A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira é já um Centro EUSOUDIGITAL ativo, pronto para receber alunos e mentores. O centro surge na sequência da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ter-se tornado Entidade Parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL, cujo Memorando de Entendimento foi assinado, no passado dia 24 de outubro, no ISCTE, em Lisboa, pela Vereadora Sónia Guerreiro. O objetivo é colaborar ativamente na construção de um Portugal mais inclusivo, participativo e competitivo.
Mais do que um espaço de aquisição de competências digitais, o Centro será um local de partilha de experiências entre gerações e um promotor local das atividades do EUSOUDIGITAL. Através da designação de um coordenar para acompanhar a implementação do programa no Município, para além da cedência do espaço para as ações de capacitação e formação, serão dinamizadas parcerias entre Associações e Entidades Parceiras Locais para o desenvolvimento de iniciativas EUSOUDIGITAL e realizadas ações de formação junto de voluntários/mentores.
As formações individuais deverão arrancar no mês de dezembro e as inscrições já estão abertas. Os interessados em participar, como formandos ou como mentores, poderão fazer a sua inscrição na plataforma www.eusoudigital.pt, presencialmente na Biblioteca Municipal ou através do telefone 251 708 024.
A capacitação dos inscritos versará depois sobre temáticas como a criação de uma conta de email, a definição de uma password segura, o envio e receção de emails, a criação de um perfil nas redes sociais, a distinção entre um perfil falso e um verdadeiro, a utilização do WhatsApp para envio de mensagens e videochamadas, a navegação base na internet, a introdução aos motores de pesquisa, o acesso ao portal das finanças e outros serviços públicos, entre outros.
PROGRAMA EUSOUDIGITAL
O Programa EUSOUDIGITAL é uma iniciativa promovida pelo MUDA e pela Estrutura de Missão Portugal Digital, cofinanciado pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Portugal2020 e pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover a capacitação digital de centenas de milhar de adultos em Portugal até ao final de 2023 através do desenvolvimento de uma rede de voluntários apoiados em Centros EUSOUDIGITAL.
Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-dia permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação e tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes socias, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve mais quatro indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa internacional ligada a furtos qualificados, associação criminosa e falsificação de documentos, no âmbito da investigação ao furto ocorrido numa ourivesaria de Ponte de Lima.