Vila Nova de Cerveira vai ter um Centro de Inovação empresarial até ao fim do ano e um Centro de Negócios e ‘Coworking’ em 2025, num investimento superior a um milhão de euros, revelou o presidente da autarquia.
“Queremos ser uma referência em investigação e desenvolvimento. Dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte colocam Vila Nova de Cerveira como o 15.º concelho mais exportador da região Norte, entre 86 municípios. Queremos agora captar investimento e recursos humanos especializados”, explicou Rui Teixeira, presidente daquela câmara do distrito de Viana do Castelo.
O Centro de Inovação junta já quatro empresas “a trabalhar em projetos de inovação” e, “até ao fim do ano”, deve ocupar o espaço que lhe está destinado no edifício da antiga escola superior Galaecia, atualmente a sofrer “obras de adaptação” de cerca de 100 mil euros.
“Já temos demonstração de interesse de mais empresas e podemos alargar a todas as empresas de Vila Nova de Cerveira ou de outros concelhos”, explicou o autarca, que na quarta-feira formaliza o protocolo de cooperação Centro de Inovação – Clube dos Fundadores, entre o município e as empresas Brunswick, Ezpeleta, Vanguard Marine e Pralisa/MarFrio, as quatro firmas que desde o início se associaram ao projeto.
De acordo com a autarquia de Vila Nova de Cerveira, o Clube dos Fundadores vai ser gerido “por um Conselho Diretivo composto por representantes da Câmara e do tecido empresarial, responsáveis pela definição de estratégias e aprovação de projetos”.
O clube deve reunir-se “com uma periodicidade mínima de três meses” e o protocolo terá uma vigência de 36 meses.
Também no âmbito do Centro de Inovação, o Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, sediado em Guimarães, vai ter um núcleo em Vila Nova de Cerveira, ao abrigo de um protocolo assinado em abril, acrescentou o presidente da Câmara.
Já o Centro de Negócios e ‘Coworking’, que representa um investimento de um milhão de euros do município, tem conclusão prevista para maio de 2025, adiantou o autarca.
“Será um espaço para empresas ou para jovens empresários que precisem, por exemplo, de uma sala de reuniões”, esclareceu Rui Teixeira.
A intenção do autarca é “apoiar as empresas na inovação e desenvolvimento”, levando ao crescimento de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente no centro da vila.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.