A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a 5.ª edição do Concurso Escolar, este ano letivo subordinado ao tema “EU PARTICIPO!”, com o objetivo de estimular o potencial criativo dos alunos dos 10 concelhos do Alto Minho, no desenvolvimento de ideias que introduzam melhorias significativas nas suas escolas.
Dinamizado no presente ano letivo, nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional, o concurso insere-se no compromisso da CIM Alto Minho em incentivar a comunidade escolar a assumir um papel participativo relevante na definição de uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da região. Procura valorizar o espírito criativo e inovador dos alunos, sensibilizando-os também para a importância da escola como um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, bem como promover o envolvimento da família na vida escolar dos filhos.
O concurso é reservado a grupos de alunos, que poderão ser ou não da mesma turma, mas sempre da mesma escola, até ao máximo de cinco elementos, orientados por um tutor/docente.
Inovação, criatividade, equidade, inclusão, viabilidade, sustentabilidade, resultados e potencial impacto das ideias propostas são os critérios que o júri terá em conta.Serão escolhidos quatro projetos vencedores, cujo mérito e valor pretende-se que sejam reconhecidos num ato público, em local e data a definir pela CIM Alto Minho.
Após o preenchimento e submissão prévia da manifestação de interesse no site da CIM Alto Minho (em www.cim-altominho.pt), os projetos deverão ser submetidos até ao próximo dia 10 de maio, sendo premiados os que obtiverem melhor classificação, por nível de ensino (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário regular ou profissional). As normas de participação do concurso estão disponíveis no site da CIM Alto Minho.
O concurso escolar “EU PARTICIPO!” é desenvolvido no âmbito do projeto “SCHOOL4ALL Alto Minho”, financiando pelo Programa Operacional Norte 2020, inscrito no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), com a finalidade de contribuir para o sucesso educativo na rede de oferta de ensino do Alto Minho.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.