O Município de Valença levou, na passada sexta-feira, 1 de março, a segunda edição do programa pedagógico “Cientistas Regressam à Escola” até aos estabelecimentos de ensino do concelho.
Inês Gomes, uma jovem cientista valenciana, foi a responsável por presentear os jovens alunos com experiências únicas na escola básica do primeiro ciclo de São Pedro da Torre e de Arão.
O vereador do Município de Valença com o pelouro da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para a consciencialização dos alunos para a importância do estudo. “Alcançar uma carreira de topo, em qualquer área está ao alcance de todos e estes jovens cientistas são a prova disso” salientou o vereador.
Inês Gomes é investigadora do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O programa “Cientista Regressa à Escola”, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas únicas, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais. “O objetivo deste programa educativo é promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência”, realçou a autarquia em nota.
“Para fins de abril programa-se uma segunda oficina, no Centro Escolar de Valença, com Cláudia Alves, atualmente a trabalhar na Google”, completou.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.


No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?