Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.
Esta sessão da oficina de ciência decorreu no Centro Escolar de Valença, em duas sessões, para alunos do 4º ano, na escola onde a Cláudia Alves iniciou o seu percurso académico.
O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para motivar e inspirar os jovens alunos a rasgarem horizontes e a terem contacto com exemplos de sucesso, na área das ciências, de valencianos que passaram pelas mesmas salas de aula.
O programa Cientista Regressa à Escola, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas únicas, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais.
A experiência, desde os primeiros passos nas escolas básicas de Valença até carreiras de topo na ciência, é contada por estes jovens. O objetivo deste programa educativo é promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência.
A oficina pedagógica contou com a participação de Cláudia Alves, cientista, que atualmente desempenha funções como negociadora estratégica e gestora dos Centros de Dados da Google para a Europa, África e Médio Oriente.
O percurso académico da Cláudia começou em Valença onde estudou até completar o 12º ano. A sua formação de base é a engenharia química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.