A edição 2024 do “Recontros”, Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez regressou, este ano, com programação específica, vocacionada para as artes de palco, assente em 7 projetos e 10 apresentações para público geral e escolar, todas a decorrer no Auditório da Casa das Artes arcuense e no Centro Interpretativo do Barroco (CIB).
Este ano, o destaque vai para a presença do ator Paulo Pires, que realizou o seu recital de poesia e harpa ao CIB na noite de 19 de outubro.
O Ciclo estreou com o espetáculo “Solo” do humorista e ator Francisco Menezes, protagonista do recente filme “Balas e Bolinhos”, e que teve um humor refletivo e sarcástico sobre a vida e a atualidade.
Outro destaque será a realização, nos dias 25 a 27, da primeira edição em solo arcuense do PLATTA, o festival transfronteiriço de teatro amador, que trará ao palco da Casa das Artes projetos da Associação de Teatro Amador de Lanheses e da Asociación Diamante Producciones e Asociación Dramatúrxica Pico do Castro de Foz, de Espanha.
Igualmente de referência será a data de encerramento do Ciclo, a 23 de novembro, com a estreia partilhada com o Porto da peça “Himalaya: A Invenção do Sol”, da Seiva Trupe, uma homenagem à figura carismática e visionária de Manuel Himalaya e integrada nos 120 anos que assinalam a atribuição do Grande Prémio à sua máquina solar em Sant Louis (EUA) em 1904.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.