Sendo os problemas de desenvolvimento das crianças um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, a identificação precoce destas situações é crucial para garantir o apoio necessário o mais cedo possível. Refletir a temática e apresentar projetos inclusivos existentes é o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira com a dinamização da ação de capacitação "Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce", agendada para 10 de maio, no Fórum Cultural de Cerveira. Participação gratuita, sujeita a inscrição online.
Para a Vereadora da Ação Social, “falar abertamente sobre os problemas de desenvolvimento é um passo fundamental para quebrar barreiras, combater o estigma e garantir que nenhuma criança fique sem o apoio que merece”. Carla Segadães sublinha que “tem sido percorrido um longo caminho com a implementação de projetos e a existência de organismos específicos, mas é crucial a união de esforços, a partilha de conhecimento e valorização da intervenção precoce, através da criação de uma rede de cuidados acessível, informada e eficaz, pois minimiza os impactos a longo prazo e maximiza o potencial de cada criança”.
Em estreita parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, a APPACDM de Viana do Castelo, a ULSAM, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a equipa ELI e as Associações de Pais, esta ação pretende capacitar os educadores, familiares e profissionais de intervenção comunitária sobre o espectro do autismo, as suas características e estratégias de ensino inclusivo, bem como sensibilizar para a importância de programas que promovam a interação entre alunos com transtorno de espectro de autismo (TEA) ou outros problemas de desenvolvimento e crianças com desenvolvimento dentro dos parâmetros considerados normais, favorecendo a empatia e a compreensão.
A abordagem integrada entre profissionais de saúde, técnicos de saúde e áreas sociais, juntamente com a participação ativa da família e da comunidade escolar, é fundamental para apoiar cidadãos com problemas de desenvolvimento. Assim, o programa desta ação sobre o “Cidadão com Problemas de Desenvolvimento – Diagnóstico e Intervenção Precoce” integra, no período da manhã, intervenções relacionadas com a “Perspetiva da Família”, com intervenção de Sandra Pires, seguindo-se os “Sinais de Alerta” com Luciana Abelha, Médica e Interna de Formação Específica de Pediatria da ULSAM. Há também um painel dedicado à apresentação de trabalhos em curso e no terreno, nomeadamente da ELI – Equipa Local de Intervenção, pela Dr.ª Carla Sá, e da EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, pela Professora Ana Mina.
No período da tarde abordam-se os “Problemas de Linguagem” com a Doutora Marta Pinto, Professora na Escola Superior de Saúde do Porto; “O Autismo” com a Doutora Noémia Coleta, Doutorada em Ciências da Educação na área da Comunicação do Autismo; encerrando-se com uma sessão aberta a questões.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/vFupAzJqejAxdkW78
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.