Logo
Regional

Chega pede audição sobre despedimento coletivo na Coindu de Arcos de Valdevez

28 Novembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O grupo parlamentar do Chega requereu uma audição, com caráter de urgência, sobre o encerramento, no final do mês de dezembro, da unidade da Coindu em Arcos de Valdevez que vai deixar desempregados 350 trabalhadores.

De acordo com o requerimento, o Chega quer ouvir na Assembleia da República, o presidente do grupo Mastrotto, Chiara Mastrotto, o administrador da Coindu – Componentes Para A Indústria Automóvel, António Cândido, o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira e a Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Maria Fernanda Ferreira Campos.

No requerimento apresentado, na terça-feira, o Chega diz que a Coindu, “especializada na produção de capas para assentos de automóveis e peças decorativas de superfície para interiores, tem um histórico que não pode ser considerado de somenos, sendo um projeto empresarial com quase 40 anos de existência, com mais de 3.000 colaboradores repartidos pelas suas quatro unidades fabris e um volume de negócios superior a 250 milhões de euros”.

“Este encerramento abrupto das instalações fabris em Arcos de Valdevez, é notoriamente um retrocesso empresarial na região, causando manifestamente um impacto financeiro e social nefasto no concelho e, no distrito de Viana do Castelo”, refere o requerimento.

O Chega “estranha que toda esta situação ocorra, coincidentemente, um mês depois do grupo Mastrotto ter adquirido uma participação maioritária na empresa aludida. No momento da transação financeira e estatutária, foi emitido um comunicado em que se lia que a transação faz com que a Coindu se torne parte de um grupo líder da indústria de couro, consolidando a sua estabilidade financeira e operacional”.

“Para o grupo Mastrotto esta operação visa avançar a integração vertical, aumentando a capacidade da empresa de oferecer soluções de ponta a ponta para os interiores dos automóveis e, fortalecendo sua posição competitiva no mercado global”, refere o Chega.

Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez e em Joane, empregando no total cerca de 2.000 trabalhadores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.