É já no dia 7 de abril que arranca mais uma edição do "Cerveira Saudável'24", em Vila Nova de Cerveira. Uma iniciativa que pretende promover a prática do exercício físico e a transformação de hábitos de consumo. No total de sete caminhadas, cinco culminam com a degustação de produtos endógenos. As inscrições são gratuitas (há exceção de uma), mas obrigatórias.
Implementado há mais de uma década, a iniciativa enquandra-se no objetivo do projeto ADAPT da Eurocidade Cerveira-Tomiño de definir uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas.
“A grande procura e afluência das atividades propostas corroboram o sucesso e a continuidade deste programa em prol do bem-estar físico e mental. Temos vindo a introduzir novos fatores de interesse, de modo a surpreender os participantes, muitos dos quais repetentes, ano após ano”, afirmou Carla Segadães, vereadora do Município de Vila Nova de Cerveira com os pelouros da Ação Social e Desporto.
A edição de 2024 assume “uma preocupação com as alterações climáticas e o papel que cada um pode desempenhar na sustentabilidade ambiental, começando pela promoção da economia circular”, garantiu.
O arranque do “Cerveira Saudável’24” está agendado para o dia 7 de abril, Dia Internacional dos Moinhos, com o Trilho dos Moinhos da Gávea, em Reboreda, e degustação de produtos derivados de milho; segue-se a 21 de abril uma visita a Cossourado, com a degustação de mel e dos seus derivados, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos.
A edição 2024 propõe ainda percorrer o Caminho de Santigo em contínuo e não por etapas. Assim, de 25 de abril a 1 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira desafia a percorrer o Caminho de Nossa Senhora do Norte com a Variante Espiritual, com um limite de 20 participantes. A 11 de maio está prevista a divulgação do futuro Albergue de Loivo, com degustação de fruta da época, enquadrado no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago.
Com um interregno nos meses de verão – junho, julho e agosto -, a programação do ‘Cerveira Saudável’24 regressa a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, com a Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, sendo a única atividade com inscrição paga, num valor simbólico de cinco euros, a reverter na totalidade para aquela entidade.
Em outubro, no Dia do Peregrino (13), é sugerida uma Caminhada pelo troço do Caminho de Santiago de Dem (Caminha) a Tomiño (Galiza), com degustação de fruta da época. A edição 2024 termina em novembro, dia 10, com o Trilho do Magusto, em Covas, com degustação de caldo verde e castanhas.
Cada atividade já tem definidos horários e pontos de encontro, devendo os interessados preencher o formulário geral de inscrição, aqui.
A inscrição para a atividade do Caminho de Santiago, de 25 de abril a 1 de maio, tem um formulário próprio, aqui.
O programa “Cerveira Saudável” enquadra-se na operação 0177_EUROCIDADE_CT_ADAPT, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP, tendo como parceiros o Clube Celtas do Minho, o Citius Fit e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.