A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação de Futebol de Viana do Castelo assinaram o protocolo que vai permitir a criação de uma Academia de Futebol da AFVC no Estádio Municipal Manuela Machado, com dois novos campos de futebol, projeto que conta com financiamento através de uma candidatura apresentada à Federação Portuguesa de Futebol e que integra e densifica a Cidade Desportiva.
Na cerimónia, o autarca Luís Nobre, evidenciou a importância do dia por se tratar da “consolidação de um trabalho que tem vindo a ser feito para ter uma verdadeira cidade do desporto em Viana do Castelo”, um projeto que considerou “dinâmico e que integra diversas modalidades” e que foi um dos grandes pilares onde assentou a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto.
Para Luis Nobre, a educação, o desporto e a saúde são os três princípios que estão na base da construção da Cidade Desportiva, que conta com a requalificação do Estádio Municipal Manuela Machado, onde o futebol e o atletismo já tem o seu espaço, e que continuará agora com os dois novos campos e que integrará uma verdadeira “rede através da criação de um corredor verde entre os diversos equipamentos existentes na cidade, como a Praça Viana, e devolvendo a cidade para a prática de hábitos saudáveis”, revelou o autarca, sublinhando também que o protocolo hoje assinado “densifica este objetivo”.

Já Jorge Sárria, responsável pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, reiterou que este “é um dia muito importante para a associação e permite a conclusão de uma ambição grande que é a construção de uma infraestrutura desta envergadura” e prometendo “fazer de tudo para que o desporto seja uma marca deste concelho”.
Recorde-se que o projeto da Cidade Desportiva, que terá uma extensão de 13 hectares, inclui a criação de uma área de lazer e desporto de natureza, um plano de requalificação do estádio com a colocação de iluminação, a manutenção da infraestrutura desportiva e a requalificação da pista de atletismo, bem como a melhoria das acessibilidades.
Neste contexto, Viana do Castelo está a investir cerca de 8 milhões de euros para a construção da Cidade Desportiva, de forma faseada, tendo a autarquia avançado com a compra de três imóveis que permitem a concretização do projeto que vai criar uma relação entre a cidade e o complexo desportivo do Estádio Municipal Manuela Machado.
A Cidade Desportiva criará, pois, criar um corredor verde desportivo entre a Praça Viana e o complexo desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer, sendo que todos os edifícios existentes (devolutos ou em ruínas) serão objeto de refuncionalização para funções e usos diretos à atividade desportiva ou de atividades complementares e determinantes para a multifuncionalidade pretendida para toda a Cidade Desportiva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.