Logo
Regional

CIM Alto Minho apresenta em Caminha estratégia de desenvolvimento da região para 2030

20 Outubro, 2022 | 15:02
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) apresenta no próximo dia 25 de outubro, no Teatro Valadares, em Caminha, a “Estratégia Alto Minho 2030”, enquadrada no contexto da preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais da União Europeia e que terá incidência no desenvolvimento do território da NUTS III Alto Minho.

A sessão de abertura está marcada para 09h30 e irá contar com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista; e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n), António Cunha.

Seguir-se-á um painel dedicado à temática “Desafios, oportunidades e perspetivas para o Alto Minho 2030”, moderado pelo diretor-adjunto do Jornal de Notícias, Pedro Ivo Carvalho, e com os seguintes oradores: Paulo Queiroz, que abordará a temática “O Processo e A Proposta: Revisitação da Estratégia Alto Minho 2030”; Celso Carvalho, que falará sobre o “Plano de Ação Empreendedorismo e Competitividade Territorial”; Jorge Costa, que apresentará o “Plano de Ação para a Promoção do Turismo Sustentável Alto Minho 2030”; Isabel Malheiro Araújo, com uma intervenção sobre “A importância do alinhamento das Estratégias com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”; e Júlio Pereira, sobre as “Perspetivas para os territórios NUT III no contexto do POR Norte 2030 “.

Pelas 11h30, realiza-se uma mesa redonda que procurará responder à questão “Que futuro para o Alto Minho?”, contando com a participação de especialistas representativos de vários setores e personalidades com ligações afetivas ou que conhecem bem o Alto Minho, são eles: Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; Carlos Pereira, investigador em Ciências Médicas e da Saúde, na Universidade da Suécia; e Silvia Correia, da Creative Zone.

O encerramento dos trabalhos está previsto para as 12h30, com a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.

O programa detalhado da conferência de apresentação da “Estratégia Alto Minho 2030” e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Esta conferência insere-se no ciclo de conferências “Alto Minho 2030”, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto “Mobilização e Especialização Estratégica – Alto Minho 2030 – Planear Para Intervir”, cofinanciado pelo Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), sendo igualmente cofinanciada pelo POAT 2020 (Programa Operacional de Assistência Técnica 2020), com o projeto “Divulgação e Promoção dos Projetos e Investimentos desenvolvidos com o apoio dos FEEI – Portugal 2020 na CIM Alto Minho”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.