Com uma visão assertiva sobre a importância do alojamento local e da hotelaria para a diversificação turística e fortalecimento da economia local, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira propõe uma segunda reunião com os vários agentes do setor com negócio no concelho, agendada para o próximo sábado, 8 de fevereiro.
Além de continuar a recolher preocupações partilhadas, o objetivo passa por implementar algumas ferramentas de trabalho, nomeadamente no que respeita à capacitação histórico-cultural de Cerveira.
Durante o primeiro encontro, realizado em novembro, quase meia centena de empresários afetos ao alojamento local comungou a necessidade de se realizar um diagnóstico da situação presente e para o futuro, ambicionando por soluções de melhoria equilibrada para moradores, turistas e empresários desta área fundamental de promoção turística. Desde logo, decidiu-se pelo alargamento desta plataforma público-privada de colaboração e diálogo à hotelaria instalada no concelho de Vila Nova de Cerveira, de forma a alinhar interesses, discutir desafios e garantir que o turismo seja sustentável e beneficie todos os envolvidos.
Não obstante, e como primeira consequência prática, uma das lacunas mencionadas foi o conhecimento e a transmissão aprofundada da vasta riqueza histórico-cultural do concelho aos turistas, pelo que a segunda reunião vai incidir na capacitação. Conhecer bem a história do concelho vai muito além do simples conhecimento de fatos passados, pois está diretamente ligada à qualidade da experiência turística, à valorização do património cultural e ao fortalecimento da identidade local, ajudando a construir um turismo mais consciente, sustentável e autêntico, beneficiando tanto os turistas quanto a comunidade local.
Aberto a todos os interessados da área de negócio, a segunda reunião entre autarquia e empresários de alojamento local e hotelaria está agendada para este sábado, 8 de fevereiro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.
De sublinhar que Vila Nova de Cerveira tem cerca de 120 alojamentos locais registados no Turismo de Portugal, uma Pousada de Juventude, quatro hotéis, dois parques de campismo e algum turismo de habitação.
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).