A ARDAL-Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, propõe para 22 de outubro um magnífico programa noturno dedicado à chuva de estrelas Orionidas, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Aproveitaremos para observar através dos nossos telescópios as luas de Júpiter e anéis de Saturno.
De olhos postos em Orionte, vamos procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é o cometa 1P/Halley.
Será uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das noites estreladas, iremos compreender as fases do ciclo de vida das estrelas, estabelecer contacto com as principais teorias físicas que regem o Cosmos a grandes escalas, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas, e entre muitas outras coisas estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal.
Num evento especialmente pensado para desfrutar entre família e amigos, para além das estrelas cadentes vamos aprender o nome das estrelas e constelações, ver Júpiter e as suas luas, Saturno e os seus anéis e sempre rodeados pela magia da noite e da montanha.
Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelo tempo, será uma noite para ficar por muito tempo nas nossas memórias, acompanhe-nos!
O que está incluído:
O que deve levar:
Ponto de Encontro: 20h30m – Porta do Mezio (check-in da atividade)
Coordenadas GPS: 41°53’07.3″N 8°18’50.4″W
Hora prevista de início: 21h
Hora prevista de fim do evento: 24h00
Preço: 9,5€/adulto
5€/criança e jovens (até aos 16 anos)
Informações e inscrições: www.portadomezio.pt / portadomezio@ardal.pt / 258 510 100
Data limite para inscrições: 20 de Outubro 2022
Link google maps: https://goo.gl/maps/Go4LTn3uvurkpx9D6
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.