Logo
Regional

CIM Alto Minho apresenta em Caminha estratégia de desenvolvimento da região para 2030

20 Outubro, 2022 | 15:02
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) apresenta no próximo dia 25 de outubro, no Teatro Valadares, em Caminha, a “Estratégia Alto Minho 2030”, enquadrada no contexto da preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais da União Europeia e que terá incidência no desenvolvimento do território da NUTS III Alto Minho.

A sessão de abertura está marcada para 09h30 e irá contar com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista; e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n), António Cunha.

Seguir-se-á um painel dedicado à temática “Desafios, oportunidades e perspetivas para o Alto Minho 2030”, moderado pelo diretor-adjunto do Jornal de Notícias, Pedro Ivo Carvalho, e com os seguintes oradores: Paulo Queiroz, que abordará a temática “O Processo e A Proposta: Revisitação da Estratégia Alto Minho 2030”; Celso Carvalho, que falará sobre o “Plano de Ação Empreendedorismo e Competitividade Territorial”; Jorge Costa, que apresentará o “Plano de Ação para a Promoção do Turismo Sustentável Alto Minho 2030”; Isabel Malheiro Araújo, com uma intervenção sobre “A importância do alinhamento das Estratégias com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”; e Júlio Pereira, sobre as “Perspetivas para os territórios NUT III no contexto do POR Norte 2030 “.

Pelas 11h30, realiza-se uma mesa redonda que procurará responder à questão “Que futuro para o Alto Minho?”, contando com a participação de especialistas representativos de vários setores e personalidades com ligações afetivas ou que conhecem bem o Alto Minho, são eles: Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; Carlos Pereira, investigador em Ciências Médicas e da Saúde, na Universidade da Suécia; e Silvia Correia, da Creative Zone.

O encerramento dos trabalhos está previsto para as 12h30, com a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.

O programa detalhado da conferência de apresentação da “Estratégia Alto Minho 2030” e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

Esta conferência insere-se no ciclo de conferências “Alto Minho 2030”, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto “Mobilização e Especialização Estratégica – Alto Minho 2030 – Planear Para Intervir”, cofinanciado pelo Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), sendo igualmente cofinanciada pelo POAT 2020 (Programa Operacional de Assistência Técnica 2020), com o projeto “Divulgação e Promoção dos Projetos e Investimentos desenvolvidos com o apoio dos FEEI – Portugal 2020 na CIM Alto Minho”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.