Logo
Regional

Chega quer que Lanheses seja elevada à categoria de Vila Histórica

20 Janeiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O grupo parlamentar do Chega apresentou no parlamento um projeto de lei com vista à elevação da freguesia de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de Vila Histórica.

De acordo com o projeto de lei do Chega, a freguesia de Lanheses “reúne características culturais, históricas e patrimoniais que justificam plenamente a sua elevação à categoria de Vila Histórica”.

O documento, que deu entrada na Assembleia da República na quarta-feira, adianta que Lanheses tem, atualmente, o estatuto de aldeia, tendo chegado “a ser vila e sede de concelho, criado em 1793 por mercê real de Juro Herdade a favor de Sebastião Pereira Cirne de Abreu, com a designação de Vila Nova de Lanhezes”.

“Como prova da sua autonomia foi mandado erigir o pelourinho, verdadeiro símbolo concelhio, pois era ali que o município exercia a sua justiça”, acrescenta.

Segundo o Chega, a localidade “é marcada por um património rico e diversificado, que a coloca como um importante polo de preservação da História e das tradições minhotas”.

O partido destaca como “elementos mais representativos a igreja paroquial de Santa Eulália, exemplar de arquitetura religiosa que guarda séculos de história e arte sacra, e o Paço de Lanheses, um solar histórico datado dos séculos XVI-XVIII”.

“Este edifício, considerado um marco arquitetónico e cultural, reflete a nobreza rural do Alto Minho e atrai inúmeros visitantes interessados no turismo histórico. Além disso, a freguesia é enriquecida por outros elementos patrimoniais como fontes, cruzeiros e capelas, que testemunham a importância histórica do território”.

No projeto de lei, os deputados sublinham ainda o “vasto legado cultural e imaterial” da freguesia que “é palco de tradições que refletem a identidade do povo minhoto”.

“As festividades locais, como a celebração da padroeira Santa Eulália e o São Sebastião, mobilizam a comunidade local e atraem visitantes, perpetuando tradições que têm atravessado gerações. A freguesia é igualmente reconhecida pela ligação à música tradicional e ao folclore, com grupos que se dedicam à preservação e promoção de danças e cantares típicos da região, mantendo vivas as expressões culturais que definem a sua identidade”, sustenta.

Além da “relevância histórica e cultural”, o Chega considera que a freguesia está “inserida numa paisagem natural de grande beleza, com destaque para o rio Lima, que atravessa o território e oferece oportunidades para lazer, turismo e práticas desportivas”.

Para o Chega, o enquadramento geográfico de Lanheses “harmoniza a riqueza histórica com o património natural, criando um ambiente que atrai tanto visitantes como novos investimentos”, realçando que “o equilíbrio entre história, cultura e natureza reforça o potencial da freguesia enquanto destino de interesse no Alto Minho”.

O partido diz que “Lanheses apresenta infraestruturas e serviços que correspondem às necessidades de uma vila”, apontando como exemplos “a existência de escolas, centro de saúde, comércio local diversificado e associações culturais e desportivas”.

A “boa ligação por vias de comunicação modernas também facilita o acesso e valoriza o território, promovendo o desenvolvimento económico e social”, acrescenta ainda o Chega.

O grupo parlamentar diz que “reconhecer uma freguesia como Vila Histórica não só destaca o seu valor, mas também incentiva a preservação e promoção do património para gerações futuras (…). A elevação de Lanheses à categoria de Vila Histórica não seria apenas o reconhecimento do seu legado, mas também uma forma de garantir o seu futuro. Este estatuto contribuiria para atrair mais recursos, promover o turismo cultural e natural e reforçar o orgulho local, assegurando que esta freguesia continua a prosperar enquanto preserva as suas raízes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.