No âmbito das celebrações do Dia do Município, que decorreram no sábado, 1 de outubro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira homenageou personalidades e instituições do concelho que se destacaram pela sua intervenção na sociedade ou que se distinguiram nas mais diversas áreas de atuação.
O momento contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, do Executivo Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “é um privilégio podermos honrar personalidades e instituições que, de forma elevada, tanto brio deram, dão e, com certeza, continuarão a dar à nossa Terra”. Salientando que são “pessoas e entidades que, por via do seu mérito, empenho, dedicação e sentido de serviço público, contribuíram, de forma relevante, para o desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Cerveira. O devido reconhecimento às associações pela sua persistência e longevidade, aos órgãos de comunicação social, aos bombeiros voluntários pelo seu mérito e dedicação e pelo trabalho altruísta ao serviço das populações e dos seus bens, aos atletas das várias modalidades pelo seu esforço, trabalho e dedicação aos seus objetivos individuais e coletivos e aos funcionários municipais pela dedicação ao serviço público”.
A sessão solene de imposição de Medalhas – de “Mérito”, de “Mérito e Dedicação” (Bombeiros), de “Serviço Público” (Funcionários da Câmara Municipal) – e a atribuição de Menções Honrosas realizou-se no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves tendo como homenageadas as seguintes personalidades e instituições do concelho:
MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO
GRAU OURO
GRAU PRATA
GRAU COBRE
MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO E DEDICAÇÃO (BOMBEIROS)
GRAU PRATA
GRAU COBRE
MEDALHAS MUNICIPAIS DE SERVIÇO PÚBLICO (FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA)
GRAU OURO
GRAU PRATA
MENÇÕES HONROSAS (ATLETAS)
O dia, que celebra a data (1 de outubro de 1321) da concessão do primeiro Foral pelo rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira, ficou ainda marcado pelo hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, acompanhado pela atuação da Academia de Música Fernandes Fão e com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, pela inauguração da Exposição “O Baú Cerveirense da Guerra Colonial (1961-1974)”, no Arquivo Municipal, pela recolocação de marco miliário, nos Paços do Concelho, e por um Verde de Honra, no Jardim do Solar dos Castros. “Preparamos um programa eclético, com o intuito de prestar honras ao passado, enaltecer o presente e dar esperança ao futuro do concelho” reforçou o autarca de Vila Nova de Cerveira.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.