A adaptação do território transfronteiriço às alterações climáticas e a promoção transfronteiriça da igualdade são os dois projetos que a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai implementar até 2026, num investimento de cerca de 900 mil euros.
Cofinanciados em 75% pelo Feder, através do POCTEP, dando cumprimento ao processo participativo da Agenda Urbana Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030, o primeiro projeto, de maior impacto social e financeiro (700 mil euros), visa a implementação de uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas. Neste caso, através da valorização dos ecossistemas e dos recursos comuns, na cooperação institucional transfronteiriça e no envolvimento dos atores locais.
O objetivo é alavancar uma relação urbano-rural positiva, catalisadora de uma transformação dos hábitos de consumo, baseada na proximidade, nos recursos endógenos, no controlo das espécies invasoras e na economia circular. Entre as várias ações, está prevista a elaboração de um projeto piloto de monitorização da qualidade ambiental, um estudo sobre prevenção de inundações e afetação dos recursos hídricos para atividade agrária, e um projeto piloto de serviço de economia circular.
Com o segundo projeto aprovado (200 mil euros), enquadrado na Rede de Governança do Rio Minho Transfronteiriço do AECT Rio Minho, a Eurocidade Cerveira-Tomiño propõe-se a desenvolver uma ação piloto de caráter transfronteiriço conducente à promoção transfronteiriça da igualdade, conciliação da vida laboral, familiar e pessoal.
Com a organização de workshops, de diferentes ações culturais de sensibilização social e de umas jornadas de partilha de boas práticas, pretende-se sensibilizar os jovens e o tecido empresarial e institucional para a necessidade de implementar medidas promotoras da igualdade, de não discriminação e de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.