Depois do sucesso da "Invasão Viking" de 2022, este ano a Festa da História de Vila Nova de Cerveira convida a viver mais intensamente a "Era Viking". Mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar já podem submeter a sua candidatura, entre 12 e 30 de junho, junto dos serviços culturais da autarquia.
Serão quatro dias de uma viagem memorável aos costumes e hábitos vikings, com mercadores e artesãos a encher as ruas e a demonstrar os seus ofícios, enquanto decorrem encenações teatrais e animação de rua reveladoras de histórias daquele quotidiano.
O objetivo do executivo municipal liderado por Rui Teixeira é “dinamizar uma cronologia temática, de forma a proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa”
Para além do mercado alimentar e de outros produtos, o ambiente viking de Vila Nova de Cerveira não esquece os mais pequenos, estando previstos jogos tradicionais, torneios, brincadeiras e outras surpresas.
Os interessados em participar devem apresentar as suas candidaturas entre 12 e 30 de junho, nos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do email: candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre de 17 a 20 de agosto, nas ruas do centro histórico (terreiro, Rua César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Sant Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores).
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.