O Estádio Municipal Rafael Pedreira foi, recentemente, alvo de uma importante beneficiação ao nível da eficiência energética. Num investimento municipal de 32 mil euros, a Câmara de Vila Nova de Cerveira instalou 12 projetores Led nas torres de iluminação existentes, conferindo melhores condições aos treinos e jogos disputados, além de uma considerável redução dos custos com a energia na ordem dos 35%.
O executivo municipal assumiu um compromisso com o desenvolvimento das infraestruturas desportivas locais, pelo que a presente intervenção incidiu na melhoria das condições de luminosidade do campo de jogos para a prática desportiva e de lazer, considerada precária e obsoleta, não assegurando as adequadas condições de utilização do espaço, além de ter uma eficiência energética praticamente nula.
A solução adotada pela Câmara Municipal resultou de um estudo luminotécnico desenvolvido para o efeito, e que expôs a premente necessidade de implementação de equipamentos energeticamente eficientes que contribuam para baixos consumos já comprovados nas faturas de consumo de energético, com uma redução de 35%.
Construído em 1945, e com várias obras de beneficiação e adaptação às reais necessidades, o Estádio Municipal Rafael Pedreira é a ‘casa’ do Clube Desportivo de Cereira, que forma mais de uma centena de atletas nos diversos escalões da modalidade de futebol.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.