A adaptação do território transfronteiriço às alterações climáticas e a promoção transfronteiriça da igualdade são os dois projetos que a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai implementar até 2026, num investimento de cerca de 900 mil euros.
Cofinanciados em 75% pelo Feder, através do POCTEP, dando cumprimento ao processo participativo da Agenda Urbana Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030, o primeiro projeto, de maior impacto social e financeiro (700 mil euros), visa a implementação de uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas. Neste caso, através da valorização dos ecossistemas e dos recursos comuns, na cooperação institucional transfronteiriça e no envolvimento dos atores locais.
O objetivo é alavancar uma relação urbano-rural positiva, catalisadora de uma transformação dos hábitos de consumo, baseada na proximidade, nos recursos endógenos, no controlo das espécies invasoras e na economia circular. Entre as várias ações, está prevista a elaboração de um projeto piloto de monitorização da qualidade ambiental, um estudo sobre prevenção de inundações e afetação dos recursos hídricos para atividade agrária, e um projeto piloto de serviço de economia circular.
Com o segundo projeto aprovado (200 mil euros), enquadrado na Rede de Governança do Rio Minho Transfronteiriço do AECT Rio Minho, a Eurocidade Cerveira-Tomiño propõe-se a desenvolver uma ação piloto de caráter transfronteiriço conducente à promoção transfronteiriça da igualdade, conciliação da vida laboral, familiar e pessoal.
Com a organização de workshops, de diferentes ações culturais de sensibilização social e de umas jornadas de partilha de boas práticas, pretende-se sensibilizar os jovens e o tecido empresarial e institucional para a necessidade de implementar medidas promotoras da igualdade, de não discriminação e de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.