Absorvida a informação histórica, de vieira ao peito e de credencial na mão (elementos criados especificamente para este dia), 25 crianças de Vila Nova de Cerveira já estão aptas para se tonarem peregrinos de Santiago de Compostela. Pelo menos, a experiência foi vivida intensamente ao longo do dia de hoje, com direito a carimbar o momento!
‘Passinho a passinho, se faz o Caminho’. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, dinamizou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas em torno da comemoração do Dia de Santiago (25 de julho), associada à transmissão e vinculação patrimonial.
Após as boas-vindas, o dia começou com uma visita ao Banco do Peregrino, seguindo-se a descoberta de algumas setas que indicam o Caminho Português da Costa. Seguindo-as, o grupo chegou ao marco Km134 para uma Hora do Conto especial, com a leitura da obra ‘O Camiño’.
Regressados à Biblioteca Municipal, eis que o Professor de Artes, Alberto Ferreira, liderou uma atividade com recurso ao barro, criando elementos sui generis como a vieira e o carimbo. Depois, cada criança recebeu uma vieira que, devidamente pintada com o símbolo e identificada com o nome, foi colocada ao peito orgulhosamente.
Mas, os desafios e as surpresas ainda continuaram no período da tarde, após um divertido piquenique no Jardim Solar dos Castros. Ao sair rumo ao Antigo Hospital dos Peregrinos – hoje Igreja da Misericórdia – eis que o grupo de separa com um peregrino alemão, e que partilhou um pouco da sua experiência e expetativa para chegar a Santiago.
De portas fechadas, a visita ao interior do Castelo D. Dinis suscitou enorme interesse, não fosse o Património um elo tangível que nos une com o passado. Para Cerveira, este monumento é um legado patrimonial inalienável que, perante o interesse manifestado pelas gerações vindouras, merece estar ao serviço da comunidade e dos turistas. Já na Igreja da Misericórdia, o Arquiteto Municipal, Jorge Martins, fez um enquadramento histórico do edifício, da sua função há uns séculos atrás, e deu a conhecer o ‘cofre das 7 chaves’, onde em tempos se guardava o carimbo, entre outros adereços, cativando a atenção e umas quantas questões às crianças.
E se o objetivo da atividade era dar a viver a aventura de ser peregrino, cada criança recebeu uma credencial em branco, sendo desafiados a preenchê-la. E assim foram à descoberta de alguns espaços comerciais do centro histórico, carimbando o documento.
De regresso ao ponto de partida, a Biblioteca Municipal, o dia terminou com o testemunho de dois peregrinos – Adelaide Graça e Paulo Castro -, suscitando curiosidade consubstanciada numa panóplia de perguntas!
Quem sabe se depois deste despoletar de vivência para o Caminho de Santiago, estes mini peregrinos não se tornarão em peregrinos num futuro muito próximo? Uma vez peregrino, peregrino para sempre!
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.