Viana do Castelo, enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023, já proporcionou, nos primeiros seis meses deste ano, um total de 268 eventos que contaram com a presença de, aproximadamente, 73 mil atletas e participantes. O concelho acolheu provas de 70 modalidades e atividades.
No total, neste período, a capital do Alto Minho foi palco de 18 eventos de cariz internacional e 69 eventos de cariz nacional. Entre os eventos internacionais, destaque para o Apuramento Europeu Ténis de Mesa: Portugal – Dinamarca, para os Jogos Sub19 Andebol Portugal – França, para a XXIV Meia Maratona Manuela Machado, Regata Internacional de Remo Centro de Mar, Viana Granfondo, Final Eight Champions League de Hóquei em Patins, EvriCup, Golden (M) e Silver (F) League – Voleibol, XVII BTT XCO de Vila Franca, 7º Festival Internacional Capoeira e Viana City Race 23 Euro City Tour, entre outros.

Já no que toca aos eventos nacionais realce para a Final Four Taça de Portugal Masculina e Feminina – Voleibol, Fase Final Juniores B1 (Sub21) Masculinos – Voleibol, o Campeonato Nacional Trail, Campeonato Nacional Remo Indoor, Campeonato Nacional de Trial, Campeonato Nacional de Pares Jovens – Ténis de Mesa, Campeonato Nacional de Campo – Tiro, Encontro Nacional de Gira-Volei, Finais Nacionais do Circuito Infantil e Juvenil de Esgrima, Encontro Nacional de Minis – Andebol, Circuito Nacional Ticha Penicheiro e a Viana Teqball Cup, entre muitos mais.
Também o desporto inclusivo foi uma das premissas da Cidade Europeia do Desporto, nomeadamente com o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, o Campeonato e Encontro Nacional de Boccia DI, o III Open de Ténis APPACDM, o Treino Aberto de GoalBall e ainda a Ação de Sensibilização de Andebol em Cadeira de Rodas.

Houve ainda uma aposta do Município em formações com a Formação Suporte Básico de Vida, Formação de Árbitros de Kung Dahn Do, Formação de Árbitros de Teqball, Formação de Juízes/Árbitros do Desporto Escolar e Sessão de Formação “Do Angariar ao Reter”.
Entre outras provas desportivas promovidas destaque ainda para o 10º Congresso de Treinadores e as Jornadas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) dedicadas ao “Turismo e Desporto: Cidades Europeias de Desporto”.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.