A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) apresenta no próximo dia 25 de outubro, no Teatro Valadares, em Caminha, a “Estratégia Alto Minho 2030”, enquadrada no contexto da preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais da União Europeia e que terá incidência no desenvolvimento do território da NUTS III Alto Minho.
A sessão de abertura está marcada para 09h30 e irá contar com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista; e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n), António Cunha.
Seguir-se-á um painel dedicado à temática “Desafios, oportunidades e perspetivas para o Alto Minho 2030”, moderado pelo diretor-adjunto do Jornal de Notícias, Pedro Ivo Carvalho, e com os seguintes oradores: Paulo Queiroz, que abordará a temática “O Processo e A Proposta: Revisitação da Estratégia Alto Minho 2030”; Celso Carvalho, que falará sobre o “Plano de Ação Empreendedorismo e Competitividade Territorial”; Jorge Costa, que apresentará o “Plano de Ação para a Promoção do Turismo Sustentável Alto Minho 2030”; Isabel Malheiro Araújo, com uma intervenção sobre “A importância do alinhamento das Estratégias com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”; e Júlio Pereira, sobre as “Perspetivas para os territórios NUT III no contexto do POR Norte 2030 “.
Pelas 11h30, realiza-se uma mesa redonda que procurará responder à questão “Que futuro para o Alto Minho?”, contando com a participação de especialistas representativos de vários setores e personalidades com ligações afetivas ou que conhecem bem o Alto Minho, são eles: Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; Carlos Pereira, investigador em Ciências Médicas e da Saúde, na Universidade da Suécia; e Silvia Correia, da Creative Zone.
O encerramento dos trabalhos está previsto para as 12h30, com a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.
O programa detalhado da conferência de apresentação da “Estratégia Alto Minho 2030” e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.
Esta conferência insere-se no ciclo de conferências “Alto Minho 2030”, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto “Mobilização e Especialização Estratégica – Alto Minho 2030 – Planear Para Intervir”, cofinanciado pelo Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), sendo igualmente cofinanciada pelo POAT 2020 (Programa Operacional de Assistência Técnica 2020), com o projeto “Divulgação e Promoção dos Projetos e Investimentos desenvolvidos com o apoio dos FEEI – Portugal 2020 na CIM Alto Minho”.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.