Sendo os problemas de desenvolvimento das crianças um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, a identificação precoce destas situações é crucial para garantir o apoio necessário o mais cedo possível. Refletir a temática e apresentar projetos inclusivos existentes é o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com a dinamização da ação de capacitação "Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce", agendada para 10 de maio, no Fórum Cultural de Cerveira. Participação gratuita, sujeita a inscrição online.
Para a Vereadora da Ação Social, “falar abertamente sobre os problemas de desenvolvimento é um passo fundamental para quebrar barreiras, combater o estigma e garantir que nenhuma criança fique sem o apoio que merece”. Carla Segadães sublinha que “tem sido percorrido um longo caminho com a implementação de projetos e a existência de organismos específicos, mas é crucial a união de esforços, a partilha de conhecimento e valorização da intervenção precoce, através da criação de uma rede de cuidados acessível, informada e eficaz, pois minimiza os impactos a longo prazo e maximiza o potencial de cada criança”.
Em estreita parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, a APPACDM de Viana do Castelo, a ULSAM, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a equipa ELI e as Associações de Pais, esta ação pretende capacitar os educadores, familiares e profissionais de intervenção comunitária sobre o espectro do autismo, as suas características e estratégias de ensino inclusivo, bem como sensibilizar para a importância de programas que promovam a interação entre alunos com transtorno de espectro de autismo (TEA) ou outros problemas de desenvolvimento e crianças com desenvolvimento dentro dos parâmetros considerados normais, favorecendo a empatia e a compreensão.
A abordagem integrada entre profissionais de saúde, técnicos de saúde e áreas sociais, juntamente com a participação ativa da família e da comunidade escolar, é fundamental para apoiar cidadãos com problemas de desenvolvimento. Assim, o programa desta ação sobre o “Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce” integra, no período da manhã, intervenções relacionadas com a “Perspetiva da Família”, com intervenção de Sandra Pires, seguindo-se os “Sinais de Alerta” com Luciana Abelha, Médica e Interna de Formação Específica de Pediatria da ULSAM. Há também um painel dedicado à apresentação de trabalhos em curso e no terreno, nomeadamente da ELI – Equipa Local de Intervenção, pela Dr.ª Carla Sá, e da EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, pela Professora Ana Mina.
No período da tarde abordam-se os “Problemas de Linguagem” com a Doutora Marta Pinto, Professora na Escola Superior de Saúde do Porto; “O Autismo” com a Doutora Noémia Coleta, Doutorada em Ciências da Educação na área da Comunicação do Autismo; encerrando-se com uma sessão aberta a questões.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/vFupAzJqejAxdkW78
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.