Logo
Regional

CIM Alto Minho com orçamento de mais de 16,5 milhões de euros para 2025

11 Dezembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2025, de mais de 16,5 milhões de euros, um “aumento de 131%” em relação ao montante deste ano.

Em comunicado, a CIM Alto Minho refere que aquele aumento reflete “a crescente centralização de competências, particularmente enquanto Autoridade de Transportes, bem como a execução de iniciativas estratégicas no âmbito do novo ciclo de programação comunitária PT2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

A “maior parte do orçamento (61%) será destinada à Autoridade de Transportes, abrangendo o financiamento do programa Incentiva+TP, a implementação de passes gratuitos para jovens e a promoção de concursos para a prestação de serviços de transporte no Alto Minho”.

“Estes investimentos visam melhorar a mobilidade regional e garantir uma oferta de transporte público acessível, sustentável e adaptada às necessidades das populações”, refere a nota.

O “investimento em projetos cofinanciados por fundos comunitários representa cerca de 17% do orçamento”, destinando-se “a áreas estratégicas como a modernização dos serviços públicos locais e intermunicipais, a valorização do potencial económico regional e o reforço da capacitação institucional”.

A educação, inovação tecnológica, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, o desenvolvimento económico e a gestão eficiente de recursos são outras das “áreas estratégicas” do orçamento para o próximo ano.

A CIM Alto Minho adianta que “continuará também a desempenhar um papel ativo na dinamização de programas comunitários, destacando-se enquanto entidade beneficiária e gestora de iniciativas como o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (CDCT), o Grupo de Ação Costeira Litoral Norte (GAL – Litoral Norte) e o consórcio PROVERE Minho Inovação”.

No âmbito do programa Portugal 2030 e do PRR, adianta, “estão previstas candidaturas que visam implementar o Plano de Ação Territorial “Alto Minho 2030” e maximizar os recursos disponíveis, promovendo projetos alinhados com as prioridades estratégicas regionais”.

O orçamento para 2025 “destaca ainda o fortalecimento institucional da CIM Alto Minho, essencial para a execução eficiente das competências descentralizadas e dos projetos comunitários”.

“Neste contexto, está prevista a abertura de novos concursos para recrutamento, reforçando a capacidade técnica das equipas. A valorização dos recursos humanos é vista como uma prioridade, com investimentos na capacitação contínua e na criação de condições para uma gestão pública mais eficiente e colaborativa”, lê-se na nota.

Para a CIM Alto Minho, o orçamento para 2025 “reafirma o compromisso com a promoção da qualidade de vida das comunidades, a sustentabilidade do território e a cooperação intermunicipal”.

O orçamento deste ano da CIM Alto Minho é de 7,1 milhões de euros.

A Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho é constituída por 38 membros, eleitos nas assembleias municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Luís Nobre rejeita ilegalidade em revisão orçamental da Câmara de Viana

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.

Nacional 31 Dezembro, 2025

F-16 da Força Aérea Portuguesa sobrevoam Viana do Castelo às 10h28 para desejar um Bom Ano

Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.

Música 31 Dezembro, 2025

MetaSonora atua na Praça da República no evento “Viana, Moscatel e Banana”

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.

Regional 31 Dezembro, 2025

Chega acusa Câmara de Viana de violar a lei em revisão orçamental

O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.