A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação de Futebol de Viana do Castelo assinaram o protocolo que vai permitir a criação de uma Academia de Futebol da AFVC no Estádio Municipal Manuela Machado, com dois novos campos de futebol, projeto que conta com financiamento através de uma candidatura apresentada à Federação Portuguesa de Futebol e que integra e densifica a Cidade Desportiva.
Na cerimónia, o autarca Luís Nobre, evidenciou a importância do dia por se tratar da “consolidação de um trabalho que tem vindo a ser feito para ter uma verdadeira cidade do desporto em Viana do Castelo”, um projeto que considerou “dinâmico e que integra diversas modalidades” e que foi um dos grandes pilares onde assentou a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto.
Para Luis Nobre, a educação, o desporto e a saúde são os três princípios que estão na base da construção da Cidade Desportiva, que conta com a requalificação do Estádio Municipal Manuela Machado, onde o futebol e o atletismo já tem o seu espaço, e que continuará agora com os dois novos campos e que integrará uma verdadeira “rede através da criação de um corredor verde entre os diversos equipamentos existentes na cidade, como a Praça Viana, e devolvendo a cidade para a prática de hábitos saudáveis”, revelou o autarca, sublinhando também que o protocolo hoje assinado “densifica este objetivo”.

Já Jorge Sárria, responsável pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, reiterou que este “é um dia muito importante para a associação e permite a conclusão de uma ambição grande que é a construção de uma infraestrutura desta envergadura” e prometendo “fazer de tudo para que o desporto seja uma marca deste concelho”.
Recorde-se que o projeto da Cidade Desportiva, que terá uma extensão de 13 hectares, inclui a criação de uma área de lazer e desporto de natureza, um plano de requalificação do estádio com a colocação de iluminação, a manutenção da infraestrutura desportiva e a requalificação da pista de atletismo, bem como a melhoria das acessibilidades.
Neste contexto, Viana do Castelo está a investir cerca de 8 milhões de euros para a construção da Cidade Desportiva, de forma faseada, tendo a autarquia avançado com a compra de três imóveis que permitem a concretização do projeto que vai criar uma relação entre a cidade e o complexo desportivo do Estádio Municipal Manuela Machado.
A Cidade Desportiva criará, pois, criar um corredor verde desportivo entre a Praça Viana e o complexo desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer, sendo que todos os edifícios existentes (devolutos ou em ruínas) serão objeto de refuncionalização para funções e usos diretos à atividade desportiva ou de atividades complementares e determinantes para a multifuncionalidade pretendida para toda a Cidade Desportiva.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.