No âmbito das celebrações do Dia do Município, que decorreram no sábado, 1 de outubro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira homenageou personalidades e instituições do concelho que se destacaram pela sua intervenção na sociedade ou que se distinguiram nas mais diversas áreas de atuação.
O momento contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, do Executivo Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “é um privilégio podermos honrar personalidades e instituições que, de forma elevada, tanto brio deram, dão e, com certeza, continuarão a dar à nossa Terra”. Salientando que são “pessoas e entidades que, por via do seu mérito, empenho, dedicação e sentido de serviço público, contribuíram, de forma relevante, para o desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Cerveira. O devido reconhecimento às associações pela sua persistência e longevidade, aos órgãos de comunicação social, aos bombeiros voluntários pelo seu mérito e dedicação e pelo trabalho altruísta ao serviço das populações e dos seus bens, aos atletas das várias modalidades pelo seu esforço, trabalho e dedicação aos seus objetivos individuais e coletivos e aos funcionários municipais pela dedicação ao serviço público”.
A sessão solene de imposição de Medalhas – de “Mérito”, de “Mérito e Dedicação” (Bombeiros), de “Serviço Público” (Funcionários da Câmara Municipal) – e a atribuição de Menções Honrosas realizou-se no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves tendo como homenageadas as seguintes personalidades e instituições do concelho:
MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO
GRAU OURO
GRAU PRATA
GRAU COBRE
MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO E DEDICAÇÃO (BOMBEIROS)
GRAU PRATA
GRAU COBRE
MEDALHAS MUNICIPAIS DE SERVIÇO PÚBLICO (FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA)
GRAU OURO
GRAU PRATA
MENÇÕES HONROSAS (ATLETAS)
O dia, que celebra a data (1 de outubro de 1321) da concessão do primeiro Foral pelo rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira, ficou ainda marcado pelo hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, acompanhado pela atuação da Academia de Música Fernandes Fão e com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, pela inauguração da Exposição “O Baú Cerveirense da Guerra Colonial (1961-1974)”, no Arquivo Municipal, pela recolocação de marco miliário, nos Paços do Concelho, e por um Verde de Honra, no Jardim do Solar dos Castros. “Preparamos um programa eclético, com o intuito de prestar honras ao passado, enaltecer o presente e dar esperança ao futuro do concelho” reforçou o autarca de Vila Nova de Cerveira.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.