O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, foi selecionado para uma visita EU Councillors a Bruxelas, no âmbito do projeto «Construir a Europa com os Eleitos Locais».
O objetivo passa por aprofundar o impacto das políticas da União Europeia na comunidade local, formando elementos ativos da União Europeia localmente, através de iniciativas diversas, mas também incentivando ao envolvimento dos jovens para com o projeto europeu.
Durante dois dias (23 e 24 janeiro), os membros BELC (eleitos locais) participaram em reuniões temáticas sobre o funcionamento das instituições, os projetos a desenvolver, os programas com replicação nos concelhos em diferentes áreas, a Política de Coesão, o Pacto Ecológico Europeu da UE e as suas implicações para a política de ambiente e adaptação às alterações climáticas; a economia circular, os desafios da PAC – Contribuição do Plano Estratégico da PAC para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais em Portugal, a Transição para um turismo mais responsável e sustentável na EU, o acesso à educação, incluindo educação para sustentabilidade ambiental e digitalização.
A representação de Vila Nova de Cerveira como membro ativo deste projeto é, para o Presidente da Câmara Municipal, um compromisso com o projeto mais amplo que é a União Europeia, “uma herança que devemos continuar a defender e fortalecer, pois o futuro apresenta-se desafiador e temos de estar unidos para o enfrentar e vencer”. Rui Teixeira sublinha que “o Município cerveirense está perfeitamente alinhado a Europa, com vários projetos europeus em curso, que permite a partilha de conhecimento, experiência e boas práticas com dezenas de cidades e instituições do ‘velho continente’. Temos sabido aproveitar as várias oportunidades que vão surgindo em prol do desenvolvimento do concelho, e estes dias aprofundaram-se temáticas plasmadas na nossa estratégia municipal como a economia circular, a juventude, o ambiente, entre outras”.
«Construir a Europa com os Eleitos Locais» cria uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a UE numa aliança sem precedentes entre o nível de governação europeu e local. Implementado em estreita cooperação com o Parlamento Europeu e a Rede de Conselheiros Regionais e Locais da UE do Comité das Regiões, o projeto permite aos políticos locais trabalhar em conjunto e disseminar informações sobre tópicos relacionados com a UE que dizem respeito aos seus eleitores a nível local, além de ajudar a impulsionar o envolvimento e promover debates sobre estas questões e sobre o futuro da Europa.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.