Logo
Regional

Cerveira apoia famílias vulneráveis na construção ou reabilitação de casa própria

26 Março, 2024 | 14:10
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

 A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai apoiar famílias vulneráveis na construção ou reabilitação de casa própria, nomeadamente com materiais e mão-de-obra, isenção de taxas ou encargos com a regularização do imóvel, foi hoje divulgado.

O Regulamento Municipal de Apoio à Construção e à Reabilitação de Habitação Própria para Famílias Vulneráveis naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, publicado hoje no Diário da República, explica que podem ter acesso aos apoios os residentes no concelho há mais de três anos com “um rendimento médio mensal ‘per capita’ inferior a 1.5 do Indexante de Apoios Sociais (IAS)”.

Os apoios destinam-se à “construção de habitação própria e permanente, reabilitação de habitação degradada e regularização da situação habitacional”.

De acordo com a câmara, “a existência de um extrato da população que, por constrangimentos vários, muito dificilmente poderão melhorar as suas condições habitacionais e a consciência relativa às questões subjacentes à pobreza e exclusão social, transmitem a necessidade de minorar as situações de maior fragilidade social”.

“Com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida dos agregados familiares mais vulneráveis, através da melhoria das condições habitacionais, o município de Vila Nova de Cerveira tem como objetivo a criação de um instrumento normativo que regule os termos e as condições de atribuição das medidas de apoio à construção de habitação própria e à reabilitação de habitação degradada”, justifica.

A isto, soma-se a “preocupação do município no que concerne às situações habitacionais irregulares, ainda existentes no território, pelo que se pretende intervir neste domínio através do alargamento de apoio aos agregados familiares que se encontrem nestas situações”.

Segundo as condições de atribuição do apoio, “nenhum membro do agregado familiar pode ser proprietário de outra habitação ou aferir quaisquer rendimentos decorrentes de outros bens imóveis com licença de habitação”.

Acresce que os beneficiários não podem ter tido “apoio para o mesmo fim pelo município, nos últimos cinco anos”, nem podem ser “beneficiários de outros apoios financeiros para habitação” ou “ter tido comparticipações financeiras nos últimos cinco anos para os mesmos fins”, designadamente “programas de financiamento promovidos por entidades públicas ou privadas”.

O apoio passa pela “cedência de projeto de arquitetura do Projeto Tipo de Habitação disponibilizado pelos serviços municipais” ou pela “concessão do Projeto Tipo de Habitação, cedência de projetos de especialidades”.

Em pedidos de apoios de reabilitação, o apoio traduz-se na “cedência do projeto de arquitetura e dos projetos de especialidade”.

Por outro lado, contempla-se a “isenção de taxas das licenças de construção e das licenças de autorização de utilização”, o “fornecimento de materiais e mão-de-obra” ou “apoio técnico dos serviços municipais para regularização da situação habitacional”, bem como “apoio financeiro para fazer face aos encargos inerentes à regularização da habitação junto de entidades externas e atos notariais”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 27 Abril, 2024

André Villas-Boas é o novo Presidente do FC Porto

“Villas-Boas olé” foi a reação de uma sala cheia e em euforia perante a provável vitória do candidato da Lista B, conforme os números avançados pelas televisões à contagem dos votos nas mais concorridas eleições do FC Porto.

Desporto 27 Abril, 2024

Juventude Viana joga vence Académico de Cambra

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário em Viana do Castelo, o Académico de Cambra, em jogo correspondente à 23ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins. A equipa vianense teve que suar para derrotar (4-3) o seu adversário.

Regional 27 Abril, 2024

“Uma viagem sem regresso: Os que pela Pátria deram a vida” quer eternizar os combatentes vianenses

Este sábado, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou o livro "Uma viagem sem regresso: Os que pela Pátria deram a vida", publicação sobre os 41 vianenses que sucumbiram por terras africanas.

Nacional 27 Abril, 2024

GNR arrecadou “à volta de 2,5 milhões de euros” em coimas por falta de limpeza desde 2020

A falta de limpeza de terrenos agrícolas e florestais, para prevenir fogos rurais, já rendeu “à volta” de 2,5 milhões de euros em contraordenações, desde 2020, avançou à Lusa fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nacional 27 Abril, 2024

Pesca de goraz pode vir a ser encerrada com 80% da quota já esgotada

A pesca do goraz pode vir a ser encerrada, uma vez que 80% da quota de captura deste peixe já se encontra utilizada, avisou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Nacional 27 Abril, 2024

Fisco avisa contribuintes para ‘emails’ falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Política 27 Abril, 2024

PSD de Viana do Castelo vai hoje a votos

O PSD de Viana do Castelo vai hoje a votos. Isto depois da Concelhia liderada por Orlando Antunes, ter apresentado a sua demissão no passado dia 22 de março, para poder antecipar as eleições internas, que estavam previstas, estatutariamente, para novembro de 2024.