Com o intuito de recuperar a envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo, Vila Nova de Cerveira vai avançar com a criação de um espaço de usufruição natural, e cuja concretização implica o envolvimento da população.
O primeiro passo do processo de recuperação daquele espaço está agendando para dia 24 de novembro, com uma ação de limpeza, enquadrada no Dia Mundial da Ciência, na perspetiva de contribuir para tornar o território mais resiliente às alterações climáticas, fortalecendo a natureza e prevenindo inundações.
Todo o capital natural associado à bacia do rio Minho, designadamente o Ribeiro de S. Gonçalo, dotam o território mais amplo da Eurocidade Cerveira-Tomiño de serviços de ecossistemas que aportam benefícios para o bem-estar social, mas também para a sustentabilidade da economia, através de serviços de provisão (agricultura e pesca), da regulação climática e de serviços de suporte à biodiversidade, pelo que se torna fundamental trabalhar a preservação, recuperação e valorização partilhada destes recursos com envolvimento da sociedade civil, entre população e empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental.
O objetivo é tornar aquele espaço envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo de uma usufruição harmoniosa do homem com a natureza, dando continuidade, até por razões de proximidade, ao Parque de Lazer do Castelinho. A essência deste espaço natural incide mais na recuperação de tradições ancestrais associadas à agricultura, aumentando o sentimento de pertença e o orgulho no lugar enquanto espaço e a sua história, para além de impulsionar a cooperação transfronteiriça na definição de uma estratégia comum para tornar o território mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas.
Assim, enquadrada na comemoração do Dia Mundial da Ciência, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, propõe aos cerveirenses e tomiñenses que, no dia 24 de novembro, participem na atividade dedicada à anilhagem científica, com a presença do Biólogo Pedro Andrade, das 08hh0 às 10h00, seguindo-se a ação de limpeza de envolvimento comunitário. Tendo sido, outrora, uma área agrícola, no final da jornada de trabalho (12h00) está agendado um lanche-convívio no próprio local reavivando uma prática comum de outros tempos. Por questões de logística, este momento carece de inscrição gratuita ( https://forms.office.com/e/H3R2ExJCL1 ). Para mais informações, os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho via email ( aquamuseu@cm-vncerveira.pt ) ou telefone para 251 708 026.
Pela sua dimensão – mais de 4ha – a criação deste espaço natural na envolvente do Ribeiro de S. Gonçalo vai prolongar-se no tempo, com outras ações de limpeza e plantação de árvores. Pela sua essência, trata-se de uma atividade afeta à operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.