Esta terça-feira, 20 de junho, às 10h00, terá lugar um exercício de simulacro transfronteiriço por incêndio florestal entre Monção e Alxen, em Salvaterra de Miño, na Galiza. Esta iniciativa, inserida no projeto "PROTEMPO - Proteção de Emergência Transfronteiriça dirigida à População da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal”, visa melhorar a cooperação entre as entidades responsáveis pela emergência e proteção civil.
Com a participação de profissionais de emergência da Galiza e do Norte de Portugal, este simulacro pretende envolver igualmente os municípios, empresários e a população residente nos dois lados da fronteira, proporcionando conselhos e estratégias eficazes de atuação e reforçando protocolos básicos e canais de comunicação direta para uma intervenção mais rápida e eficiente.
A finalidade deste exercício é testar os diferentes planos e procedimentos diante de um incêndio florestal transfronteiriço, que, neste caso, afetaria, além da massa florestal, uma residência e um veículo. A recriação de uma situação de emergência real permitirá, por um lado, enfatizar a conduta correta e, por outro, agilizar o processo de tomada de decisões.
Este exercício desempenha um papel crucial no empoderamento da população local, pretendendo fornecer-lhes orientações e diretrizes para salvaguardar a sua integridade pessoal, ao mesmo tempo que cooperam com as equipas de emergência. Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o incremento da cooperação entre os serviços de emergência de ambos os países é uma prioridade para garantir a segurança e a proteção das pessoas, assim como para fortalecer a resposta conjunta em possíveis situações reais, especialmente em áreas sensíveis, onde a ação rápida e a colaboração são fundamentais.
O simulacro transfronteiriço procura também estreitar laços com as empresas locais para que conheçam as atuações dos serviços de emergência em situações que poderão afetá-las diretamente.
Este evento é realizado no âmbito do projeto PROTEMPO, cofinanciado pelo Programa INTERREG VA Espanha Portugal 2014-2020, e conta com a participação da CIM Alto Minho e da AXEGA (Axencia Galega de Emerxencias) como parceiros.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 20.ª edição do Encontro Internacional das Artes, dedicada ao tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”.