Logo
Regional

Chega pede audição sobre despedimento coletivo na Coindu de Arcos de Valdevez

28 Novembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O grupo parlamentar do Chega requereu uma audição, com caráter de urgência, sobre o encerramento, no final do mês de dezembro, da unidade da Coindu em Arcos de Valdevez que vai deixar desempregados 350 trabalhadores.

De acordo com o requerimento, o Chega quer ouvir na Assembleia da República, o presidente do grupo Mastrotto, Chiara Mastrotto, o administrador da Coindu – Componentes Para A Indústria Automóvel, António Cândido, o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira e a Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Maria Fernanda Ferreira Campos.

No requerimento apresentado, na terça-feira, o Chega diz que a Coindu, “especializada na produção de capas para assentos de automóveis e peças decorativas de superfície para interiores, tem um histórico que não pode ser considerado de somenos, sendo um projeto empresarial com quase 40 anos de existência, com mais de 3.000 colaboradores repartidos pelas suas quatro unidades fabris e um volume de negócios superior a 250 milhões de euros”.

“Este encerramento abrupto das instalações fabris em Arcos de Valdevez, é notoriamente um retrocesso empresarial na região, causando manifestamente um impacto financeiro e social nefasto no concelho e, no distrito de Viana do Castelo”, refere o requerimento.

O Chega “estranha que toda esta situação ocorra, coincidentemente, um mês depois do grupo Mastrotto ter adquirido uma participação maioritária na empresa aludida. No momento da transação financeira e estatutária, foi emitido um comunicado em que se lia que a transação faz com que a Coindu se torne parte de um grupo líder da indústria de couro, consolidando a sua estabilidade financeira e operacional”.

“Para o grupo Mastrotto esta operação visa avançar a integração vertical, aumentando a capacidade da empresa de oferecer soluções de ponta a ponta para os interiores dos automóveis e, fortalecendo sua posição competitiva no mercado global”, refere o Chega.

Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez e em Joane, empregando no total cerca de 2.000 trabalhadores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.

Desporto 29 Dezembro, 2025

São Silvestre de Viana do Castelo vai mudar formato após edição recorde

A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fogo controlado em Outeiro reforça prevenção de incêndios em Viana do Castelo

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.

Regional 29 Dezembro, 2025

Paredes de Coura planta pomar escolar para preservar variedades fruteiras tradicionais

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo na Bienal de Cerâmica de Aveiro

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.

Regional 29 Dezembro, 2025

Março de 2025 movimentado em Viana do Castelo

Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém dois homens por furto e condução sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.