O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, foi selecionado para uma visita EU Councillors a Bruxelas, no âmbito do projeto «Construir a Europa com os Eleitos Locais».
O objetivo passa por aprofundar o impacto das políticas da União Europeia na comunidade local, formando elementos ativos da União Europeia localmente, através de iniciativas diversas, mas também incentivando ao envolvimento dos jovens para com o projeto europeu.
Durante dois dias (23 e 24 janeiro), os membros BELC (eleitos locais) participaram em reuniões temáticas sobre o funcionamento das instituições, os projetos a desenvolver, os programas com replicação nos concelhos em diferentes áreas, a Política de Coesão, o Pacto Ecológico Europeu da UE e as suas implicações para a política de ambiente e adaptação às alterações climáticas; a economia circular, os desafios da PAC – Contribuição do Plano Estratégico da PAC para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais em Portugal, a Transição para um turismo mais responsável e sustentável na EU, o acesso à educação, incluindo educação para sustentabilidade ambiental e digitalização.
A representação de Vila Nova de Cerveira como membro ativo deste projeto é, para o Presidente da Câmara Municipal, um compromisso com o projeto mais amplo que é a União Europeia, “uma herança que devemos continuar a defender e fortalecer, pois o futuro apresenta-se desafiador e temos de estar unidos para o enfrentar e vencer”. Rui Teixeira sublinha que “o Município cerveirense está perfeitamente alinhado a Europa, com vários projetos europeus em curso, que permite a partilha de conhecimento, experiência e boas práticas com dezenas de cidades e instituições do ‘velho continente’. Temos sabido aproveitar as várias oportunidades que vão surgindo em prol do desenvolvimento do concelho, e estes dias aprofundaram-se temáticas plasmadas na nossa estratégia municipal como a economia circular, a juventude, o ambiente, entre outras”.
«Construir a Europa com os Eleitos Locais» cria uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a UE numa aliança sem precedentes entre o nível de governação europeu e local. Implementado em estreita cooperação com o Parlamento Europeu e a Rede de Conselheiros Regionais e Locais da UE do Comité das Regiões, o projeto permite aos políticos locais trabalhar em conjunto e disseminar informações sobre tópicos relacionados com a UE que dizem respeito aos seus eleitores a nível local, além de ajudar a impulsionar o envolvimento e promover debates sobre estas questões e sobre o futuro da Europa.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.