O jovem futebolista Duarte Cunha, natural de Vila Nova de Cerveira, foi condecorado com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em reconhecimento pela histórica conquista do Campeonato do Mundo de sub-17.
A distinção surge na sequência do título mundial alcançado por Portugal em novembro de 2025, o primeiro da história da seleção nacional neste escalão, tornando estes atletas os mais jovens de sempre a receberem esta condecoração do Estado português.
Na mesma cerimónia, o selecionador nacional Bino Maçães foi distinguido com o grau de Comendador. Marcelo Rebelo de Sousa classificou os jovens jogadores como “heróis”, sublinhando o caráter inédito da homenagem e alertando para a responsabilidade acrescida que acompanha o sucesso precoce, defendendo um acompanhamento atento do percurso desportivo e pessoal destes atletas.
Uma preocupação igualmente partilhada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, que destacou 2025 como um ano histórico para o futebol nacional, com cinco vitórias portuguesas em seis finais internacionais, um feito sem precedentes.
Portugal sagrou-se campeão mundial de sub-17 ao vencer a Áustria por 1-0, com golo de Anísio Cabral, na final disputada a 27 de novembro. Esta foi a primeira final da seleção portuguesa na competição e o maior feito de sempre, superando o anterior melhor registo, o terceiro lugar em 1989.
A condecoração de Duarte Cunha é motivo de orgulho para Vila Nova de Cerveira, que vê um dos seus jovens talentos alcançar reconhecimento nacional e internacional ao mais alto nível.
Cada vez sinto menos vontade de dar importância às redes sociais. Vivemos num mundo cada vez mais perigoso, e uma parte significativa dessa perigosidade encontrou nestas plataformas um terreno fértil para crescer e normalizar-se.
A jovem vianense Inês Lima foi recentemente coroada vencedora do concurso Miss Best Portugal, garantindo assim a honra de representar oficialmente o país na edição internacional do certame, que se realizará no Brasil, no estado do Paraná, em 2026.
Os docentes do Politécnico de Viana do Castelo, Liliana Soares e Ermanno Aparo, lançam o livro “MUSAE: um processo criativo em três atos”, que documenta um projeto inovador desenvolvido durante a pandemia no polo do CIAUD da instituição.
A importância do jornalismo local e regional para a democracia portuguesa foi destacada durante a cerimónia de entrega dos prémios promovidos pela Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, realizada no Encontro Nacional da ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional, em Pombal, no passado dia 29 de novembro.
O Manchester United anunciou esta segunda-feira a saída de Ruben Amorim do cargo de treinador da equipa principal, numa decisão tomada pela direção do clube face ao atual momento desportivo.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, acolhe esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, a tradicional “Adoração dos Reis Magos”, uma iniciativa que integra a programação cultural e religiosa do concelho para a quadra natalícia.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lançou a campanha “Em janeiro, liga-te à vida!”, que desafia portugueses a reduzir o consumo de álcool durante o mês de janeiro. A iniciativa insere-se no movimento internacional “Janeiro Sem Álcool” e será promovida nas redes sociais da associação.