A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinou, em Viana do Castelo, um protocolo de cooperação com o Plano Nacional das Artes (PNA), de forma a facilitar a operacionalização conjunta da estratégia de promoção do sucesso educativo no território do Alto Minho. Este compromisso prevê a realização de um conjunto de ações e a implementação de medidas inscritas nos eixos da ação estratégica do PNA e nos projetos e iniciativas promovidas pela CIM Alto Minho, em articulação com os seus 10 municípios associados.
O acordo foi firmado pelo presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, e pelo comissário executivo do PNA, Paulo Pires, numa cerimónia realizada no Museu de Artes Decorativas, que contou com a presença de autarcas e diretores de agrupamentos de escolas do Alto Minho. A cerimónia foi precedida por um momento musical a cargo de quatro jovens que frequentam o curso de instrumentista de sopro e de percussão na ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, este protocolo simboliza “o continuar de experiências e de projetos conjuntos que assentam no potencial humano e criativo do território, na diversidade e, sobretudo, no papel das comunidades educativas, do aluno, do professor, do colaborador e do encarregado de educação”. “Este compromisso investe na animação, mediação, facilitação, qualificação dos recursos humanos e na potenciação dos recursos educativos /pedagógicos”, frisou.
Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.