É mais um indicador distinto que corrobora a vigorosa dinâmica das empresas de construção naval com sede na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira.
O concelho lidera as exportações na indústria da construção naval em toda a Região Norte (86 municípios), com uma impressionante participação de 87,2% no total da fileira. Os resultados divulgados pela CCDR-Norte indicam que Vila Nova de Cerveira passou de 69ME exportados em 2019 para 123ME em 2023, nesta área específica.
“O trabalho de perseverança dos nossos empresários, alicerçado no bom desempenho dos seus colaboradores e das profícuas parcerias só podia ter este merecido resultado. Um reconhecimento que vem corroborar as condições singulares de recursos humanos, de infraestruturas de vanguarda e de posição estratégica que Vila Nova de Cerveira oferece e, consequentemente, regozija-se com estes resultados regionais que deve orgulhar toda a comunidade cerveirense”, assegura o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira. E acrescenta: “Prosseguimos com a mesma convicção e confiança de que o nosso papel, enquanto autarquia, é dar resposta encontrando soluções viáveis para manter este caminho de sucesso”.
As exportações da fileira da construção naval foram de 141ME em 2023, correspondendo a 0,52 % do total das exportações da Região Norte. Entre 2022 e 2023, as exportações desta fileira aumentaram 12,4% e, num período mais alargado, entre 2011 e 2023, as exportações da fileira registaram um aumento acentuado de 182,2%, que contrasta com um crescimento de 68,7% nas exportações totais do Norte.
Em 2023, as exportações da fileira envolveram seis atividades económicas e 26 produtos diferenciados. A principal atividade económica é a construção de embarcações de recreio e de desporto, da qual se destaca o concelho de Vila Nova de Cerveira com os 74,3% do total das exportações da fileira, tendo como principais países-destino das exportações a França (32,5%), a Alemanha (12,8%) e a Espanha (11%).
Já na fileira automóvel, o concelho de Vila Nova de Cerveira também surge muito bem posicionado entre os 86 municípios da Região Norte. Em 2023, destaca-se como o 3º concelho mais exportador, após Vila Nova de Famalicão e Braga. De salientar que as exportações da fileira automóvel sediada no Norte atingiram 5 357 M€ em 2023, o valor mais elevado entre todas as fileiras identificadas, correspondendo a 19,8% do total das exportações da Região. Entre 2022 e 2023, as exportações desta fileira aumentaram 12,7%, em contraciclo com a estagnação registada no total do Norte. Num período mais longo, entre 2011 e 2023, o crescimento acumulado das exportações da fileira automóvel foi de 77,5%, acima do crescimento das exportações totais da Região (+68,7%).
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.