A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação de Futebol de Viana do Castelo assinaram o protocolo que vai permitir a criação de uma Academia de Futebol da AFVC no Estádio Municipal Manuela Machado, com dois novos campos de futebol, projeto que conta com financiamento através de uma candidatura apresentada à Federação Portuguesa de Futebol e que integra e densifica a Cidade Desportiva.
Na cerimónia, o autarca Luís Nobre, evidenciou a importância do dia por se tratar da “consolidação de um trabalho que tem vindo a ser feito para ter uma verdadeira cidade do desporto em Viana do Castelo”, um projeto que considerou “dinâmico e que integra diversas modalidades” e que foi um dos grandes pilares onde assentou a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto.
Para Luis Nobre, a educação, o desporto e a saúde são os três princípios que estão na base da construção da Cidade Desportiva, que conta com a requalificação do Estádio Municipal Manuela Machado, onde o futebol e o atletismo já tem o seu espaço, e que continuará agora com os dois novos campos e que integrará uma verdadeira “rede através da criação de um corredor verde entre os diversos equipamentos existentes na cidade, como a Praça Viana, e devolvendo a cidade para a prática de hábitos saudáveis”, revelou o autarca, sublinhando também que o protocolo hoje assinado “densifica este objetivo”.

Já Jorge Sárria, responsável pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, reiterou que este “é um dia muito importante para a associação e permite a conclusão de uma ambição grande que é a construção de uma infraestrutura desta envergadura” e prometendo “fazer de tudo para que o desporto seja uma marca deste concelho”.
Recorde-se que o projeto da Cidade Desportiva, que terá uma extensão de 13 hectares, inclui a criação de uma área de lazer e desporto de natureza, um plano de requalificação do estádio com a colocação de iluminação, a manutenção da infraestrutura desportiva e a requalificação da pista de atletismo, bem como a melhoria das acessibilidades.
Neste contexto, Viana do Castelo está a investir cerca de 8 milhões de euros para a construção da Cidade Desportiva, de forma faseada, tendo a autarquia avançado com a compra de três imóveis que permitem a concretização do projeto que vai criar uma relação entre a cidade e o complexo desportivo do Estádio Municipal Manuela Machado.
A Cidade Desportiva criará, pois, criar um corredor verde desportivo entre a Praça Viana e o complexo desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer, sendo que todos os edifícios existentes (devolutos ou em ruínas) serão objeto de refuncionalização para funções e usos diretos à atividade desportiva ou de atividades complementares e determinantes para a multifuncionalidade pretendida para toda a Cidade Desportiva.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.