Cerca de nove gramas de ouro ou prata dourada vão replicar, nas ourivesarias de Vila Nova de Cerveira, uma conta suevo-visigótica com 1.500 anos, “de valor arqueológico incalculável”, encontrada em escavações no concelho.
As reproduções em tamanho real baseiam-se na Conta de Cerveira – Joia Municipal, localizada em 1985 em Cerveira, distrito de Viana do Castelo, no Aro Arqueológico de Lovelhe, um conjunto que engloba vestígios de quatro civilizações, explicou Jorge Martins, do gabinete do Património da autarquia, na apresentação pública feita na quinta-feira.
O presidente da Câmara, Rui Teixeira, manifestou a intenção de a denominada Vila das Artes “marcar a diferença também na arte da joalharia”, na preservação do património, na divulgação da cultura e história locais, permitindo ainda que as pessoas “possam levar um pouquinho de Cerveira para todo o canto do mundo”.
A peça tem cerca de três centímetros de comprimento e 1,5 de largura e é decorada com fio de ouro de cerca de um milímetro de espessura, fazendo lembrar a filigrana, e Jorge Martins calcula que tenha pertencido “a alguém nobre que teve o azar de a perder”.
Foi descoberta pelo arqueólogo Carlos Brochado de Almeira ficou, durante 39 anos, guardada num cofre municipal e agora vai ser comercializada “em ouro ou prata dourada”.
“A filigrana e a produção de ouro de Cerveira não é tão rara como pode parecer. Há um diadema com quatro mil anos, da Idade do Bronze, que está no Museu de Arqueologia em Lisboa”, afirmou Jorge Martins.
Vila Nova de Cerveira tem ainda um “túnel romano onde se fez prospeção de ouro”, no rio Coura, acrescentou.
De acordo com a autarquia, as contas mais aproximadas que se conhecem a nível ibérico, também do século VI, são duas de brincos enfiados um fio torso de ouro, uma procedente de Daganzo de Arribas (Madrid) depositada no Museu Nacional de Arqueologia Espanhol, e a outra proveniente de Torre Dondimen (Jean) e depositada no Museu Arqueológico de Barcelona.
O Politécnico de Viana do Castelo assumiu a coordenação de um projeto europeu que vai capacitar jovens indígenas universitários da América Latina em empreendedorismo social, inovação e liderança comunitária.
A Juventude Viana garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins ao vencer, esta sexta-feira, 13 de fevereiro, o Candelária por 1-3, após prolongamento, num encontro disputado na Ilha do Pico.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou que, em apenas três dias, foram registados sete assaltos a igrejas e capelas nos concelhos de Viana do Castelo, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Os casos estão a ser investigados pelas autoridades.
O parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei apresentado pelo PSD que limita o acesso de menores a redes sociais e plataformas online, com votos favoráveis do PS, PAN e JPP.
A Proteção Civil alertou esta sexta-feira que a recuperação das regiões afetadas pelas cheias será lenta, especialmente em Coimbra e nas áreas ribeirinhas do Rio Tejo e do Rio Mondego, onde os campos agrícolas continuarão inundados nas próximas semanas.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.