Logo
Regional

Cerveira quer solução urgente para castelo fechado e concessionado para hotel

20 Junho, 2024 | 10:48
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara de Vila Nova de Cerveira pediu uma “solução urgente” para o castelo do concelho, encerrado desde 2008 e entretanto alvo de uma concessão que prevê a reconversão em hotel, com prazos de execução já ultrapassados.

Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Cerveira lembra que existe uma “concessão ao abrigo do Programa REVIVE e, segundo o contrato assinado em 2019, os prazos para execução já foram ultrapassados, pelo que deve ser encontrada uma solução urgente para o encerramento de portas do Monumento Nacional”.

“O castelo de Cerveira, ex-libris do concelho, não pode continuar de portas fechadas. O objetivo do município é devolver o castelo aos cerveirenses e a importância desse património para a economia e o turismo de Cerveira e da região”, afirma o presidente da câmara, Rui Teixeira, citado no comunicado a propósito de uma reunião com o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins.

O autarca lembrou que “esse propósito está a ser analisado e debatido, no âmbito do projeto europeu ARCHETHICS, através do qual a autarquia, em parceria com o Grupo de Ação Local, está a desenvolver uma Estratégia Integrada de Revitalização Económica, Social e Cultural para o Castelo de Cerveira”.

Rui Teixeira manifestou a 10 de novembro de 2023 a intenção de reverter a concessão do castelo que prevê a reconversão em hotel, procurando através de um projeto europeu novas soluções para o futuro do imóvel do XIII.

Em outubro de 2019, a secretaria de Estado do Turismo anunciou a reabertura, em 2021, do castelo de Vila Nova de Cerveira transformado em hotel de quatro estrelas, num investimento estimado em cerca de três milhões de euros.

Na altura, em comunicado, a secretaria de Estado do Turismo explicou que a intervenção no imóvel foi adjudicada à empresa Eurico da Fonseca, a mesma que desenvolveu o projeto do Palácio de São Bento da Vitória, no Porto, vencedora o concurso do programa governamental Revive.

Passados dois anos, o autarca socialista Rui Teixeira realçou que a intervenção ainda não começou e que “está a terminar o prazo para o seu início”.

Estou confiante na reversão da concessão. Espero no início de 2024 concretizar esse objetivo”, afirmou.

Em causa está o castelo com origens no século XIII, mandado construir pelo rei Dom Dinis, classificado como monumento nacional e onde, até finais de 2008, funcionou a pousada com o mesmo nome.

Enquanto Pousada de Portugal, integrava o grupo Pestana, que a encerrou a pretexto de obras de reabilitação.

Desde então, os sucessivos executivos municipais têm tentado ultrapassar o impasse face a várias manifestações de interesse de promotores privados e como forma também de travar o estado de degradação do imóvel com mais de 700 anos de história.

“Quando foi assinado o contrato de concessão, em dezembro de 2019, o investidor tinha dois anos para iniciar a intervenção. Em 2021, o prazo foi prorrogado por mais dois anos e não foi iniciada”, explicou Rui Teixeira.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.

Desporto 27 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Grande Prémio do Júri na Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”

A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.