No próximo sábado, 7 de junho, a Eurocidade Cerveira-Tomiño promove uma 'Mesa-Redonda' para assinalar os 40 anos da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha à então Comunidade Económica Europeia (CEE). O encontro tem como objetivo destacar o papel da União Europeia na promoção da cooperação transfronteiriça e no desenvolvimento das comunidades locais.
A iniciativa, marcada para as 10h30 (hora portuguesa), decorre no Palco das Artes, e reúne vozes reconhecidas do panorama político e académico para refletir sobre os impactos da integração europeia, partilhar experiências e discutir os desafios e oportunidades que se colocam ao futuro da União Europeia, em especial nas regiões de fronteira.
Com moderação de Paulo Monteiro, diretor do grupo de comunicação Arcada Nova, a ‘Mesa-Redonda’ conta com a participação do Eurodeputado Francisco Assis; do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira; da Alcaldesa de Tomiño, Sandra González; e de Xavier Martínez, especialista em cooperação transfronteiriça da Euroregião Galiza-Norte de Portugal e docente da Universidade de Vigo. Entre os temas em debate constam o contexto socioeconómico e político de Portugal e Espanha antes da adesão, a evolução das regiões de fronteira, os principais benefícios proporcionados pela União Europeia – como o Espaço Schengen, o euro ou a facilitação do comércio -, bem como os desafios ainda por superar para garantir uma Europa mais coesa e inclusiva.
A sessão será transmitida em direto através das redes sociais da Eurocidade Cerveira-Tomiño e dos dois municípios, permitindo assim o acompanhamento alargado por parte da população dos dois lados da fronteira. Uma parceria entre o EUROPE DIRECT Minho e a Eurocidade Cerveira-Tomiño, enquadrada nas comemorações do 40.º aniversário da adesão de Portugal e Espanha à CEE, formalizada a 12 de junho de 1985.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.