Com uma visão assertiva sobre a importância do alojamento local e da hotelaria para a diversificação turística e fortalecimento da economia local, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira propõe uma segunda reunião com os vários agentes do setor com negócio no concelho, agendada para o próximo sábado, 8 de fevereiro.
Além de continuar a recolher preocupações partilhadas, o objetivo passa por implementar algumas ferramentas de trabalho, nomeadamente no que respeita à capacitação histórico-cultural de Cerveira.
Durante o primeiro encontro, realizado em novembro, quase meia centena de empresários afetos ao alojamento local comungou a necessidade de se realizar um diagnóstico da situação presente e para o futuro, ambicionando por soluções de melhoria equilibrada para moradores, turistas e empresários desta área fundamental de promoção turística. Desde logo, decidiu-se pelo alargamento desta plataforma público-privada de colaboração e diálogo à hotelaria instalada no concelho de Vila Nova de Cerveira, de forma a alinhar interesses, discutir desafios e garantir que o turismo seja sustentável e beneficie todos os envolvidos.
Não obstante, e como primeira consequência prática, uma das lacunas mencionadas foi o conhecimento e a transmissão aprofundada da vasta riqueza histórico-cultural do concelho aos turistas, pelo que a segunda reunião vai incidir na capacitação. Conhecer bem a história do concelho vai muito além do simples conhecimento de fatos passados, pois está diretamente ligada à qualidade da experiência turística, à valorização do património cultural e ao fortalecimento da identidade local, ajudando a construir um turismo mais consciente, sustentável e autêntico, beneficiando tanto os turistas quanto a comunidade local.
Aberto a todos os interessados da área de negócio, a segunda reunião entre autarquia e empresários de alojamento local e hotelaria está agendada para este sábado, 8 de fevereiro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.
De sublinhar que Vila Nova de Cerveira tem cerca de 120 alojamentos locais registados no Turismo de Portugal, uma Pousada de Juventude, quatro hotéis, dois parques de campismo e algum turismo de habitação.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.