No âmbito das celebrações do Dia do Município, que decorreram no sábado, 1 de outubro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira homenageou personalidades e instituições do concelho que se destacaram pela sua intervenção na sociedade ou que se distinguiram nas mais diversas áreas de atuação.
O momento contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, do Executivo Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “é um privilégio podermos honrar personalidades e instituições que, de forma elevada, tanto brio deram, dão e, com certeza, continuarão a dar à nossa Terra”. Salientando que são “pessoas e entidades que, por via do seu mérito, empenho, dedicação e sentido de serviço público, contribuíram, de forma relevante, para o desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Cerveira. O devido reconhecimento às associações pela sua persistência e longevidade, aos órgãos de comunicação social, aos bombeiros voluntários pelo seu mérito e dedicação e pelo trabalho altruísta ao serviço das populações e dos seus bens, aos atletas das várias modalidades pelo seu esforço, trabalho e dedicação aos seus objetivos individuais e coletivos e aos funcionários municipais pela dedicação ao serviço público”.
A sessão solene de imposição de Medalhas – de “Mérito”, de “Mérito e Dedicação” (Bombeiros), de “Serviço Público” (Funcionários da Câmara Municipal) – e a atribuição de Menções Honrosas realizou-se no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves tendo como homenageadas as seguintes personalidades e instituições do concelho:
MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO
GRAU OURO
GRAU PRATA
GRAU COBRE
MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO E DEDICAÇÃO (BOMBEIROS)
GRAU PRATA
GRAU COBRE
MEDALHAS MUNICIPAIS DE SERVIÇO PÚBLICO (FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA)
GRAU OURO
GRAU PRATA
MENÇÕES HONROSAS (ATLETAS)
O dia, que celebra a data (1 de outubro de 1321) da concessão do primeiro Foral pelo rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira, ficou ainda marcado pelo hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, acompanhado pela atuação da Academia de Música Fernandes Fão e com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, pela inauguração da Exposição “O Baú Cerveirense da Guerra Colonial (1961-1974)”, no Arquivo Municipal, pela recolocação de marco miliário, nos Paços do Concelho, e por um Verde de Honra, no Jardim do Solar dos Castros. “Preparamos um programa eclético, com o intuito de prestar honras ao passado, enaltecer o presente e dar esperança ao futuro do concelho” reforçou o autarca de Vila Nova de Cerveira.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.