âmbito do projeto PROTEMPO, cofinanciado pelo Programa INTERREG VA Espanha Portugal 2014-2020, e conta com a participação da CIM Alto Minho e da AXEGA (Axencia Galega de Emerxencias) como parceiros.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.