Partindo da preservação, valorização e inovação da gastronomia local, o Município de Monção apresentou, este domingo, no Palácio da Brejoeira, a nova receita do “Bacalhau à Monção”, da autoria do Chef Vítor Sobral, uma referência na gastronomia nacional, conhecido por interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses.
Naquele imóvel histórico, um dos expoentes máximos do património civil concelhio, foi também apresentada a “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, que terá lugar entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de 22 restaurantes e a colaboração do Chef Vítor Sobral que, amanhã, na EPRAMI, promove uma ação de formação junto da restauração local.
Aos presentes, António Barbosa referiu que “a apresentação deste prato foi preparada pelo Município durante algum tempo, sendo a concretização de um desafio lançado pela restauração local”. A partir de agora, sublinhou, ”vai ser mais um fator diferenciador do nosso território e um veiculo privilegiado para trazer mais gente a Monção”.

De forma a cativar e fidelizar os amantes da boa gastronomia, o autarca assinalou que a confeção do “Bacalhau à Monção” implica a concretização de alguns critérios de qualidade que terão de ser seguidos pela restauração. Assim, disse, “é fundamental que os critérios, embora exigentes, sejam rigorosamente contemplados na confeção”.
Frisando que a receita do “Bacalhau à Monção” foi como montar um puzzle, encaixando cada produto no lugar certo, o Chef Vítor Sobral revelou que “o novo prato consubstancia a premissa de uma cozinha de conforto com ar regional”, ou seja “apresenta uma silhueta inovadora, sem perder o encanto tradicional”.

Acrescentou: “O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção. É tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração. Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença, contribuindo para enriquecer a culinária local”.
Confecionado com produtos locais – broa, cebola e batata – o “Bacalhau à Monção” é servido com uma fatia de barriga de porco fumada. O objetivo é que possa estar na ementa da restauração local durante todo o ano. E, se o bacalhau for demolhado nas Cascatas do Fojo, com toda aquela água fria a correr, então, nas palavras do Chef Vítor Sobral, estaremos perante o melhor bacalhau do mundo.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.