Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.
Esta sessão da oficina de ciência decorreu no Centro Escolar de Valença, em duas sessões, para alunos do 4º ano, na escola onde a Cláudia Alves iniciou o seu percurso académico.
O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para motivar e inspirar os jovens alunos a rasgarem horizontes e a terem contacto com exemplos de sucesso, na área das ciências, de valencianos que passaram pelas mesmas salas de aula.
O programa Cientista Regressa à Escola, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas únicas, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais.
A experiência, desde os primeiros passos nas escolas básicas de Valença até carreiras de topo na ciência, é contada por estes jovens. O objetivo deste programa educativo é promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência.
A oficina pedagógica contou com a participação de Cláudia Alves, cientista, que atualmente desempenha funções como negociadora estratégica e gestora dos Centros de Dados da Google para a Europa, África e Médio Oriente.
O percurso académico da Cláudia começou em Valença onde estudou até completar o 12º ano. A sua formação de base é a engenharia química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.