A adaptação do território transfronteiriço às alterações climáticas e a promoção transfronteiriça da igualdade são os dois projetos que a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai implementar até 2026, num investimento de cerca de 900 mil euros.
Cofinanciados em 75% pelo Feder, através do POCTEP, dando cumprimento ao processo participativo da Agenda Urbana Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030, o primeiro projeto, de maior impacto social e financeiro (700 mil euros), visa a implementação de uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas. Neste caso, através da valorização dos ecossistemas e dos recursos comuns, na cooperação institucional transfronteiriça e no envolvimento dos atores locais.
O objetivo é alavancar uma relação urbano-rural positiva, catalisadora de uma transformação dos hábitos de consumo, baseada na proximidade, nos recursos endógenos, no controlo das espécies invasoras e na economia circular. Entre as várias ações, está prevista a elaboração de um projeto piloto de monitorização da qualidade ambiental, um estudo sobre prevenção de inundações e afetação dos recursos hídricos para atividade agrária, e um projeto piloto de serviço de economia circular.
Com o segundo projeto aprovado (200 mil euros), enquadrado na Rede de Governança do Rio Minho Transfronteiriço do AECT Rio Minho, a Eurocidade Cerveira-Tomiño propõe-se a desenvolver uma ação piloto de caráter transfronteiriço conducente à promoção transfronteiriça da igualdade, conciliação da vida laboral, familiar e pessoal.
Com a organização de workshops, de diferentes ações culturais de sensibilização social e de umas jornadas de partilha de boas práticas, pretende-se sensibilizar os jovens e o tecido empresarial e institucional para a necessidade de implementar medidas promotoras da igualdade, de não discriminação e de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.