A ARDAL-Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, propõe para 22 de outubro um magnífico programa noturno dedicado à chuva de estrelas Orionidas, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Aproveitaremos para observar através dos nossos telescópios as luas de Júpiter e anéis de Saturno.
De olhos postos em Orionte, vamos procurar estrelas cadentes provenientes desta constelação e cuja origem dos meteoros é o cometa 1P/Halley.
Será uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das noites estreladas, iremos compreender as fases do ciclo de vida das estrelas, estabelecer contacto com as principais teorias físicas que regem o Cosmos a grandes escalas, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas, e entre muitas outras coisas estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal.
Num evento especialmente pensado para desfrutar entre família e amigos, para além das estrelas cadentes vamos aprender o nome das estrelas e constelações, ver Júpiter e as suas luas, Saturno e os seus anéis e sempre rodeados pela magia da noite e da montanha.
Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelo tempo, será uma noite para ficar por muito tempo nas nossas memórias, acompanhe-nos!
O que está incluído:
O que deve levar:
Ponto de Encontro: 20h30m – Porta do Mezio (check-in da atividade)
Coordenadas GPS: 41°53’07.3″N 8°18’50.4″W
Hora prevista de início: 21h
Hora prevista de fim do evento: 24h00
Preço: 9,5€/adulto
5€/criança e jovens (até aos 16 anos)
Informações e inscrições: www.portadomezio.pt / portadomezio@ardal.pt / 258 510 100
Data limite para inscrições: 20 de Outubro 2022
Link google maps: https://goo.gl/maps/Go4LTn3uvurkpx9D6
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.