A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira é já um Centro EUSOUDIGITAL ativo, pronto para receber alunos e mentores. O centro surge na sequência da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ter-se tornado Entidade Parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL, cujo Memorando de Entendimento foi assinado, no passado dia 24 de outubro, no ISCTE, em Lisboa, pela Vereadora Sónia Guerreiro. O objetivo é colaborar ativamente na construção de um Portugal mais inclusivo, participativo e competitivo.
Mais do que um espaço de aquisição de competências digitais, o Centro será um local de partilha de experiências entre gerações e um promotor local das atividades do EUSOUDIGITAL. Através da designação de um coordenar para acompanhar a implementação do programa no Município, para além da cedência do espaço para as ações de capacitação e formação, serão dinamizadas parcerias entre Associações e Entidades Parceiras Locais para o desenvolvimento de iniciativas EUSOUDIGITAL e realizadas ações de formação junto de voluntários/mentores.
As formações individuais deverão arrancar no mês de dezembro e as inscrições já estão abertas. Os interessados em participar, como formandos ou como mentores, poderão fazer a sua inscrição na plataforma www.eusoudigital.pt, presencialmente na Biblioteca Municipal ou através do telefone 251 708 024.
A capacitação dos inscritos versará depois sobre temáticas como a criação de uma conta de email, a definição de uma password segura, o envio e receção de emails, a criação de um perfil nas redes sociais, a distinção entre um perfil falso e um verdadeiro, a utilização do WhatsApp para envio de mensagens e videochamadas, a navegação base na internet, a introdução aos motores de pesquisa, o acesso ao portal das finanças e outros serviços públicos, entre outros.
PROGRAMA EUSOUDIGITAL
O Programa EUSOUDIGITAL é uma iniciativa promovida pelo MUDA e pela Estrutura de Missão Portugal Digital, cofinanciado pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Portugal2020 e pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover a capacitação digital de centenas de milhar de adultos em Portugal até ao final de 2023 através do desenvolvimento de uma rede de voluntários apoiados em Centros EUSOUDIGITAL.
Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-dia permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação e tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes socias, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.