É já no dia 7 de abril que arranca mais uma edição do "Cerveira Saudável'24", em Vila Nova de Cerveira. Uma iniciativa que pretende promover a prática do exercício físico e a transformação de hábitos de consumo. No total de sete caminhadas, cinco culminam com a degustação de produtos endógenos. As inscrições são gratuitas (há exceção de uma), mas obrigatórias.
Implementado há mais de uma década, a iniciativa enquandra-se no objetivo do projeto ADAPT da Eurocidade Cerveira-Tomiño de definir uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas.
“A grande procura e afluência das atividades propostas corroboram o sucesso e a continuidade deste programa em prol do bem-estar físico e mental. Temos vindo a introduzir novos fatores de interesse, de modo a surpreender os participantes, muitos dos quais repetentes, ano após ano”, afirmou Carla Segadães, vereadora do Município de Vila Nova de Cerveira com os pelouros da Ação Social e Desporto.
A edição de 2024 assume “uma preocupação com as alterações climáticas e o papel que cada um pode desempenhar na sustentabilidade ambiental, começando pela promoção da economia circular”, garantiu.
O arranque do “Cerveira Saudável’24” está agendado para o dia 7 de abril, Dia Internacional dos Moinhos, com o Trilho dos Moinhos da Gávea, em Reboreda, e degustação de produtos derivados de milho; segue-se a 21 de abril uma visita a Cossourado, com a degustação de mel e dos seus derivados, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos.
A edição 2024 propõe ainda percorrer o Caminho de Santigo em contínuo e não por etapas. Assim, de 25 de abril a 1 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira desafia a percorrer o Caminho de Nossa Senhora do Norte com a Variante Espiritual, com um limite de 20 participantes. A 11 de maio está prevista a divulgação do futuro Albergue de Loivo, com degustação de fruta da época, enquadrado no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago.
Com um interregno nos meses de verão – junho, julho e agosto -, a programação do ‘Cerveira Saudável’24 regressa a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, com a Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, sendo a única atividade com inscrição paga, num valor simbólico de cinco euros, a reverter na totalidade para aquela entidade.
Em outubro, no Dia do Peregrino (13), é sugerida uma Caminhada pelo troço do Caminho de Santiago de Dem (Caminha) a Tomiño (Galiza), com degustação de fruta da época. A edição 2024 termina em novembro, dia 10, com o Trilho do Magusto, em Covas, com degustação de caldo verde e castanhas.
Cada atividade já tem definidos horários e pontos de encontro, devendo os interessados preencher o formulário geral de inscrição, aqui.
A inscrição para a atividade do Caminho de Santiago, de 25 de abril a 1 de maio, tem um formulário próprio, aqui.
O programa “Cerveira Saudável” enquadra-se na operação 0177_EUROCIDADE_CT_ADAPT, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP, tendo como parceiros o Clube Celtas do Minho, o Citius Fit e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande Prémio do Festival.
Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é o convidado de honra para a abertura oficial da XVII Feira do Cavalo de Ponte de Lima.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.