A edição 2024 do “Recontros”, Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez regressou, este ano, com programação específica, vocacionada para as artes de palco, assente em 7 projetos e 10 apresentações para público geral e escolar, todas a decorrer no Auditório da Casa das Artes arcuense e no Centro Interpretativo do Barroco (CIB).
Este ano, o destaque vai para a presença do ator Paulo Pires, que realizou o seu recital de poesia e harpa ao CIB na noite de 19 de outubro.
O Ciclo estreou com o espetáculo “Solo” do humorista e ator Francisco Menezes, protagonista do recente filme “Balas e Bolinhos”, e que teve um humor refletivo e sarcástico sobre a vida e a atualidade.
Outro destaque será a realização, nos dias 25 a 27, da primeira edição em solo arcuense do PLATTA, o festival transfronteiriço de teatro amador, que trará ao palco da Casa das Artes projetos da Associação de Teatro Amador de Lanheses e da Asociación Diamante Producciones e Asociación Dramatúrxica Pico do Castro de Foz, de Espanha.
Igualmente de referência será a data de encerramento do Ciclo, a 23 de novembro, com a estreia partilhada com o Porto da peça “Himalaya: A Invenção do Sol”, da Seiva Trupe, uma homenagem à figura carismática e visionária de Manuel Himalaya e integrada nos 120 anos que assinalam a atribuição do Grande Prémio à sua máquina solar em Sant Louis (EUA) em 1904.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.