Logo
Regional

CIM Alto Minho com orçamento de mais de 16,5 milhões de euros para 2025

11 Dezembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2025, de mais de 16,5 milhões de euros, um “aumento de 131%” em relação ao montante deste ano.

Em comunicado, a CIM Alto Minho refere que aquele aumento reflete “a crescente centralização de competências, particularmente enquanto Autoridade de Transportes, bem como a execução de iniciativas estratégicas no âmbito do novo ciclo de programação comunitária PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

A “maior parte do orçamento (61%) será destinada à Autoridade de Transportes, abrangendo o financiamento do programa Incentiva+TP, a implementação de passes gratuitos para jovens e a promoção de concursos para a prestação de serviços de transporte no Alto Minho”.

“Estes investimentos visam melhorar a mobilidade regional e garantir uma oferta de transporte público acessível, sustentável e adaptada às necessidades das populações”, refere a nota.

O “investimento em projetos cofinanciados por fundos comunitários representa cerca de 17% do orçamento”, destinando-se “a áreas estratégicas como a modernização dos serviços públicos locais e intermunicipais, a valorização do potencial económico regional e o reforço da capacitação institucional”.

A educação, inovação tecnológica, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, o desenvolvimento económico e a gestão eficiente de recursos são outras das “áreas estratégicas” do orçamento para o próximo ano.

A CIM Alto Minho adianta que “continuará também a desempenhar um papel ativo na dinamização de programas comunitários, destacando-se enquanto entidade beneficiária e gestora de iniciativas como o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (CDCT), o Grupo de Ação Costeira Litoral Norte (GAL – Litoral Norte) e o consórcio PROVERE Minho Inovação”.

No âmbito do programa Portugal 2030 e do PRR, adianta, “estão previstas candidaturas que visam implementar o Plano de Ação Territorial “Alto Minho 2030” e maximizar os recursos disponíveis, promovendo projetos alinhados com as prioridades estratégicas regionais”.

O orçamento para 2025 “destaca ainda o fortalecimento institucional da CIM Alto Minho, essencial para a execução eficiente das competências descentralizadas e dos projetos comunitários”.

“Neste contexto, está prevista a abertura de novos concursos para recrutamento, reforçando a capacidade técnica das equipas. A valorização dos recursos humanos é vista como uma prioridade, com investimentos na capacitação contínua e na criação de condições para uma gestão pública mais eficiente e colaborativa”, lê-se na nota.

Para a CIM Alto Minho, o orçamento para 2025 “reafirma o compromisso com a promoção da qualidade de vida das comunidades, a sustentabilidade do território e a cooperação intermunicipal”.

O orçamento deste ano da CIM Alto Minho é de 7,1 milhões de euros.

A Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho é constituída por 38 membros, eleitos nas assembleias municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.