Sendo os problemas de desenvolvimento das crianças um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, a identificação precoce destas situações é crucial para garantir o apoio necessário o mais cedo possível. Refletir a temática e apresentar projetos inclusivos existentes é o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com a dinamização da ação de capacitação "Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce", agendada para 10 de maio, no Fórum Cultural de Cerveira. Participação gratuita, sujeita a inscrição online.
Para a Vereadora da Ação Social, “falar abertamente sobre os problemas de desenvolvimento é um passo fundamental para quebrar barreiras, combater o estigma e garantir que nenhuma criança fique sem o apoio que merece”. Carla Segadães sublinha que “tem sido percorrido um longo caminho com a implementação de projetos e a existência de organismos específicos, mas é crucial a união de esforços, a partilha de conhecimento e valorização da intervenção precoce, através da criação de uma rede de cuidados acessível, informada e eficaz, pois minimiza os impactos a longo prazo e maximiza o potencial de cada criança”.
Em estreita parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, a APPACDM de Viana do Castelo, a ULSAM, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a equipa ELI e as Associações de Pais, esta ação pretende capacitar os educadores, familiares e profissionais de intervenção comunitária sobre o espectro do autismo, as suas características e estratégias de ensino inclusivo, bem como sensibilizar para a importância de programas que promovam a interação entre alunos com transtorno de espectro de autismo (TEA) ou outros problemas de desenvolvimento e crianças com desenvolvimento dentro dos parâmetros considerados normais, favorecendo a empatia e a compreensão.
A abordagem integrada entre profissionais de saúde, técnicos de saúde e áreas sociais, juntamente com a participação ativa da família e da comunidade escolar, é fundamental para apoiar cidadãos com problemas de desenvolvimento. Assim, o programa desta ação sobre o “Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce” integra, no período da manhã, intervenções relacionadas com a “Perspetiva da Família”, com intervenção de Sandra Pires, seguindo-se os “Sinais de Alerta” com Luciana Abelha, Médica e Interna de Formação Específica de Pediatria da ULSAM. Há também um painel dedicado à apresentação de trabalhos em curso e no terreno, nomeadamente da ELI – Equipa Local de Intervenção, pela Dr.ª Carla Sá, e da EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, pela Professora Ana Mina.
No período da tarde abordam-se os “Problemas de Linguagem” com a Doutora Marta Pinto, Professora na Escola Superior de Saúde do Porto; “O Autismo” com a Doutora Noémia Coleta, Doutorada em Ciências da Educação na área da Comunicação do Autismo; encerrando-se com uma sessão aberta a questões.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/vFupAzJqejAxdkW78
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.