Sendo os problemas de desenvolvimento das crianças um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, a identificação precoce destas situações é crucial para garantir o apoio necessário o mais cedo possível. Refletir a temática e apresentar projetos inclusivos existentes é o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com a dinamização da ação de capacitação "Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce", agendada para 10 de maio, no Fórum Cultural de Cerveira. Participação gratuita, sujeita a inscrição online.
Para a Vereadora da Ação Social, “falar abertamente sobre os problemas de desenvolvimento é um passo fundamental para quebrar barreiras, combater o estigma e garantir que nenhuma criança fique sem o apoio que merece”. Carla Segadães sublinha que “tem sido percorrido um longo caminho com a implementação de projetos e a existência de organismos específicos, mas é crucial a união de esforços, a partilha de conhecimento e valorização da intervenção precoce, através da criação de uma rede de cuidados acessível, informada e eficaz, pois minimiza os impactos a longo prazo e maximiza o potencial de cada criança”.
Em estreita parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, a APPACDM de Viana do Castelo, a ULSAM, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a equipa ELI e as Associações de Pais, esta ação pretende capacitar os educadores, familiares e profissionais de intervenção comunitária sobre o espectro do autismo, as suas características e estratégias de ensino inclusivo, bem como sensibilizar para a importância de programas que promovam a interação entre alunos com transtorno de espectro de autismo (TEA) ou outros problemas de desenvolvimento e crianças com desenvolvimento dentro dos parâmetros considerados normais, favorecendo a empatia e a compreensão.
A abordagem integrada entre profissionais de saúde, técnicos de saúde e áreas sociais, juntamente com a participação ativa da família e da comunidade escolar, é fundamental para apoiar cidadãos com problemas de desenvolvimento. Assim, o programa desta ação sobre o “Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce” integra, no período da manhã, intervenções relacionadas com a “Perspetiva da Família”, com intervenção de Sandra Pires, seguindo-se os “Sinais de Alerta” com Luciana Abelha, Médica e Interna de Formação Específica de Pediatria da ULSAM. Há também um painel dedicado à apresentação de trabalhos em curso e no terreno, nomeadamente da ELI – Equipa Local de Intervenção, pela Dr.ª Carla Sá, e da EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, pela Professora Ana Mina.
No período da tarde abordam-se os “Problemas de Linguagem” com a Doutora Marta Pinto, Professora na Escola Superior de Saúde do Porto; “O Autismo” com a Doutora Noémia Coleta, Doutorada em Ciências da Educação na área da Comunicação do Autismo; encerrando-se com uma sessão aberta a questões.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/vFupAzJqejAxdkW78
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.