Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.
Esta sessão da oficina de ciência decorreu no Centro Escolar de Valença, em duas sessões, para alunos do 4º ano, na escola onde a Cláudia Alves iniciou o seu percurso académico.
O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para motivar e inspirar os jovens alunos a rasgarem horizontes e a terem contacto com exemplos de sucesso, na área das ciências, de valencianos que passaram pelas mesmas salas de aula.
O programa Cientista Regressa à Escola, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas únicas, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais.
A experiência, desde os primeiros passos nas escolas básicas de Valença até carreiras de topo na ciência, é contada por estes jovens. O objetivo deste programa educativo é promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência.
A oficina pedagógica contou com a participação de Cláudia Alves, cientista, que atualmente desempenha funções como negociadora estratégica e gestora dos Centros de Dados da Google para a Europa, África e Médio Oriente.
O percurso académico da Cláudia começou em Valença onde estudou até completar o 12º ano. A sua formação de base é a engenharia química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.