Logo
Regional

Chef Vítor Sobral apresenta “Bacalhau à Monção” no Palácio da Brejoeira

15 Janeiro, 2023 | 21:36
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Partindo da preservação, valorização e inovação da gastronomia local, o Município de Monção apresentou, este domingo, no Palácio da Brejoeira, a nova receita do “Bacalhau à Monção”, da autoria do Chef Vítor Sobral, uma referência na gastronomia nacional, conhecido por interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses.

Naquele imóvel histórico, um dos expoentes máximos do património civil concelhio, foi também apresentada a “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, que terá lugar entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de 22 restaurantes e a colaboração do Chef Vítor Sobral que, amanhã, na EPRAMI, promove uma ação de formação junto da restauração local.

Aos presentes, António Barbosa referiu que “a apresentação deste prato foi preparada pelo Município durante algum tempo, sendo a concretização de um desafio lançado pela restauração local”. A partir de agora, sublinhou, ”vai ser mais um fator diferenciador do nosso território e um veiculo privilegiado para trazer mais gente a Monção”.

De forma a cativar e fidelizar os amantes da boa gastronomia, o autarca assinalou que a confeção do “Bacalhau à Monção” implica a concretização de alguns critérios de qualidade que terão de ser seguidos pela restauração. Assim, disse, “é fundamental que os critérios, embora exigentes, sejam rigorosamente contemplados na confeção”.

Frisando que a receita do “Bacalhau à Monção” foi como montar um puzzle, encaixando cada produto no lugar certo, o Chef Vítor Sobral revelou que “o novo prato consubstancia a premissa de uma cozinha de conforto com ar regional”, ou seja “apresenta uma silhueta inovadora, sem perder o encanto tradicional”.

Acrescentou: “O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção. É tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração. Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença, contribuindo para enriquecer a culinária local”.

Confecionado com produtos locais – broa, cebola e batata – o “Bacalhau à Monção” é servido com uma fatia de barriga de porco fumada. O objetivo é que possa estar na ementa da restauração local durante todo o ano. E, se o bacalhau for demolhado nas Cascatas do Fojo, com toda aquela água fria a correr, então, nas palavras do Chef Vítor Sobral, estaremos perante o melhor bacalhau do mundo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.