Domingo, dia 22 de setembro, o Município de Vila Nova de Cerveira convida os cerveirenses e visitantes a caminhar em prol de três causas diferenciadas, mas interligadas: a causa pela saúde pública, contribuindo para a angariação de verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro; a causa ambiental associada à comemoração do Dia Europeu Sem Carros; e a causa social promovida pela Semana Europeia da Mobilidade.
Trata-se de mais uma edição da Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) em Vila Nova de Cerveira, com o apoio da Citius Fit, sob o slogan ‘Move-te no Espaço Público’, com início e fim no Terreiro, e um custo simbólico de 5 euros a reverter na totalidade para aquela entidade.
A importância da prevenção do cancro, apoiando a pesquisa e o tratamento da doença através de eventos de angariação de fundos; a mudança de comportamentos, que favoreçam a mobilidade ativa e suave, e a utilização do espaço público; e a sensibilização para redução da dependência de carros são temáticas que promovem a união da comunidade e aumentam o espírito de cooperação e solidariedade na sociedade.
A realização de iniciativas conjuntas reflete-se num interesse e adesão crescente em torno do conceito de sustentabilidade dos territórios e da promoção de estilos de vida saudáveis, criando oportunidades de sinergia entre a mobilidade sustentável e a saúde pública, seja através de caminhadas, ciclismo ou do uso de transportes públicos. O objetivo comum é o combate do sedentarismo, a promoção da educação para a saúde e a qualidade de vida urbana com infraestruturas do espaço público focadas nas necessidades das pessoas.
Para mais informações, os interessados devem contactar o email saude@cm-vncerveira.pt. As inscrições podem ser feitas igualmente através deste endereço de correio eletrónico ou no próprio dia no local.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.