A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) apresenta no próximo dia 25 de outubro, no Teatro Valadares, em Caminha, a “Estratégia Alto Minho 2030”, enquadrada no contexto da preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais da União Europeia e que terá incidência no desenvolvimento do território da NUTS III Alto Minho.
A sessão de abertura está marcada para 09h30 e irá contar com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista; e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n), António Cunha.
Seguir-se-á um painel dedicado à temática “Desafios, oportunidades e perspetivas para o Alto Minho 2030”, moderado pelo diretor-adjunto do Jornal de Notícias, Pedro Ivo Carvalho, e com os seguintes oradores: Paulo Queiroz, que abordará a temática “O Processo e A Proposta: Revisitação da Estratégia Alto Minho 2030”; Celso Carvalho, que falará sobre o “Plano de Ação Empreendedorismo e Competitividade Territorial”; Jorge Costa, que apresentará o “Plano de Ação para a Promoção do Turismo Sustentável Alto Minho 2030”; Isabel Malheiro Araújo, com uma intervenção sobre “A importância do alinhamento das Estratégias com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”; e Júlio Pereira, sobre as “Perspetivas para os territórios NUT III no contexto do POR Norte 2030 “.
Pelas 11h30, realiza-se uma mesa redonda que procurará responder à questão “Que futuro para o Alto Minho?”, contando com a participação de especialistas representativos de vários setores e personalidades com ligações afetivas ou que conhecem bem o Alto Minho, são eles: Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; Carlos Pereira, investigador em Ciências Médicas e da Saúde, na Universidade da Suécia; e Silvia Correia, da Creative Zone.
O encerramento dos trabalhos está previsto para as 12h30, com a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.
O programa detalhado da conferência de apresentação da “Estratégia Alto Minho 2030” e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.
Esta conferência insere-se no ciclo de conferências “Alto Minho 2030”, que está a ser dinamizado pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto “Mobilização e Especialização Estratégica – Alto Minho 2030 – Planear Para Intervir”, cofinanciado pelo Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), sendo igualmente cofinanciada pelo POAT 2020 (Programa Operacional de Assistência Técnica 2020), com o projeto “Divulgação e Promoção dos Projetos e Investimentos desenvolvidos com o apoio dos FEEI – Portugal 2020 na CIM Alto Minho”.
Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.
O Sport Clube Vianense viu, na tarde deste domingo, dia 19 de outubro, o seu percurso na Taça de Portugal chegar ao fim, após uma derrota por 3-0 frente ao União Futebol Comércio e Indústria, em jogo da 3.ª eliminatória disputado no Campo da Bela Vista, em Setúbal.
O humorista vianense Hugo Soares sobe ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 5 de dezembro, para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “Agonia”. A iniciativa é promovida pela Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD).
O Voleibol Clube de Viana iniciou da melhor forma a sua participação na II Divisão Nacional masculina, ao vencer em casa o Ginásio Clube Vilacondense por 3-0. A formação vianense impôs-se com autoridade, conquistando os parciais de 25-21, 25-17 e 25-20, num jogo onde demonstrou solidez e eficácia em todos os momentos.
O cantor e compositor Matias Damásio assinala duas décadas de carreira com dois grandes concertos agendados para o final deste ano. O músico angolano sobe ao palco do MEO Arena, em Lisboa, no dia 29 de novembro, e atua depois na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, a 13 de dezembro.
O Santa Luzia FC empatou (1-1) este sábado, 18 de outubro, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, frente à Novasemente, em partida referente à 7.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal.
O ator João Pedro Vaz, antigo diretor artístico das Comédias do Minho e recentemente distinguido com o Globo de Ouro para Melhor Ator de Cinema pelo filme “Os Papéis do Inglês”, regressa a Paredes de Coura no próximo dia 24 de outubro para apresentar o espetáculo “Viagem em Lisboa”, no Centro Cultural.