Depois do sucesso da "Invasão Viking" de 2022, este ano a Festa da História de Vila Nova de Cerveira convida a viver mais intensamente a "Era Viking". Mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar já podem submeter a sua candidatura, entre 12 e 30 de junho, junto dos serviços culturais da autarquia.
Serão quatro dias de uma viagem memorável aos costumes e hábitos vikings, com mercadores e artesãos a encher as ruas e a demonstrar os seus ofícios, enquanto decorrem encenações teatrais e animação de rua reveladoras de histórias daquele quotidiano.
O objetivo do executivo municipal liderado por Rui Teixeira é “dinamizar uma cronologia temática, de forma a proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa”
Para além do mercado alimentar e de outros produtos, o ambiente viking de Vila Nova de Cerveira não esquece os mais pequenos, estando previstos jogos tradicionais, torneios, brincadeiras e outras surpresas.
Os interessados em participar devem apresentar as suas candidaturas entre 12 e 30 de junho, nos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do email: candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre de 17 a 20 de agosto, nas ruas do centro histórico (terreiro, Rua César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Sant Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores).
O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Caminha, é Abílio Cerqueira natural de Caminha. Técnico de instalações elétricas encontra-se, atualmente, aposentado.
O Festival de Folclore Internacional Alto Minho volta a solo vianense na sua 27ª edição com a Gala de Boas-Vindas na Praça da República.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, uma moção sobre a importância do investimento em creches no concelho de Viana do Castelo, onde pede um “compromisso estruturado do Governo, pelo que deve ser considerada a criação de um programa nacional de apoio à expansão da rede de creches, com financiamento adequado”.
Vêm de Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Marvão, Fundão, mas também de cidades mais próximas como Porto, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e Esposende, todos com uma enorme vontade de aprender e desfrutar da Escola do Rock, uma residência intensiva de verão, até 18 de julho, com dias de muito trabalho à volta do rock a animar Paredes de Coura nos últimos 11 anos.
A Polícia Judiciária deteve dois homens no concelho de Caldas da Rainha, indiciados pela prática de crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
A Associação Musical de Vila Nova de Cerveira – Pauta de Caprichos celebra 10 anos de atividade com um espetáculo 'Tributo aos Tributos', no próximo dia 26 de julho, pelas 22h00, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com entrada é livre.
Valença volta a contar com a sua Unidade Móvel de Saúde, que regressa ao terreno após um interregno prolongado motivado pela pandemia de Covid-19.