O Município de Vila Nova de Cerveira volta a afirmar-se como um exemplo de excelência na participação em projetos europeus centrados nas pessoas e no bem-estar da população. A autarquia integra agora o consórcio internacional do projeto ACTAge – Ageing Communities Together, recentemente aprovado pelo programa INTERREG Europe.
Com o objetivo de transformar os cuidados dirigidos à população sénior, o ACTAge promove o envelhecimento ativo e saudável através de políticas públicas integradas e espaços multidisciplinares. O projeto adota uma abordagem centrada nos direitos e na dignidade dos cidadãos mais velhos, abandonando o tradicional modelo baseado apenas em necessidades. A meta é clara: garantir igualdade de oportunidades, criar comunidades inclusivas e fomentar a resiliência social.
Para Vila Nova de Cerveira, esta participação representa um passo estratégico na criação de políticas e iniciativas locais que valorizam os cidadãos seniores, contribuindo para reduzir a pressão sobre os serviços de saúde, melhorar a qualidade de vida e posicionar o concelho como um polo de inovação social e referência no envelhecimento ativo a nível europeu. “Este é mais um projeto que comprova a visão de Vila Nova de Cerveira: ser um território que valoriza as pessoas, antecipa os desafios demográficos e aposta em soluções europeias para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
Como parceiro português neste consórcio, Vila Nova de Cerveira junta-se a entidades de referência europeia, como a Direção-Geral dos Idosos e Participação Ativa do Governo das Canárias (Espanha), o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (Roménia), a Finpiemonte (Itália), a Agência Europeia do Fundo Social (Lituânia), entre outras organizações de países como Bélgica, Suécia, Países Baixos, Hungria e Macedónia do Norte.
O projeto representa um investimento total de 160 mil euros para Vila Nova de Cerveira, cofinanciado em 80% pelo programa INTERREG Europe, permitindo ao município reforçar práticas inovadoras orientadas para o bem-estar dos cidadãos seniores.
Inspirado no conceito de Saúde Positiva, desenvolvido pelo Instituto de Saúde Positiva dos Países Baixos, o ACTAge compreende a saúde de forma holística, incluindo dimensões físicas, emocionais e sociais. Fatores como resiliência, sentido de propósito, autogestão e bem-estar são centrais na implementação das ações previstas, que incluem também Contratos de Resultados Sociais, assegurando que o financiamento está diretamente associado a resultados mensuráveis.
A mudança na estrutura da SAD do SC Vianense levou a que fossem tomadas algumas medidas para o futuro do clube centenário. A Viana TV sabe que o símbolo original vai voltar já esta época ao peito dos atletas de todas as equipas.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, formalizaram na terça-feira o contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade que ligará o Porto (Campanhã) a Oiã.
Cerca de 150 habitantes de quatro aldeias de Ponte da Barca foram retiradas das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagra, desde sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O Grupo Etnográfico de Castelo de Neiva foi convidado a participar na XXXII edição do Europäisches Folklore Festival, em Hamburgo, Alemanha. O festival decorre até 2 de agosto, na cidade de Neustadt.
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".