Sendo os problemas de desenvolvimento das crianças um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, a identificação precoce destas situações é crucial para garantir o apoio necessário o mais cedo possível. Refletir a temática e apresentar projetos inclusivos existentes é o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com a dinamização da ação de capacitação "Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce", agendada para 10 de maio, no Fórum Cultural de Cerveira. Participação gratuita, sujeita a inscrição online.
Para a Vereadora da Ação Social, “falar abertamente sobre os problemas de desenvolvimento é um passo fundamental para quebrar barreiras, combater o estigma e garantir que nenhuma criança fique sem o apoio que merece”. Carla Segadães sublinha que “tem sido percorrido um longo caminho com a implementação de projetos e a existência de organismos específicos, mas é crucial a união de esforços, a partilha de conhecimento e valorização da intervenção precoce, através da criação de uma rede de cuidados acessível, informada e eficaz, pois minimiza os impactos a longo prazo e maximiza o potencial de cada criança”.
Em estreita parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, a APPACDM de Viana do Castelo, a ULSAM, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a equipa ELI e as Associações de Pais, esta ação pretende capacitar os educadores, familiares e profissionais de intervenção comunitária sobre o espectro do autismo, as suas características e estratégias de ensino inclusivo, bem como sensibilizar para a importância de programas que promovam a interação entre alunos com transtorno de espectro de autismo (TEA) ou outros problemas de desenvolvimento e crianças com desenvolvimento dentro dos parâmetros considerados normais, favorecendo a empatia e a compreensão.
A abordagem integrada entre profissionais de saúde, técnicos de saúde e áreas sociais, juntamente com a participação ativa da família e da comunidade escolar, é fundamental para apoiar cidadãos com problemas de desenvolvimento. Assim, o programa desta ação sobre o “Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce” integra, no período da manhã, intervenções relacionadas com a “Perspetiva da Família”, com intervenção de Sandra Pires, seguindo-se os “Sinais de Alerta” com Luciana Abelha, Médica e Interna de Formação Específica de Pediatria da ULSAM. Há também um painel dedicado à apresentação de trabalhos em curso e no terreno, nomeadamente da ELI – Equipa Local de Intervenção, pela Dr.ª Carla Sá, e da EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, pela Professora Ana Mina.
No período da tarde abordam-se os “Problemas de Linguagem” com a Doutora Marta Pinto, Professora na Escola Superior de Saúde do Porto; “O Autismo” com a Doutora Noémia Coleta, Doutorada em Ciências da Educação na área da Comunicação do Autismo; encerrando-se com uma sessão aberta a questões.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/vFupAzJqejAxdkW78
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.