A ARDAL-Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, propõe para 22 de outubro um magnífico programa noturno dedicado à chuva de estrelas Orionidas, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Aproveitaremos para observar através dos nossos telescópios as luas de Júpiter e anéis de Saturno.
De olhos postos em Orionte, vamos procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é o cometa 1P/Halley.
Será uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das noites estreladas, iremos compreender as fases do ciclo de vida das estrelas, estabelecer contacto com as principais teorias físicas que regem o Cosmos a grandes escalas, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas, e entre muitas outras coisas estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal.
Num evento especialmente pensado para desfrutar entre família e amigos, para além das estrelas cadentes vamos aprender o nome das estrelas e constelações, ver Júpiter e as suas luas, Saturno e os seus anéis e sempre rodeados pela magia da noite e da montanha.
Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelo tempo, será uma noite para ficar por muito tempo nas nossas memórias, acompanhe-nos!
O que está incluído:
O que deve levar:
Ponto de Encontro: 20h30m – Porta do Mezio (check-in da atividade)
Coordenadas GPS: 41°53’07.3″N 8°18’50.4″W
Hora prevista de início: 21h
Hora prevista de fim do evento: 24h00
Preço: 9,5€/adulto
5€/criança e jovens (até aos 16 anos)
Informações e inscrições: www.portadomezio.pt / portadomezio@ardal.pt / 258 510 100
Data limite para inscrições: 20 de Outubro 2022
Link google maps: https://goo.gl/maps/Go4LTn3uvurkpx9D6
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.