Vila Nova de Cerveira vai ter um Centro de Inovação empresarial até ao fim do ano e um Centro de Negócios e ‘Coworking’ em 2025, num investimento superior a um milhão de euros, revelou o presidente da autarquia.
“Queremos ser uma referência em investigação e desenvolvimento. Dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte colocam Vila Nova de Cerveira como o 15.º concelho mais exportador da região Norte, entre 86 municípios. Queremos agora captar investimento e recursos humanos especializados”, explicou Rui Teixeira, presidente daquela câmara do distrito de Viana do Castelo.
O Centro de Inovação junta já quatro empresas “a trabalhar em projetos de inovação” e, “até ao fim do ano”, deve ocupar o espaço que lhe está destinado no edifício da antiga escola superior Galaecia, atualmente a sofrer “obras de adaptação” de cerca de 100 mil euros.
“Já temos demonstração de interesse de mais empresas e podemos alargar a todas as empresas de Vila Nova de Cerveira ou de outros concelhos”, explicou o autarca, que na quarta-feira formaliza o protocolo de cooperação Centro de Inovação – Clube dos Fundadores, entre o município e as empresas Brunswick, Ezpeleta, Vanguard Marine e Pralisa/MarFrio, as quatro firmas que desde o início se associaram ao projeto.
De acordo com a autarquia de Vila Nova de Cerveira, o Clube dos Fundadores vai ser gerido “por um Conselho Diretivo composto por representantes da Câmara e do tecido empresarial, responsáveis pela definição de estratégias e aprovação de projetos”.
O clube deve reunir-se “com uma periodicidade mínima de três meses” e o protocolo terá uma vigência de 36 meses.
Também no âmbito do Centro de Inovação, o Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, sediado em Guimarães, vai ter um núcleo em Vila Nova de Cerveira, ao abrigo de um protocolo assinado em abril, acrescentou o presidente da Câmara.
Já o Centro de Negócios e ‘Coworking’, que representa um investimento de um milhão de euros do município, tem conclusão prevista para maio de 2025, adiantou o autarca.
“Será um espaço para empresas ou para jovens empresários que precisem, por exemplo, de uma sala de reuniões”, esclareceu Rui Teixeira.
A intenção do autarca é “apoiar as empresas na inovação e desenvolvimento”, levando ao crescimento de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente no centro da vila.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.