Logo
Regional

CIM Alto Minho com orçamento de mais de 16,5 milhões de euros para 2025

11 Dezembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2025, de mais de 16,5 milhões de euros, um “aumento de 131%” em relação ao montante deste ano.

Em comunicado, a CIM Alto Minho refere que aquele aumento reflete “a crescente centralização de competências, particularmente enquanto Autoridade de Transportes, bem como a execução de iniciativas estratégicas no âmbito do novo ciclo de programação comunitária PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

A “maior parte do orçamento (61%) será destinada à Autoridade de Transportes, abrangendo o financiamento do programa Incentiva+TP, a implementação de passes gratuitos para jovens e a promoção de concursos para a prestação de serviços de transporte no Alto Minho”.

“Estes investimentos visam melhorar a mobilidade regional e garantir uma oferta de transporte público acessível, sustentável e adaptada às necessidades das populações”, refere a nota.

O “investimento em projetos cofinanciados por fundos comunitários representa cerca de 17% do orçamento”, destinando-se “a áreas estratégicas como a modernização dos serviços públicos locais e intermunicipais, a valorização do potencial económico regional e o reforço da capacitação institucional”.

A educação, inovação tecnológica, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, o desenvolvimento económico e a gestão eficiente de recursos são outras das “áreas estratégicas” do orçamento para o próximo ano.

A CIM Alto Minho adianta que “continuará também a desempenhar um papel ativo na dinamização de programas comunitários, destacando-se enquanto entidade beneficiária e gestora de iniciativas como o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (CDCT), o Grupo de Ação Costeira Litoral Norte (GAL – Litoral Norte) e o consórcio PROVERE Minho Inovação”.

No âmbito do programa Portugal 2030 e do PRR, adianta, “estão previstas candidaturas que visam implementar o Plano de Ação Territorial “Alto Minho 2030” e maximizar os recursos disponíveis, promovendo projetos alinhados com as prioridades estratégicas regionais”.

O orçamento para 2025 “destaca ainda o fortalecimento institucional da CIM Alto Minho, essencial para a execução eficiente das competências descentralizadas e dos projetos comunitários”.

“Neste contexto, está prevista a abertura de novos concursos para recrutamento, reforçando a capacidade técnica das equipas. A valorização dos recursos humanos é vista como uma prioridade, com investimentos na capacitação contínua e na criação de condições para uma gestão pública mais eficiente e colaborativa”, lê-se na nota.

Para a CIM Alto Minho, o orçamento para 2025 “reafirma o compromisso com a promoção da qualidade de vida das comunidades, a sustentabilidade do território e a cooperação intermunicipal”.

O orçamento deste ano da CIM Alto Minho é de 7,1 milhões de euros.

A Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho é constituída por 38 membros, eleitos nas assembleias municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Viana Motor Clube reabre Pista de Slot Cars e convida comunidade a participar

O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Santa Luzia joga hoje em Espinho para a Liga Feminina Placard de futsal

A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo celebra Dia dos Namorados

A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe parceiros internacionais no âmbito do projeto Viana STARTS

Viana do Castelo foi, durante dois dias, palco de encontro entre parceiros internacionais no âmbito do projeto Viana STARTS, iniciativa que visa promover inovação urbana e transferência de boas práticas entre cidades europeias.