Viana do Castelo, enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023, já proporcionou, nos primeiros seis meses deste ano, um total de 268 eventos que contaram com a presença de, aproximadamente, 73 mil atletas e participantes. O concelho acolheu provas de 70 modalidades e atividades.
No total, neste período, a capital do Alto Minho foi palco de 18 eventos de cariz internacional e 69 eventos de cariz nacional. Entre os eventos internacionais, destaque para o Apuramento Europeu Ténis de Mesa: Portugal – Dinamarca, para os Jogos Sub19 Andebol Portugal – França, para a XXIV Meia Maratona Manuela Machado, Regata Internacional de Remo Centro de Mar, Viana Granfondo, Final Eight Champions League de Hóquei em Patins, EvriCup, Golden (M) e Silver (F) League – Voleibol, XVII BTT XCO de Vila Franca, 7º Festival Internacional Capoeira e Viana City Race 23 Euro City Tour, entre outros.

Já no que toca aos eventos nacionais realce para a Final Four Taça de Portugal Masculina e Feminina – Voleibol, Fase Final Juniores B1 (Sub21) Masculinos – Voleibol, o Campeonato Nacional Trail, Campeonato Nacional Remo Indoor, Campeonato Nacional de Trial, Campeonato Nacional de Pares Jovens – Ténis de Mesa, Campeonato Nacional de Campo – Tiro, Encontro Nacional de Gira-Volei, Finais Nacionais do Circuito Infantil e Juvenil de Esgrima, Encontro Nacional de Minis – Andebol, Circuito Nacional Ticha Penicheiro e a Viana Teqball Cup, entre muitos mais.
Também o desporto inclusivo foi uma das premissas da Cidade Europeia do Desporto, nomeadamente com o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, o Campeonato e Encontro Nacional de Boccia DI, o III Open de Ténis APPACDM, o Treino Aberto de GoalBall e ainda a Ação de Sensibilização de Andebol em Cadeira de Rodas.

Houve ainda uma aposta do Município em formações com a Formação Suporte Básico de Vida, Formação de Árbitros de Kung Dahn Do, Formação de Árbitros de Teqball, Formação de Juízes/Árbitros do Desporto Escolar e Sessão de Formação “Do Angariar ao Reter”.
Entre outras provas desportivas promovidas destaque ainda para o 10º Congresso de Treinadores e as Jornadas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) dedicadas ao “Turismo e Desporto: Cidades Europeias de Desporto”.

A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.