A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira é já um Centro EUSOUDIGITAL ativo, pronto para receber alunos e mentores. O centro surge na sequência da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ter-se tornado Entidade Parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL, cujo Memorando de Entendimento foi assinado, no passado dia 24 de outubro, no ISCTE, em Lisboa, pela Vereadora Sónia Guerreiro. O objetivo é colaborar ativamente na construção de um Portugal mais inclusivo, participativo e competitivo.
Mais do que um espaço de aquisição de competências digitais, o Centro será um local de partilha de experiências entre gerações e um promotor local das atividades do EUSOUDIGITAL. Através da designação de um coordenar para acompanhar a implementação do programa no Município, para além da cedência do espaço para as ações de capacitação e formação, serão dinamizadas parcerias entre Associações e Entidades Parceiras Locais para o desenvolvimento de iniciativas EUSOUDIGITAL e realizadas ações de formação junto de voluntários/mentores.
As formações individuais deverão arrancar no mês de dezembro e as inscrições já estão abertas. Os interessados em participar, como formandos ou como mentores, poderão fazer a sua inscrição na plataforma www.eusoudigital.pt, presencialmente na Biblioteca Municipal ou através do telefone 251 708 024.
A capacitação dos inscritos versará depois sobre temáticas como a criação de uma conta de email, a definição de uma password segura, o envio e receção de emails, a criação de um perfil nas redes sociais, a distinção entre um perfil falso e um verdadeiro, a utilização do WhatsApp para envio de mensagens e videochamadas, a navegação base na internet, a introdução aos motores de pesquisa, o acesso ao portal das finanças e outros serviços públicos, entre outros.
PROGRAMA EUSOUDIGITAL
O Programa EUSOUDIGITAL é uma iniciativa promovida pelo MUDA e pela Estrutura de Missão Portugal Digital, cofinanciado pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Portugal2020 e pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover a capacitação digital de centenas de milhar de adultos em Portugal até ao final de 2023 através do desenvolvimento de uma rede de voluntários apoiados em Centros EUSOUDIGITAL.
Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-dia permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação e tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes socias, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.