Com uma visão assertiva sobre a importância do alojamento local e da hotelaria para a diversificação turística e fortalecimento da economia local, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira propõe uma segunda reunião com os vários agentes do setor com negócio no concelho, agendada para o próximo sábado, 8 de fevereiro.
Além de continuar a recolher preocupações partilhadas, o objetivo passa por implementar algumas ferramentas de trabalho, nomeadamente no que respeita à capacitação histórico-cultural de Cerveira.
Durante o primeiro encontro, realizado em novembro, quase meia centena de empresários afetos ao alojamento local comungou a necessidade de se realizar um diagnóstico da situação presente e para o futuro, ambicionando por soluções de melhoria equilibrada para moradores, turistas e empresários desta área fundamental de promoção turística. Desde logo, decidiu-se pelo alargamento desta plataforma público-privada de colaboração e diálogo à hotelaria instalada no concelho de Vila Nova de Cerveira, de forma a alinhar interesses, discutir desafios e garantir que o turismo seja sustentável e beneficie todos os envolvidos.
Não obstante, e como primeira consequência prática, uma das lacunas mencionadas foi o conhecimento e a transmissão aprofundada da vasta riqueza histórico-cultural do concelho aos turistas, pelo que a segunda reunião vai incidir na capacitação. Conhecer bem a história do concelho vai muito além do simples conhecimento de fatos passados, pois está diretamente ligada à qualidade da experiência turística, à valorização do património cultural e ao fortalecimento da identidade local, ajudando a construir um turismo mais consciente, sustentável e autêntico, beneficiando tanto os turistas quanto a comunidade local.
Aberto a todos os interessados da área de negócio, a segunda reunião entre autarquia e empresários de alojamento local e hotelaria está agendada para este sábado, 8 de fevereiro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.
De sublinhar que Vila Nova de Cerveira tem cerca de 120 alojamentos locais registados no Turismo de Portugal, uma Pousada de Juventude, quatro hotéis, dois parques de campismo e algum turismo de habitação.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.