No âmbito das comemorações dos 15 anos, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a disponibilizar, durante este mês, na região, duas publicações em multiformato às bibliotecas escolares, bibliotecas municipais e instituições públicas e privadas que trabalham com jovens e adultos. "Flora e a carta mais importante do mundo" e "Lendas do Alto Minho" são os nomes das publicações.
Segundo uma nota da CIM Alto Minho, no total da iniciativa são abrangidas cerca de 100 instituições e 400 exemplares das referidas publicações, permitindo chegar a um vasto público leitor com diversidade funcional. “Cada instituição recebeu, no mínimo, um exemplar de cada publicação”, lê-se.
As obras têm um conceito inovador, pela particularidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura: texto aumentado, braille, imagens em relevo e pictogramas. Além disso, incorporam um QR Code que direciona para o site da CIM Alto Minho, onde o conteúdo está disponível em audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.
Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.
Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.
O Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Alexandre José Guia Gonçalves, conhecido como “Xano”, presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição.