O Estádio Municipal Rafael Pedreira foi, recentemente, alvo de uma importante beneficiação ao nível da eficiência energética. Num investimento municipal de 32 mil euros, a Câmara de Vila Nova de Cerveira instalou 12 projetores Led nas torres de iluminação existentes, conferindo melhores condições aos treinos e jogos disputados, além de uma considerável redução dos custos com a energia na ordem dos 35%.
O executivo municipal assumiu um compromisso com o desenvolvimento das infraestruturas desportivas locais, pelo que a presente intervenção incidiu na melhoria das condições de luminosidade do campo de jogos para a prática desportiva e de lazer, considerada precária e obsoleta, não assegurando as adequadas condições de utilização do espaço, além de ter uma eficiência energética praticamente nula.
A solução adotada pela Câmara Municipal resultou de um estudo luminotécnico desenvolvido para o efeito, e que expôs a premente necessidade de implementação de equipamentos energeticamente eficientes que contribuam para baixos consumos já comprovados nas faturas de consumo de energético, com uma redução de 35%.
Construído em 1945, e com várias obras de beneficiação e adaptação às reais necessidades, o Estádio Municipal Rafael Pedreira é a ‘casa’ do Clube Desportivo de Cereira, que forma mais de uma centena de atletas nos diversos escalões da modalidade de futebol.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.