Absorvida a informação histórica, de vieira ao peito e de credencial na mão (elementos criados especificamente para este dia), 25 crianças de Vila Nova de Cerveira já estão aptas para se tonarem peregrinos de Santiago de Compostela. Pelo menos, a experiência foi vivida intensamente ao longo do dia de hoje, com direito a carimbar o momento!
‘Passinho a passinho, se faz o Caminho’. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, dinamizou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas em torno da comemoração do Dia de Santiago (25 de julho), associada à transmissão e vinculação patrimonial.
Após as boas-vindas, o dia começou com uma visita ao Banco do Peregrino, seguindo-se a descoberta de algumas setas que indicam o Caminho Português da Costa. Seguindo-as, o grupo chegou ao marco Km134 para uma Hora do Conto especial, com a leitura da obra ‘O Camiño’.
Regressados à Biblioteca Municipal, eis que o Professor de Artes, Alberto Ferreira, liderou uma atividade com recurso ao barro, criando elementos sui generis como a vieira e o carimbo. Depois, cada criança recebeu uma vieira que, devidamente pintada com o símbolo e identificada com o nome, foi colocada ao peito orgulhosamente.
Mas, os desafios e as surpresas ainda continuaram no período da tarde, após um divertido piquenique no Jardim Solar dos Castros. Ao sair rumo ao Antigo Hospital dos Peregrinos – hoje Igreja da Misericórdia – eis que o grupo de separa com um peregrino alemão, e que partilhou um pouco da sua experiência e expetativa para chegar a Santiago.
De portas fechadas, a visita ao interior do Castelo D. Dinis suscitou enorme interesse, não fosse o Património um elo tangível que nos une com o passado. Para Cerveira, este monumento é um legado patrimonial inalienável que, perante o interesse manifestado pelas gerações vindouras, merece estar ao serviço da comunidade e dos turistas. Já na Igreja da Misericórdia, o Arquiteto Municipal, Jorge Martins, fez um enquadramento histórico do edifício, da sua função há uns séculos atrás, e deu a conhecer o ‘cofre das 7 chaves’, onde em tempos se guardava o carimbo, entre outros adereços, cativando a atenção e umas quantas questões às crianças.
E se o objetivo da atividade era dar a viver a aventura de ser peregrino, cada criança recebeu uma credencial em branco, sendo desafiados a preenchê-la. E assim foram à descoberta de alguns espaços comerciais do centro histórico, carimbando o documento.
De regresso ao ponto de partida, a Biblioteca Municipal, o dia terminou com o testemunho de dois peregrinos – Adelaide Graça e Paulo Castro -, suscitando curiosidade consubstanciada numa panóplia de perguntas!
Quem sabe se depois deste despoletar de vivência para o Caminho de Santiago, estes mini peregrinos não se tornarão em peregrinos num futuro muito próximo? Uma vez peregrino, peregrino para sempre!
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.