Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) conquistou, no domingo, a terceira edição da Clássica de Viana do Castelo. A equipa de Oliveira de Azeméis conseguiu as duas primeiras posições, com Gomes e Afonso Silva.
A corrida, com troços de terra e de empedrado e com subidas próprias de uma clássica, começou em Santa Marta de Portuzelo, terminando, depois de percorridos 153,2 quilómetros, em Viana do Castelo.
A especificidade do percurso deu azo a uma prova muito movimentada e atacada, com constantes mudanças da situação de corrida. Em todo o caso, a Kelly-Simoldes-UDO deu mostras de querer o triunfo.
Na primeira passagem pela meta, depois de deixadas para trás todas as subidas pontuáveis para a montanha e alguns dos setores de empedrado e de terra, era já um corredor da formação oliveirense que se destacava. António Ferreira seguia isolado, quando faltavam 28,8 quilómetros para o final.
Os perseguidores conseguiram a junção. Na discussão ao sprint, entre um grupo de apenas cinco unidades, Luís Gomes foi o mais rápido, seguido pelo colega de equipa Afonso Silva e por Luís Mendoça (Glassdrive-Q8-Anicolor).
As restantes classificações foram distribuídas por cinco corredores de outras tantas equipas. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) ganhou as metas volantes, Válter Pereira (AP Hotels & Rsorts-Tavira-SC farense) foi o melhor trepador, Luís Mendonça impôs-se na classificação do “pavé”, António Ferreira venceu a geral do “sterrato” e Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) foi o melhor sub-23 das equipas de clube. A Kelly-Simoldes-UDO ganhou por equipas.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.