Vila Nova de Cerveira regista um desempenho notável no setor exportador, ao alcançar um crescimento de 10,9% nas exportações de bens durante o primeiro trimestre de 2025, face ao período homólogo de 2024.
O dado é avançado no mais recente relatório ‘Norte Conjuntura’, publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que analisa a evolução da economia na região.
Com este desempenho, o concelho de Vila Nova de Cerveira posiciona-se entre os 20 municípios mais exportadores da Região Norte (de um total de 86 municípios e 1426 freguesias), ocupando a 17.ª posição numa lista liderada por Vila Nova de Famalicão e Braga. Cerveira integra ainda um restrito grupo de seis municípios minhotos destacados pelo seu dinamismo exportador, ao lado de Guimarães, Viana do Castelo, Barcelos, Famalicão e Braga.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “este resultado confirma que o concelho de Vila Nova de Cerveira está cada vez mais preparado para competir e vingar nos mercados internacionais. É o reflexo do esforço das nossas empresas, da inovação nos processos produtivos e da aposta em produtos de valor acrescentado”. Rui Teixeira sublinha que “estes indicadores reforçam a confiança no futuro. Cerveira é hoje sinónimo de dinamismo económico, qualidade industrial e visão estratégica, pelo que a Câmara Municipal continuará a apoiar o tecido empresarial local, criando condições para o seu crescimento sustentável e para a atração de novos investimentos”. E acrescenta: “Este crescimento consolida o papel de Vila Nova de Cerveira como um agente estratégico na economia do Alto Minho e da Região Norte, refletindo a capacidade competitiva e a crescente projeção internacional das empresas do concelho”.
Após um ano de 2024 marcado por variações negativas, o arranque de 2025 revela uma trajetória ascendente nas exportações do concelho: 6,0% em janeiro, 8,9% em fevereiro e 17,6% em março, perfazendo uma média trimestral de 10,9%.
Este desempenho ganha ainda mais relevo ao ser comparado com os valores regionais e nacionais. Enquanto a região Norte cresceu apenas 1,3% no mesmo período (abaixo dos 1,6% do trimestre anterior), a sub-região do Alto Minho – onde Cerveira se insere – registou um crescimento de 2,4%. A nível nacional, o aumento foi de 7,5%, impulsionado sobretudo pelo setor farmacêutico.
No ano em que chega à 34ª edição, o Festival de Jazz de Viana do Castelo reinventa-se, adapta-se às novas realidades e ganha o nome de “Viana Jazz”. Com o propósito de ser um festival de toda a cidade, o evento acontece na Praça da Erva, no Teatro Municipal Sá de Miranda e no Parque Ecológico Urbano, de 23 a 27 de julho.
Vila Nova de Cerveira regista um desempenho notável no setor exportador, ao alcançar um crescimento de 10,9% nas exportações de bens durante o primeiro trimestre de 2025, face ao período homólogo de 2024.
José Flores, de 60 anos, técnico industrial, é o candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Viana do Castelo, tendo como prioridades a mobilidade, a habitação e a cultura.
A PSP e a Deco alertam para o crescimento do fenómeno do “spoofing”, técnica usada em burlas informáticas que falsifica números de telefone para enganar as vítimas, e pedem reforço da proteção legal e maior consciencialização dos consumidores.
A 27ª edição da Arte na Leira já abriu portas. A "receber-nos", logo à entrada, um trabalho imponente, e não é só por ser de grandes dimensões: Trata-se de uma intervenção artística do pintor Mário Rocha, numa "tela" muito especial, uma velha porta da estação de caminho de ferro.
D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, anunciou, na sexta-feira, as nomeações de alguns padres da diocese alto minhota para o ano pastoral 2025/2026.
Foi inaugurado, no sábado, o novo relvado sintético do Estádio Dr. José Alpuim Sobrinho em Vila Nova de Anha. Um projeto promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Anha (ADCA), em colaboração com a Junta de Freguesia local e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).