É mais um indicador distinto que corrobora a vigorosa dinâmica das empresas de construção naval com sede na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira.
O concelho lidera as exportações na indústria da construção naval em toda a Região Norte (86 municípios), com uma impressionante participação de 87,2% no total da fileira. Os resultados divulgados pela CCDR-Norte indicam que Vila Nova de Cerveira passou de 69ME exportados em 2019 para 123ME em 2023, nesta área específica.
“O trabalho de perseverança dos nossos empresários, alicerçado no bom desempenho dos seus colaboradores e das profícuas parcerias só podia ter este merecido resultado. Um reconhecimento que vem corroborar as condições singulares de recursos humanos, de infraestruturas de vanguarda e de posição estratégica que Vila Nova de Cerveira oferece e, consequentemente, regozija-se com estes resultados regionais que deve orgulhar toda a comunidade cerveirense”, assegura o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira. E acrescenta: “Prosseguimos com a mesma convicção e confiança de que o nosso papel, enquanto autarquia, é dar resposta encontrando soluções viáveis para manter este caminho de sucesso”.
As exportações da fileira da construção naval foram de 141ME em 2023, correspondendo a 0,52 % do total das exportações da Região Norte. Entre 2022 e 2023, as exportações desta fileira aumentaram 12,4% e, num período mais alargado, entre 2011 e 2023, as exportações da fileira registaram um aumento acentuado de 182,2%, que contrasta com um crescimento de 68,7% nas exportações totais do Norte.
Em 2023, as exportações da fileira envolveram seis atividades económicas e 26 produtos diferenciados. A principal atividade económica é a construção de embarcações de recreio e de desporto, da qual se destaca o concelho de Vila Nova de Cerveira com os 74,3% do total das exportações da fileira, tendo como principais países-destino das exportações a França (32,5%), a Alemanha (12,8%) e a Espanha (11%).
Já na fileira automóvel, o concelho de Vila Nova de Cerveira também surge muito bem posicionado entre os 86 municípios da Região Norte. Em 2023, destaca-se como o 3º concelho mais exportador, após Vila Nova de Famalicão e Braga. De salientar que as exportações da fileira automóvel sediada no Norte atingiram 5 357 M€ em 2023, o valor mais elevado entre todas as fileiras identificadas, correspondendo a 19,8% do total das exportações da Região. Entre 2022 e 2023, as exportações desta fileira aumentaram 12,7%, em contraciclo com a estagnação registada no total do Norte. Num período mais longo, entre 2011 e 2023, o crescimento acumulado das exportações da fileira automóvel foi de 77,5%, acima do crescimento das exportações totais da Região (+68,7%).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.
O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.
O SC Vianense defronta este domingo, 2 de novembro, o Vilaverdense FC, em partida referente à 8.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. O encontro está agendado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Valença assinalou o Dia Internacional da Terceira Idade, a 28 de outubro, com sessões de Terapia do Riso dirigidas à população sénior institucionalizada do concelho.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense somou, este sábado, a quinta vitória consecutiva, ao bater o Famalicense AC por expressivos 7-2, no Pavilhão José Natário, perante um público entusiasta que voltou a empurrar a equipa para mais um triunfo convincente.