Cerca de nove gramas de ouro ou prata dourada vão replicar, nas ourivesarias de Vila Nova de Cerveira, uma conta suevo-visigótica com 1.500 anos, “de valor arqueológico incalculável”, encontrada em escavações no concelho.
As reproduções em tamanho real baseiam-se na Conta de Cerveira – Joia Municipal, localizada em 1985 em Cerveira, distrito de Viana do Castelo, no Aro Arqueológico de Lovelhe, um conjunto que engloba vestígios de quatro civilizações, explicou Jorge Martins, do gabinete do Património da autarquia, na apresentação pública feita na quinta-feira.
O presidente da Câmara, Rui Teixeira, manifestou a intenção de a denominada Vila das Artes “marcar a diferença também na arte da joalharia”, na preservação do património, na divulgação da cultura e história locais, permitindo ainda que as pessoas “possam levar um pouquinho de Cerveira para todo o canto do mundo”.
A peça tem cerca de três centímetros de comprimento e 1,5 de largura e é decorada com fio de ouro de cerca de um milímetro de espessura, fazendo lembrar a filigrana, e Jorge Martins calcula que tenha pertencido “a alguém nobre que teve o azar de a perder”.
Foi descoberta pelo arqueólogo Carlos Brochado de Almeira ficou, durante 39 anos, guardada num cofre municipal e agora vai ser comercializada “em ouro ou prata dourada”.
“A filigrana e a produção de ouro de Cerveira não é tão rara como pode parecer. Há um diadema com quatro mil anos, da Idade do Bronze, que está no Museu de Arqueologia em Lisboa”, afirmou Jorge Martins.
Vila Nova de Cerveira tem ainda um “túnel romano onde se fez prospeção de ouro”, no rio Coura, acrescentou.
De acordo com a autarquia, as contas mais aproximadas que se conhecem a nível ibérico, também do século VI, são duas de brincos enfiados um fio torso de ouro, uma procedente de Daganzo de Arribas (Madrid) depositada no Museu Nacional de Arqueologia Espanhol, e a outra proveniente de Torre Dondimen (Jean) e depositada no Museu Arqueológico de Barcelona.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.