A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a 5.ª edição do Concurso Escolar, este ano letivo subordinado ao tema “EU PARTICIPO!”, com o objetivo de estimular o potencial criativo dos alunos dos 10 concelhos do Alto Minho, no desenvolvimento de ideias que introduzam melhorias significativas nas suas escolas.
Dinamizado no presente ano letivo, nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional, o concurso insere-se no compromisso da CIM Alto Minho em incentivar a comunidade escolar a assumir um papel participativo relevante na definição de uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da região. Procura valorizar o espírito criativo e inovador dos alunos, sensibilizando-os também para a importância da escola como um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, bem como promover o envolvimento da família na vida escolar dos filhos.
O concurso é reservado a grupos de alunos, que poderão ser ou não da mesma turma, mas sempre da mesma escola, até ao máximo de cinco elementos, orientados por um tutor/docente.
Inovação, criatividade, equidade, inclusão, viabilidade, sustentabilidade, resultados e potencial impacto das ideias propostas são os critérios que o júri terá em conta.Serão escolhidos quatro projetos vencedores, cujo mérito e valor pretende-se que sejam reconhecidos num ato público, em local e data a definir pela CIM Alto Minho.
Após o preenchimento e submissão prévia da manifestação de interesse no site da CIM Alto Minho (em www.cim-altominho.pt), os projetos deverão ser submetidos até ao próximo dia 10 de maio, sendo premiados os que obtiverem melhor classificação, por nível de ensino (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário regular ou profissional). As normas de participação do concurso estão disponíveis no site da CIM Alto Minho.
O concurso escolar “EU PARTICIPO!” é desenvolvido no âmbito do projeto “SCHOOL4ALL Alto Minho”, financiando pelo Programa Operacional Norte 2020, inscrito no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), com a finalidade de contribuir para o sucesso educativo na rede de oferta de ensino do Alto Minho.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.