Vêm de Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Marvão, Fundão, mas também de cidades mais próximas como Porto, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e Esposende, todos com uma enorme vontade de aprender e desfrutar da Escola do Rock, uma residência intensiva de verão, até 18 de julho, com dias de muito trabalho à volta do rock a animar Paredes de Coura nos últimos 11 anos.
Esta iniciativa do Município tem vindo a afirmar-se como uma referência no ensino artístico não-formal. Durante uma semana, jovens músicos de Paredes de Coura e do resto do país têm a oportunidade de conhecer e ensaiar temas intemporais do universo rock, sob orientação de músicos profissionais, participar em workshops, concertos e outras atividades durante a residência e atuar no concerto final, com cerca de 40 participantes, no culminar de uma semana de trabalho coletivo. A Escola do Rock é dirigida a jovens a partir dos 13 anos, com conhecimento musical prévio (ensino formal ou autodidata).
A residência decorre no Centro Cultural de Paredes de Coura, inserida na programação apoiada pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes, com extensão de algumas atividades a outros espaços da vila. Como tem sido habitual, algumas atividades serão abertas ao público em geral, promovendo um contacto entre os alunos em residência e a população de Coura.
Esta residência de julho é mais do que um campo de férias dedicado à música — é o ponto de partida para a temporada de atividades e atuações da Escola do Rock ao longo do ano. É nesta semana que se define a turma e o repertório que vão representar esta escola em tours, eventos culturais e festivais em várias localidades, dentro e fora do país.
Este ano o programa inclui algumas atividades abertas ao público em geral, como será a inauguração da Exposição de Fanzines, no dia 15 pelas 21h00, organizada pela Associação Cultural Rock’n’Cave, no espaço da ELEVADORA – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, um concerto da banda Mish Mish a realizar em parceria com o Xapas Sessions, no dia 17, e uma visita à exposição “discos não-pedidos” – coleção privada de Paulo Pinto, no Xapas Lounge, também no dia 17, às 21h00.
No dia 18, sexta-feira, pelas 21h30, decorrerá a apresentação final em local surpresa (a divulgar durante a realização da Escola do Rock). Ao longo da semana haverá ainda espaço para concertos surpresa pelas ruas de Paredes de Coura, idas ao teatro a reboque das Comédias do Minho, caminhadas, e workshops de artes diversas. Todos os ensaios são abertos ao público, por isso, quem tiver curiosidade sobre o que por lá se faz, basta aparecer pelo Centro Cultural.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.