Logo
Internacional

CIM Alto Minho, Cávado, Alto Tâmega e Barroso e Diputación de Ourense dão mais um passo na formalização do AECT Raia Seca e Gerês-Xurés

11 Maio, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.

O AECT Raia Seca e Gerês-Xurés terá como objetivo reforçar a cooperação transfronteiriça entre o Norte de Portugal e a Galiza, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização conjunta de recursos naturais, patrimoniais e culturais partilhados, com especial enfoque no território classificado como Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.

A cerimónia de assinatura do convénio contou com a presença de diversas entidades e representantes dos territórios envolvidos, incluindo o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, representantes das CIM do Cávado e Alto Tâmega e Barroso, o presidente da Deputación de Ourense, o conselheiro da Presidência da Junta da Galiza, e os presidentes das câmaras municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, entre outros responsáveis institucionais.

Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, sublinhou a importância deste passo para o futuro da cooperação transfronteiriça: “Este agrupamento europeu é um passo decisivo para a afirmação deste território de fronteira como um espaço de oportunidades conjuntas. Partilhamos desafios comuns, mas também um enorme potencial que só poderá ser plenamente aproveitado através de uma atuação coordenada, sustentada e europeia.”

O AECT Raia Seca e Gerês-Xurés permitirá o acesso a mecanismos específicos de financiamento europeu para projetos estruturantes de desenvolvimento regional, nomeadamente nas áreas do turismo sustentável, biodiversidade, mobilidade transfronteiriça, inovação e valorização do território.

O convénio hoje assinado constitui o primeiro passo formal para a criação legal do agrupamento, cujos estatutos estão igualmente aprovados pelas entidades signatárias, definindo a estrutura de governação, os objetivos estratégicos e os mecanismos de ação conjunta.

Com sede em Arcos de Valdevez e possibilidade de ter uma sub sede em Ourense, o AECT abrange, em Portugal, os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca (Alto Minho), Terras de Bouro (Cávado) e Montalegre (Alto Tâmega e Barroso), e, em Espanha, os concelhos de Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Lobios, Lobeira, Baltar, Padrenda, Verea, Quintela do Leirado, Muíños, Cualedro, Oímbra e Monterrei (Ourense).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Julho, 2025

Concelho de Caminha recebeu Prémios Cinco Estrelas Regiões

O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.

Nacional 2 Julho, 2025

DGS e GNR vão ao encontro da população para partilhar boas práticas em saúde durante o verão

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.

Regional 2 Julho, 2025

Festival de Folclore Internacional Alto Minho regressa a Viana do Castelo

O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.

Regional 2 Julho, 2025

Empresa de Viana do Castelo vai investir 8 milhões de euros e criar 5 postos de trabalho

A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.

Nacional 2 Julho, 2025

Alunos que vão para o 5.º ano devem matricular-se até 11 de julho

As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.

Regional 2 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo recebe centenas de livros dos Cavaleiros de Gutenberg e promove leitura junto dos estudantes

Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.

Regional 2 Julho, 2025

Alto Minho afirma-se como território estratégico na aplicação de fundos

Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.