O Município de Valença levou, na passada sexta-feira, 1 de março, a segunda edição do programa pedagógico “Cientistas Regressam à Escola” até aos estabelecimentos de ensino do concelho.
Inês Gomes, uma jovem cientista valenciana, foi a responsável por presentear os jovens alunos com experiências únicas na escola básica do primeiro ciclo de São Pedro da Torre e de Arão.
O vereador do Município de Valença com o pelouro da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para a consciencialização dos alunos para a importância do estudo. “Alcançar uma carreira de topo, em qualquer área está ao alcance de todos e estes jovens cientistas são a prova disso” salientou o vereador.
Inês Gomes é investigadora do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O programa “Cientista Regressa à Escola”, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas únicas, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais. “O objetivo deste programa educativo é promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência”, realçou a autarquia em nota.
“Para fins de abril programa-se uma segunda oficina, no Centro Escolar de Valença, com Cláudia Alves, atualmente a trabalhar na Google”, completou.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.


O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.