Logo
Regional

CIM Alto Minho assinou protocolo com Plano Nacional das Artes

22 Março, 2023 | 16:15
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinou, em Viana do Castelo, um protocolo de cooperação com o Plano Nacional das Artes (PNA), de forma a facilitar a operacionalização conjunta da estratégia de promoção do sucesso educativo no território do Alto Minho.  Este compromisso prevê a realização de um conjunto de ações e a implementação de medidas inscritas nos eixos da ação estratégica do PNA e nos projetos e iniciativas promovidas pela CIM Alto Minho, em articulação com os seus 10 municípios associados.

O acordo foi firmado pelo presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, e pelo comissário executivo do PNA, Paulo Pires, numa cerimónia realizada no Museu de Artes Decorativas, que contou com a presença de autarcas e diretores de agrupamentos de escolas do Alto Minho. A cerimónia foi precedida por um momento musical a cargo de quatro jovens que frequentam o curso de instrumentista de sopro e de percussão na ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho.

Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, este protocolo simboliza “o continuar de experiências e de projetos conjuntos que assentam no potencial humano e criativo do território, na diversidade e, sobretudo, no papel das comunidades educativas, do aluno, do professor, do colaborador e do encarregado de educação”. “Este compromisso investe na animação, mediação, facilitação, qualificação dos recursos humanos e na potenciação dos recursos educativos /pedagógicos”, frisou.

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Embarcação de pesca que naufragou ao largo de Aveiro já se tinha afundado em 2005

A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.