Logo
Cultura

Cerveira procura mercadores, taberneiros, artesãos e associações para recriar a “era viking”

12 Junho, 2023 | 16:14
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Depois do sucesso da "Invasão Viking" de 2022, este ano a Festa da História de Vila Nova de Cerveira convida a viver mais intensamente a "Era Viking". Mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar já podem submeter a sua candidatura, entre 12 e 30 de junho, junto dos serviços culturais da autarquia. 

Serão quatro dias de uma viagem memorável aos costumes e hábitos vikings, com mercadores e artesãos a encher as ruas e a demonstrar os seus ofícios, enquanto decorrem encenações teatrais e animação de rua reveladoras de histórias daquele quotidiano.

O objetivo do executivo municipal liderado por Rui Teixeira é “dinamizar uma cronologia temática, de forma a proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa”

Para além do mercado alimentar e de outros produtos, o ambiente viking de Vila Nova de Cerveira não esquece os mais pequenos, estando previstos jogos tradicionais, torneios, brincadeiras e outras surpresas.

Os interessados em participar devem  apresentar as suas candidaturas entre 12 e 30 de junho, nos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do email: candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20.

Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre de 17 a 20 de agosto, nas ruas do centro histórico (terreiro, Rua César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Sant Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Fevereiro, 2026

Câmara de Caminha lança concurso público para requalificação de escola

A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Perigo de cheias no rio Minho leva à interdição de vias em Lanhelas

A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Geoparque Litoral de Viana do Castelo marca presença na XXVIII Feira da Caça e Turismo

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo (aUGGp) esteve representado no stand conjunto dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses durante a XXVIII Feira da Caça e Turismo, que decorreu recentemente em Macedo de Cavaleiros, no Geoparque Terras de Cavaleiros.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Repositório digital “Memória de Ponte de Lima” já reúne mais de 1.500 registos

O repositório digital Memória de Ponte de Lima, lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 1.500 registos, incluindo fotografias, vídeos e áudios que documentam a história, as tradições e o quotidiano da vila.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez: Derrocada corta circulação na EM523 no acesso à freguesia de Miranda

Uma derrocada ocorrida na Estrada Municipal 523 (EM523) está a impedir a circulação rodoviária no acesso à freguesia de Miranda, na zona do Castelo, informou a Junta da União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada.

Cultura 5 Fevereiro, 2026

Câmara Municipal de Viana do Castelo disponível para apoiar soluções que garantam cinema no Shopping

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.

Nacional 5 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove literacia em saúde no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.