Logo
Música

Cerveira acolhe concerto comemorativo da Orquestra Clássica de Vigo

1 Agosto, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Como forma de assinalar o 40º aniversário, a Orquestra Clássica de Vigo está a dinamizar um programa monográfico dedicado ao mestre Reveriano Soutullo, um dos compositores galegos mais importantes.

Organizado pela Deputación de Pontevedra, o ‘Ciclo: Concertos às Beiras do Miño’ vai passar por cinco concelhos portugueses e galegos, sendo Vila Nova de Cerveira um dos privilegiados ao receber o espetáculo de música clássica, dia 10 de agosto, no Auditório Municipal. Entrada livre.

Em 2024 assinala-se o centenário da estreia de ‘La leyenda del beso’, obra fundamental no repertório de Reveriano Soutullo. Nascido em Ponteareas em 1880, é um dos compositores mais importante da história da Galiza, tendo-se convertido no autor galego mais ovacionado da história graças à sua repercussão e gravações posteriores na Ibero América. Trabalhando com Juan Vert, Soutullo alcançou o reconhecimento com as suas zarzuelas, conseguindo um espaço incontestável entre os artistas mais importantes do primeiro terço do século XX no género lírico.

Com estes cinco concertos, com epicentro no rio Minho, a Orquestra Clássica de Vigo pretende colocar a tónica na música que Reveriano Soutullo dedicou à sua terra, repartida entre Ponteareas, Redondela e Vigo. «Puenteareas» é um hino, ao qual se acrescentam duas obras recuperadas e reinstrumentadas por Manuel Martínez Álvarez-Nava, diretor da Orquestra Clássica de Vigo: ‘La suite Vigo’ e o ‘pasodoble Redondela’, estreia absoluta neste ciclo de concertos que, além de Vila Nova de Cerveira, passa também por Melgaço, Oia, Salvaterra e A Guarda.

Criada em 1984 pelo ainda seu diretor titular e artístico, Manuel Martínez Álvarez-Nava, a Orquestra Clássica de Vigo oferece a sua programação anual na cidade de Vigo. Al longo dos seus 40 anos de história, já são mais de 500 as obras interpretadas e mais de 650 instrumentistas de toda a Galiza e Norte de Portugal, com mais de 140 solistas. A Orquestra Clássica de Vigo não compreende estilos ou rótulos na sua programação, o que é entendido como uma oportunidade para explorar a riqueza do património musical e atrair outros públicos, para além dos da música clássica tradicional. De salientar que, nos últimos anos, tem apresentado propostas de dança, cinema em direto, bandas sonoras, propostas atuais e obras consagradas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Janeiro, 2026

PSP detém dois condutores em Viana do Castelo por crimes rodoviários

Dois condutores foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao longo da última semana, no âmbito de ações de fiscalização rodoviária e de prevenção da criminalidade, desenvolvidas entre os dias 4 e 11 de janeiro.

Nacional 13 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso amarelo esta terça-feira devido à chuva e vento forte

O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.

Cultura 12 Janeiro, 2026

Viana do Castelo celebra tradição das Janeiras até final do mês

O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.

Regional 12 Janeiro, 2026

Caminha prepara-se para o regresso do Desfile Noturno de Carnaval

O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.

Desporto 12 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube terminou 2025 com títulos nacionais e mais atletas

O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.

Regional 12 Janeiro, 2026

Valença anuncia regime fiscal mais competitivo do país para 2026

O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.

Nacional 12 Janeiro, 2026

Recorde de eleitores recenseados para as presidenciais de 18 de janeiro

O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).