O Município de Valença levou, na passada sexta-feira, 1 de março, a segunda edição do programa pedagógico “Cientistas Regressam à Escola” até aos estabelecimentos de ensino do concelho.
Inês Gomes, uma jovem cientista valenciana, foi a responsável por presentear os jovens alunos com experiências únicas na escola básica do primeiro ciclo de São Pedro da Torre e de Arão.
O vereador do Município de Valença com o pelouro da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para a consciencialização dos alunos para a importância do estudo. “Alcançar uma carreira de topo, em qualquer área está ao alcance de todos e estes jovens cientistas são a prova disso” salientou o vereador.
Inês Gomes é investigadora do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O programa “Cientista Regressa à Escola”, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas únicas, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais. “O objetivo deste programa educativo é promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência”, realçou a autarquia em nota.
“Para fins de abril programa-se uma segunda oficina, no Centro Escolar de Valença, com Cláudia Alves, atualmente a trabalhar na Google”, completou.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.


O fim de semana ficou marcado pela realização de vários encontros em atraso e um jogo antecipado da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com resultados determinantes para a luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.
A 16.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe equilíbrio em vários campos e confirmou a luta intensa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
O início de 2026 em Paredes de Coura traz uma programação cultural diversificada, que promete animar a população local e visitantes ao longo de janeiro. Entre tradições populares, teatro, música e cinema, há propostas para todos os gostos.
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, manifestou o seu repúdio pelos atos de vandalismo registados durante a noite de passagem de ano.
O Santa Luzia FC começou o ano de 2026 da melhor forma ao conquistar uma vitória importante em Lisboa, derrotando (2-3) o Atlético Clube de Portugal, num encontro intenso, equilibrado e decidido apenas nos minutos finais, a contar para a 12.ª jornada da Liga Feminina de Futsal.
A Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados organiza, no dia 9 de janeiro, às 21h00, um Concerto Solidário de Ano Novo na Igreja da Misericórdia. A iniciativa terá a participação do Coro da Delegação e da soprano Ana Beatriz Lindade.
A atriz Elisabete Pinto assinalou na sexta-feira, dia 2 de dezembro, 30 anos de ligação ao Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, numa carreira marcada por dezenas de personagens e por uma dedicação contínua ao palco.