Absorvida a informação histórica, de vieira ao peito e de credencial na mão (elementos criados especificamente para este dia), 25 crianças de Vila Nova de Cerveira já estão aptas para se tonarem peregrinos de Santiago de Compostela. Pelo menos, a experiência foi vivida intensamente ao longo do dia de hoje, com direito a carimbar o momento!
‘Passinho a passinho, se faz o Caminho’. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, dinamizou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas em torno da comemoração do Dia de Santiago (25 de julho), associada à transmissão e vinculação patrimonial.
Após as boas-vindas, o dia começou com uma visita ao Banco do Peregrino, seguindo-se a descoberta de algumas setas que indicam o Caminho Português da Costa. Seguindo-as, o grupo chegou ao marco Km134 para uma Hora do Conto especial, com a leitura da obra ‘O Camiño’.
Regressados à Biblioteca Municipal, eis que o Professor de Artes, Alberto Ferreira, liderou uma atividade com recurso ao barro, criando elementos sui generis como a vieira e o carimbo. Depois, cada criança recebeu uma vieira que, devidamente pintada com o símbolo e identificada com o nome, foi colocada ao peito orgulhosamente.
Mas, os desafios e as surpresas ainda continuaram no período da tarde, após um divertido piquenique no Jardim Solar dos Castros. Ao sair rumo ao Antigo Hospital dos Peregrinos – hoje Igreja da Misericórdia – eis que o grupo de separa com um peregrino alemão, e que partilhou um pouco da sua experiência e expetativa para chegar a Santiago.
De portas fechadas, a visita ao interior do Castelo D. Dinis suscitou enorme interesse, não fosse o Património um elo tangível que nos une com o passado. Para Cerveira, este monumento é um legado patrimonial inalienável que, perante o interesse manifestado pelas gerações vindouras, merece estar ao serviço da comunidade e dos turistas. Já na Igreja da Misericórdia, o Arquiteto Municipal, Jorge Martins, fez um enquadramento histórico do edifício, da sua função há uns séculos atrás, e deu a conhecer o ‘cofre das 7 chaves’, onde em tempos se guardava o carimbo, entre outros adereços, cativando a atenção e umas quantas questões às crianças.
E se o objetivo da atividade era dar a viver a aventura de ser peregrino, cada criança recebeu uma credencial em branco, sendo desafiados a preenchê-la. E assim foram à descoberta de alguns espaços comerciais do centro histórico, carimbando o documento.
De regresso ao ponto de partida, a Biblioteca Municipal, o dia terminou com o testemunho de dois peregrinos – Adelaide Graça e Paulo Castro -, suscitando curiosidade consubstanciada numa panóplia de perguntas!
Quem sabe se depois deste despoletar de vivência para o Caminho de Santiago, estes mini peregrinos não se tornarão em peregrinos num futuro muito próximo? Uma vez peregrino, peregrino para sempre!
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.