A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está contra o encerramento do Serviço de Urgência Básico de Monção (SUB) aos fins de semana.
Durante a conferência de imprensa realizada, esta quinta-feira, 30 de novembro, no navio hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo, Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, referiu ser “inaceitável o encerramento deste serviço, colocando em causa a segurança e o acesso a cuidados de saúde primordiais da população do Alto Minho, sobretudo daqueles que residem ou trabalham nos concelhos mais próximos da área de influência do SUB de Monção”.
Manoel Batista salientou o impacto direto desta situação em cerca de “20% da população do Alto Minho, impactando potencialmente cerca de 49 mil utentes, com destaque para as crianças e a população idosa”.
Por outro lado, fez notar os riscos para a população idosa, “sobretudo com idade igual ou superior a 75 anos, que representam cerca de 19% da procura do serviço de urgência no global do Alto Minho”.
Na conferência de imprensa marcaram também presença os vice-presidentes da CIM Alto Minho e os autarcas do território.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.