Com o intuito de recuperar a envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo, Vila Nova de Cerveira vai avançar com a criação de um espaço de usufruição natural, e cuja concretização implica o envolvimento da população.
O primeiro passo do processo de recuperação daquele espaço está agendando para dia 24 de novembro, com uma ação de limpeza, enquadrada no Dia Mundial da Ciência, na perspetiva de contribuir para tornar o território mais resiliente às alterações climáticas, fortalecendo a natureza e prevenindo inundações.
Todo o capital natural associado à bacia do rio Minho, designadamente o Ribeiro de S. Gonçalo, dotam o território mais amplo da Eurocidade Cerveira-Tomiño de serviços de ecossistemas que aportam benefícios para o bem-estar social, mas também para a sustentabilidade da economia, através de serviços de provisão (agricultura e pesca), da regulação climática e de serviços de suporte à biodiversidade, pelo que se torna fundamental trabalhar a preservação, recuperação e valorização partilhada destes recursos com envolvimento da sociedade civil, entre população e empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental.
O objetivo é tornar aquele espaço envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo de uma usufruição harmoniosa do homem com a natureza, dando continuidade, até por razões de proximidade, ao Parque de Lazer do Castelinho. A essência deste espaço natural incide mais na recuperação de tradições ancestrais associadas à agricultura, aumentando o sentimento de pertença e o orgulho no lugar enquanto espaço e a sua história, para além de impulsionar a cooperação transfronteiriça na definição de uma estratégia comum para tornar o território mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas.
Assim, enquadrada na comemoração do Dia Mundial da Ciência, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, propõe aos cerveirenses e tomiñenses que, no dia 24 de novembro, participem na atividade dedicada à anilhagem científica, com a presença do Biólogo Pedro Andrade, das 08hh0 às 10h00, seguindo-se a ação de limpeza de envolvimento comunitário. Tendo sido, outrora, uma área agrícola, no final da jornada de trabalho (12h00) está agendado um lanche-convívio no próprio local reavivando uma prática comum de outros tempos. Por questões de logística, este momento carece de inscrição gratuita ( https://forms.office.com/e/H3R2ExJCL1 ). Para mais informações, os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho via email ( aquamuseu@cm-vncerveira.pt ) ou telefone para 251 708 026.
Pela sua dimensão – mais de 4ha – a criação deste espaço natural na envolvente do Ribeiro de S. Gonçalo vai prolongar-se no tempo, com outras ações de limpeza e plantação de árvores. Pela sua essência, trata-se de uma atividade afeta à operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.