Logo
Regional

Cerveira comercializa réplicas de joia com 1500 anos encontrada no concelho

24 Maio, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Cerca de nove gramas de ouro ou prata dourada vão replicar, nas ourivesarias de Vila Nova de Cerveira, uma conta suevo-visigótica com 1.500 anos, “de valor arqueológico incalculável”, encontrada em escavações no concelho.

As reproduções em tamanho real baseiam-se na Conta de Cerveira – Joia Municipal, localizada em 1985 em Cerveira, distrito de Viana do Castelo, no Aro Arqueológico de Lovelhe, um conjunto que engloba vestígios de quatro civilizações, explicou Jorge Martins, do gabinete do Património da autarquia, na apresentação pública feita na quinta-feira.

O presidente da Câmara, Rui Teixeira, manifestou a intenção de a denominada Vila das Artes “marcar a diferença também na arte da joalharia”, na preservação do património, na divulgação da cultura e história locais, permitindo ainda que as pessoas “possam levar um pouquinho de Cerveira para todo o canto do mundo”.

A peça tem cerca de três centímetros de comprimento e 1,5 de largura e é decorada com fio de ouro de cerca de um milímetro de espessura, fazendo lembrar a filigrana, e Jorge Martins calcula que tenha pertencido “a alguém nobre que teve o azar de a perder”.

Foi descoberta pelo arqueólogo Carlos Brochado de Almeira ficou, durante 39 anos, guardada num cofre municipal e agora vai ser comercializada “em ouro ou prata dourada”.

“A filigrana e a produção de ouro de Cerveira não é tão rara como pode parecer. Há um diadema com quatro mil anos, da Idade do Bronze, que está no Museu de Arqueologia em Lisboa”, afirmou Jorge Martins.

Vila Nova de Cerveira tem ainda um “túnel romano onde se fez prospeção de ouro”, no rio Coura, acrescentou.

De acordo com a autarquia, as contas mais aproximadas que se conhecem a nível ibérico, também do século VI, são duas de brincos enfiados um fio torso de ouro, uma procedente de Daganzo de Arribas (Madrid) depositada no Museu Nacional de Arqueologia Espanhol, e a outra proveniente de Torre Dondimen (Jean) e depositada no Museu Arqueológico de Barcelona.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2024

Rui Borges é o novo treinador do Sporting

Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.

Regional 26 Dezembro, 2024

Melgaço com orçamento de 37 milhões de euros para 2025

O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.

Nacional 26 Dezembro, 2024

Especial Grávida Online aborda cuidados a ter durante o inverno

Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.

Nacional 25 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Nacional 25 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.