Logo
Regional

Cerveira envolve população na criação de espaço natural com Tomiño

18 Novembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Com o intuito de recuperar a envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo, Vila Nova de Cerveira vai avançar com a criação de um espaço de usufruição natural, e cuja concretização implica o envolvimento da população.

O primeiro passo do processo de recuperação daquele espaço está agendando para dia 24 de novembro, com uma ação de limpeza, enquadrada no Dia Mundial da Ciência, na perspetiva de contribuir para tornar o território mais resiliente às alterações climáticas, fortalecendo a natureza e prevenindo inundações.

Todo o capital natural associado à bacia do rio Minho, designadamente o Ribeiro de S. Gonçalo, dotam o território mais amplo da Eurocidade Cerveira-Tomiño de serviços de ecossistemas que aportam benefícios para o bem-estar social, mas também para a sustentabilidade da economia, através de serviços de provisão (agricultura e pesca), da regulação climática e de serviços de suporte à biodiversidade, pelo que se torna fundamental trabalhar a preservação, recuperação e valorização partilhada destes recursos com envolvimento da sociedade civil, entre população e empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental.

O objetivo é tornar aquele espaço envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo de uma usufruição harmoniosa do homem com a natureza, dando continuidade, até por razões de proximidade, ao Parque de Lazer do Castelinho. A essência deste espaço natural incide mais na recuperação de tradições ancestrais associadas à agricultura, aumentando o sentimento de pertença e o orgulho no lugar enquanto espaço e a sua história, para além de impulsionar a cooperação transfronteiriça na definição de uma estratégia comum para tornar o território mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas.

Assim, enquadrada na comemoração do Dia Mundial da Ciência, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, propõe aos cerveirenses e tomiñenses que, no dia 24 de novembro, participem na atividade dedicada à anilhagem científica, com a presença do Biólogo Pedro Andrade, das 08hh0 às 10h00, seguindo-se a ação de limpeza de envolvimento comunitário. Tendo sido, outrora, uma área agrícola, no final da jornada de trabalho (12h00) está agendado um lanche-convívio no próprio local reavivando uma prática comum de outros tempos. Por questões de logística, este momento carece de inscrição gratuita ( https://forms.office.com/e/H3R2ExJCL1 ). Para mais informações, os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho via email ( aquamuseu@cm-vncerveira.pt ) ou telefone para 251 708 026.

Pela sua dimensão – mais de 4ha – a criação deste espaço natural na envolvente do Ribeiro de S. Gonçalo vai prolongar-se no tempo, com outras ações de limpeza e plantação de árvores. Pela sua essência, trata-se de uma atividade afeta à operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Novembro, 2025

Viana do Castelo estreia “Largo do Chocolate” na programação de Natal

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.

Regional 28 Novembro, 2025

Eco Albergue vai nascer em Castelo do Neiva para peregrinos do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.

Cultura 28 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe hoje espetáculo inclusivo em Língua Gestual Portuguesa

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.

Desporto 28 Novembro, 2025

Sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC define confrontos

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.

Regional 28 Novembro, 2025

Mercado de Natal de Viana do Castelo é alargado ao Passeio das Mordomas devido à elevada procura

O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.

Regional 28 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo lança nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.

Cultura 28 Novembro, 2025

Krisálida estreia “Caminhos Cruzados”, farsa sobre migração e identidade

A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.