A CGTP anunciou uma ação de luta geral pelo aumento dos salários, que arranca no dia 25 de outubro e culmina com uma manifestação nacional em 11 de novembro, em Lisboa e no Porto.
As ações de luta foram decididas após reunião do Conselho Nacional da CGTP, em Lisboa.
Segundo um comunicado divulgado pela intersindical, a CGTP decidiu levar a cabo a ação “Luta Geral pelo Aumento dos Salários!”, entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro, com a realização de plenários, concentrações, paralisações e greves, nos locais de trabalho de todos os setores, em todo o país.
O objetivo é mobilizar os trabalhadores para a “discussão, assunção e luta em torno da exigência do aumento geral e significativo dos salários e das suas reivindicações concretas”.
Foi ainda decidida a realização de uma manifestação nacional para 11 de novembro, em Lisboa e no Porto, “Pelo Aumento dos Salários|Contra o Aumento do Custo de Vida”, para mobilizar “os trabalhadores e as famílias, os reformados e pensionistas, os jovens e outras camadas da população, para saírem à rua pelo aumentos dos salários e pensões, o direito à habitação, o direito à saúde e o SNS, a defesa e fortalecimento dos serviços públicos, na exigência de um outro rumo para país”.
A CGTP defende que “é urgente mudar de rumo” e exige o aumento geral dos salários em pelo menos 15%, com a garantia de um mínimo de 150 euros.
“É uma emergência nacional e um elemento fundamental para melhorar de imediato as condições de vida dos trabalhadores e garantir o futuro do país”, afirma a intersindical liderada por Isabel Camarinha.
A fixação do salário mínimo nacional nos 910 euros em janeiro de 2024, atingindo os 1.000 euros nesse ano, é outra das reivindicações da CGTP.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.