Domingo, dia 22 de setembro, o Município de Vila Nova de Cerveira convida os cerveirenses e visitantes a caminhar em prol de três causas diferenciadas, mas interligadas: a causa pela saúde pública, contribuindo para a angariação de verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro; a causa ambiental associada à comemoração do Dia Europeu Sem Carros; e a causa social promovida pela Semana Europeia da Mobilidade.
Trata-se de mais uma edição da Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) em Vila Nova de Cerveira, com o apoio da Citius Fit, sob o slogan ‘Move-te no Espaço Público’, com início e fim no Terreiro, e um custo simbólico de 5 euros a reverter na totalidade para aquela entidade.
A importância da prevenção do cancro, apoiando a pesquisa e o tratamento da doença através de eventos de angariação de fundos; a mudança de comportamentos, que favoreçam a mobilidade ativa e suave, e a utilização do espaço público; e a sensibilização para redução da dependência de carros são temáticas que promovem a união da comunidade e aumentam o espírito de cooperação e solidariedade na sociedade.
A realização de iniciativas conjuntas reflete-se num interesse e adesão crescente em torno do conceito de sustentabilidade dos territórios e da promoção de estilos de vida saudáveis, criando oportunidades de sinergia entre a mobilidade sustentável e a saúde pública, seja através de caminhadas, ciclismo ou do uso de transportes públicos. O objetivo comum é o combate do sedentarismo, a promoção da educação para a saúde e a qualidade de vida urbana com infraestruturas do espaço público focadas nas necessidades das pessoas.
Para mais informações, os interessados devem contactar o email saude@cm-vncerveira.pt. As inscrições podem ser feitas igualmente através deste endereço de correio eletrónico ou no próprio dia no local.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.