“CyberSec 23” é a terceira conferência de segurança cibernética, organizada por estudantes do curso de mestrado em Segurança Cibernética, que irá decorrer dia 24 de janeiro, entre as 18h e as 23h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
Pela primeira vez, a conferência sobre “CyberSec” será presencial, uma vez que as duas primeiras edições aconteceram em contexto de pandemia.
Em debate estarão as últimas tendências de segurança cibernética e as ameaças emergentes, em enfoque, explicou Rita Peres, aluna de mestrado em Segurança Cibernética e responsável-geral da conferência, a inteligência artificial, o blockchain (sistema de registo de informações de uma forma muito difícil de alterar ou hackear), o tratamento de dados, o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de dados), a investigação e a exploração de vulnerabilidades.
Rita Peres fala de um tema atual e explica que a conferência estará disponível a todos os colegas. “Pretendemos partilhar com os nossos colegas de mestrado, mas também com os da licenciatura um pouco mais sobre cibersegurança e o que tem sido feito na escola e nos laboratórios.” Ao todo, serão apresentados 16 trabalhos.
A inscrição na conferência é gratuita, mas obrigatória, através do link o CyberSec 23 (ipvc.pt).

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.