Logo
Regional

CIM Alto Minho com orçamento de mais de 16,5 milhões de euros para 2025

11 Dezembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2025, de mais de 16,5 milhões de euros, um “aumento de 131%” em relação ao montante deste ano.

Em comunicado, a CIM Alto Minho refere que aquele aumento reflete “a crescente centralização de competências, particularmente enquanto Autoridade de Transportes, bem como a execução de iniciativas estratégicas no âmbito do novo ciclo de programação comunitária PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

A “maior parte do orçamento (61%) será destinada à Autoridade de Transportes, abrangendo o financiamento do programa Incentiva+TP, a implementação de passes gratuitos para jovens e a promoção de concursos para a prestação de serviços de transporte no Alto Minho”.

“Estes investimentos visam melhorar a mobilidade regional e garantir uma oferta de transporte público acessível, sustentável e adaptada às necessidades das populações”, refere a nota.

O “investimento em projetos cofinanciados por fundos comunitários representa cerca de 17% do orçamento”, destinando-se “a áreas estratégicas como a modernização dos serviços públicos locais e intermunicipais, a valorização do potencial económico regional e o reforço da capacitação institucional”.

A educação, inovação tecnológica, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, o desenvolvimento económico e a gestão eficiente de recursos são outras das “áreas estratégicas” do orçamento para o próximo ano.

A CIM Alto Minho adianta que “continuará também a desempenhar um papel ativo na dinamização de programas comunitários, destacando-se enquanto entidade beneficiária e gestora de iniciativas como o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (CDCT), o Grupo de Ação Costeira Litoral Norte (GAL – Litoral Norte) e o consórcio PROVERE Minho Inovação”.

No âmbito do programa Portugal 2030 e do PRR, adianta, “estão previstas candidaturas que visam implementar o Plano de Ação Territorial “Alto Minho 2030” e maximizar os recursos disponíveis, promovendo projetos alinhados com as prioridades estratégicas regionais”.

O orçamento para 2025 “destaca ainda o fortalecimento institucional da CIM Alto Minho, essencial para a execução eficiente das competências descentralizadas e dos projetos comunitários”.

“Neste contexto, está prevista a abertura de novos concursos para recrutamento, reforçando a capacidade técnica das equipas. A valorização dos recursos humanos é vista como uma prioridade, com investimentos na capacitação contínua e na criação de condições para uma gestão pública mais eficiente e colaborativa”, lê-se na nota.

Para a CIM Alto Minho, o orçamento para 2025 “reafirma o compromisso com a promoção da qualidade de vida das comunidades, a sustentabilidade do território e a cooperação intermunicipal”.

O orçamento deste ano da CIM Alto Minho é de 7,1 milhões de euros.

A Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho é constituída por 38 membros, eleitos nas assembleias municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Dezembro, 2025

Viana TV celebra Natal com programa especial em direto da Praça da República

Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 regressa ao Algarve em 2027 e 2028

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Guarda redes Lelê assina golo decisivo e completa reviravolta do Santa Luzia em Penafiel

O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.

Nacional 21 Dezembro, 2025

Empresa de Viana do Castelo assume requalificação da estátua de D. Dinis em Coimbra

A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.

Regional 21 Dezembro, 2025

Hoje é dia de receber o Pai Natal em Viana do Castelo

Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Juventude Viana vence Valongo B e soma 11.ª vitória consecutiva no campeonato

A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.

Internacional 20 Dezembro, 2025

Caminha prepara retoma da ligação fluvial com a Galiza já no próximo verão

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.